A- | Reset | A+

Serviços de Informação BIBGEO

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Dom, 17 de Julho de 2011 18:49

Entre os principais programas cooperativos que a Biblioteca está inserida, destacam-se o Catalogo Coletivo Nacional e Publicações Periódicas - CCN e o Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT, coordenados pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Informação – IBICT . O primeiro permite a localização de publicações periódicas em instituições nacionais. O segundo possibilita obter cópias de documentos sejam eles artigos de periódicos, teses, capítulos de livros, anais de congressos entre outros, não localizados nas bibliotecas da UFRGS nem no Portal de Periódicos Capes e disponibilizados em outras bibliotecas do país. Para isso, é preciso preencher o formulário de cadastro no sistema e outro de pedido, preenchidos a mão ou on-line no site da Biblioteca. Ainda é possível ao usuário solicitar documentos em bibliotecas internacionais, sendo este serviço de comutação bibliográfico internacional realizado através da British Library pela Biblioteca Central da UFRGS. A Biblioteca oferece, complementando os serviços mencionados anteriormente, os seguintes produtos e serviços:

Visita orientada

Semestralmente é oferecida, através de prévio agendamento, a visita orientada aos alunos ingressantes, tendo por objetivo apresentar as instalações da Biblioteca, seu funcionamento geral, destacando a organização e distribuição do seu acervo e nas formas de acessá-lo, os direitos e deveres dos usuários, os recursos de pesquisa disponíveis, tipos de documento, prazos e orientações gerais de empréstimo, assim como os produtos e serviços oferecidos.

Empréstimo domiciliar

Para as pessoas que possuem vínculos com a Universidade (alunos, professores e servidores), é facultado o empréstimo de documentos por prazos diferenciados de acordo com sua categoria de usuário. A consulta local, no entanto, é disponibilizada para toda a comunidade.

Normalização de trabalhos acadêmicos e treinamento de usuários

A padronização da produção científica do Instituto de Geociências deve, somada a excelência dos seus conteúdos, contribuir para a visibilidade da Universidade, do Instituto de Geociências, seus autores e orientadores, em conformidade com padrões de qualidade aceitos no Brasil e no mundo. Neste sentido, a BibGeo disponibiliza-se a orientar de forma gratuita os alunos e professores do IGeo na elaboração de seus trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Para isso disponibiliza em seu WebSite três publicações digitais, que fornecem aos alunos e professores do Instituto base normativa para realização de seus trabalhos acadêmicos e pesquisas, as quais são:

a) Manual para apresentações de trabalhos acadêmicos;
b) Manual para apresentação de referências bibliográficas;
c) Manual para apresentação de citações.

Além do material citado acima, a Biblioteca proporciona a seus usuários treinamentos a respeito de seus recursos informacionais. Sendo os mesmos listados abaixo:

a) Acesso e uso do catálogo on-line SABi;
b) Uso do Portal de Periódicos da Capes;
c) Elaboração de projetos de pesquisa;
d) Formatação de trabalhos acadêmicos;
e) Uso correto de citações e referências.

Catalogação na publicação

A equipe de bibliotecários elabora as fichas catalográfica de todos os trabalhos de conclusão de curso realizados pelos alunos seja em nível de graduação ou de pós-graduação, num prazo máximo de 48h.

Exposição

Semanalmente são expostos à comunidade acadêmica todos os materiais bibliográficos adquiridos, seja por compra ou por doação.

Serviço de acessibilidade a Portadores de Necessidade Especiais - PNEs

Para a inclusão de alunos com deficiência visual a Biblioteca dispõe de lupa eletrônica que permite ler livros e outros materiais com maior facilidade

Última atualização em Dom, 17 de Julho de 2011 18:55
 

+ Serviços de Informação