Cosenza - Neurociência e educação

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Esta obra é uma importante fonte de informação para neurocientíficos no processo de ensino-aprendizagem e pode auxiliar estudantes e profissionais envolvidos nessa atividade a entender o sucesso ou o fracasso de muitas estratégias pedagógicas.

Verifique a disponibilidade no SABi.

SUMÁRIO

Capítulo 1. O Mapa
A organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso

Capítulo 2. Um Universo em Mutação
O desenvolvimento do sistema nervoso, a neuroplasticidade e a aprendizagem

Capítulo 3. A Lanterna na Janela
A atenção e suas implicações na aprendizagem

Capítulo 4. A Central de Operações
A memória operacional ou memória de trabalho

Capítulo 5. Os Arquivos Inconstantes
A memória explícita e a memória implícita, o esquecimento e o recordar

Capítulo 6. Allegro Moderato
A emoção e suas relações com a cognição e a aprendizagem

Capítulo 7. A Árvore do Bem e do Mal
As funções executivas e sua importância

Capítulo 8. Da Argila ao Cristal Líquido
Os processos neurobiológicos da leitura

Capítulo 9. A Fileira dos Números
A numeracia ou a capacidade do cérebro em lidar com números

Capítulo 10. Lerdos e Espertos, Estúpidos e Brilhantes
A inteligência e o funcionamento cerebral

Capítulo 11. A Máquina Imperfeita
As dificuldades para a aprendizagem e sua abordagem

Capítulo 12. O Diálogo Desejável
As relações entre neurociência e educação

Leituras sugeridas
Índice