Gerenciadores de referências

Mendeley: software gratuito de gerenciamento de referências e citações disponibilizado pela Elsevier. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências recuperadas em diversas bases de dados. Possui as versões web e desktop e pode ser integrado aos editores de texto para geração automática de citações e referências.

Acesso em: http://www.mendeley.com.

 

Zotero: software gratuito de gerenciamento de referências e citações disponibilizado pela Roy Rosenzweig Center for History and New Media. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências recuperadas em diversas bases de dados. Possui as versões web e desktop e pode ser integrado aos editores de texto para geração automática de citações e referências.

Acesso em: https://www.zotero.org.


EndNote Basic: software de gerenciamento de referências produzido pela Thomson Reuters e disponível junto à base Web of Science, no Portal de Periódicos da Capes (versão web apenas). Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências recuperadas em diversas bases de dados e pode ser integrado ao Wod para geração automática de citações e referências.

Primeiro acesso em: http://www.periodicos.capes.gov.br.

Buscar base > Web of Science. Após o acesso à Web of Science, clicar na aba EndNote, que aparece na parte superior, e registrar-se como usuário.

Importante: o acesso à Web of Science via Portal de Periódicos da Capes pode ser feito na rede UFRGS ou por acesso remoto, seguindo as instruções disponíveis neste link.

Após o registro no EndNote Basic via Portal de Periódicos da Capes, o acesso remoto é direto pelo período de um ano:

Acesso em: www.myendnoteweb.com.

 

Mecanismo on-line para Referências (MORE) é uma ferramenta desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que possibilita a geração de referências com base na Norma Técnica ABNT NBR 6023:2003.

Acesso em: http://www.more.ufsc.br.