Saúde Baseada em Evidências

Cochrane Library: base de evidências médicas que reúne bibliografias, protocolos de pesquisa, avaliações econômicas e ensaios clínicos.

Disponível em: www.cochranelibrary.com.

Acesse na rede UFRGS ou configure o proxy para acesso remoto.

Embase: base referencial de bibliografias e evidências biomédicas. É utilizada em revisões sistemáticas, medicina baseada em evidências, estudos sobre drogas e eficácia de dispositivos médicos, entre outros.

Disponível em: www.embase.com.

Acesse na rede UFRGS ou configure o proxy para acesso remoto.

O Portal Saúde Baseada em Evidências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Capes, que fornece acesso a conteúdos científicos para profissionais e estudantes.

Quem pode acessar?

  • Profissionais de 14 áreas da saúde (Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnico em Radiologia).
  • Profissionais e alunos vinculados aos Programas PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) e ao “Programa Mais Médicos para o Brasil”.
  • Acadêmicos dos cursos das áreas da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas* e filantrópicas.

 

* O Portal SBE está disponível para os estudantes de graduação dos cursos da área da Saúde da UFRGS: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Como acessar:

  • Acesse http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos e clique no banner ‘Acesse aqui os periódicos’;
  • Na página inicial clique em ‘Cadastre-se’;
  • Preencha os campos. Profissionais: Selecione o Conselho, o Estado e digite o número de registro. Estudantes: Registro Acadêmico (número do cartão UFRGS, sem os zeros), CPF e Data de Nascimento.
  • Após o cadastro, acesse o Portal com o login (CPF ou e-mail) e senha cadastrados.

 

Importante!

O Portal Saúde Baseada em Evidências não integra o Portal de Periódicos da Capes e as bases disponíveis nos dois Portais não são equivalentes, nem as formas de acesso. Devem, portanto, ser utilizados como recursos complementares, e não excludentes.

As bases disponíveis no Portal de Saúde Baseada em Evidências podem variar de um período para outro em função de contratos do Ministério da Saúde com os editores. Algumas fontes podem estar disponíveis no Portal apenas na modalidade de teste (trial).