Histórico

A Biblioteca do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) foi fundada em 1954 pelo Departamento de Fisiologia, Farmacologia e Biofísica da Universidade do Rio Grande do Sul.

Inicialmente intitulada ‘Noely Carvalho’, a Biblioteca contou com recursos do Conselho Nacional de Pesquisa, da Fundação Rockefeller e contribuições do comércio local. Posteriormente seu acervo foi enriquecido com auxílio da CAPES, dos Programas de Pós-Graduação e recursos da união.

Em 1997, com a divisão do Instituto de Biociências em duas unidades, resultando na criação do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, a Biblioteca do Departamento de Fisiologia passou a ser Biblioteca Setorial do ICBS, englobando o acervo da Biblioteca da Fisiologia e parte do acervo da Biblioteca do Instituto de Biociências.

Ocupando o espaço físico atual desde 1998, a Biblioteca está localizada no 2º andar do ICBS, no Campus Centro. Devido ao projeto de construção de uma nova estrutura física para o Instituto, nos próximos anos a Biblioteca deverá ser ampliada e transferida para o Campus da Saúde.