Lothhammer, N.; Matte, C.; Cruz, P. F.; Sehn, F.; Fernandes, M. C.
Biologia Celular – Atlas Digital. Porto Alegre: UFRGS/UFCSPA, 2009. Disponível em http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas e http://histologia.ufcspa.edu.br/

Material protegido pelas leis internacionais de propriedade intelectual. Permitida a utilização para fins acadêmicos e educacionais, desde que citada a fonte.
Copyright © 2009 por Nívia Lothhammer e Marilda da Cruz Fernandes.
Todos os direitos reservados.


Apresentação

É com satisfação que apresentamos aos interessados o resultado de exaustivo trabalho na busca, seleção e registro de imagens representativas para o diagnóstico adequado das estruturas celulares que são o objeto de estudo no ensino da Biologia Celular (Citologia).
Os professores envolvidos na confecção deste Atlas têm vários anos de experiência na área da Biologia Celular e Tecidual e estavam cientes da inexistência de um Atlas que abordasse especificamente esta área do conhecimento, com o detalhamento aqui apresentado.
A opção por um Atlas Digital Virtual surgiu como forma de disponibilizar a todos os interessados na área da Biologia Celular um grande acervo de imagens que pode ser consultado pelo público, com livre acesso, sem a obrigatoriedade do estudo presencial nas salas de microscopia, bem como, servir de instrumento para a construção de conhecimento através dos testes simulados aqui oferecidos.

Acervo

nossas imagens são registros micrográficos do material prático utilizado nas disciplinas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), somado a um amplo material de pesquisa, e várias preparações confeccionadas para este propósito. Esse registro compreende o diagnóstico ao microscópio de luz, ao microscópio de imunofluorescência, aos microscópios eletrônicos de transmissão e de varredura, que, quando possível, são apresentados lado a lado, para facilitar o entendimento do observador. Em alguns tópicos foi associado um esquema para facilitar a compreensão da imagem ou permitir um detalhamento que a micrografia não representa. Nossos agradecimentos à acadêmica Ivi Juliana Bristot, pelo interesse voluntário em contribuir nesse aspecto.
Agradecemos a cortesia na concessão do uso de imagens, fruto da pesquisa dos doutores Márcia Wink e Eduardo Ribeiro que enriqueceram, com técnicas e detalhes, unidade específica deste Atlas.
Se você dispõe de imagens mais ilustrativas para qualquer das unidades aqui organizadas, ou com detalhes que não abordamos, e gostaria de contribuir para a melhoria deste Atlas de ensino à distância, por favor, contate-nos. Nossos usuários lhe serão gratos, e você poderá divulgar seu trabalho.

Organização do Atlas e
Instruções de Navegação

este Atlas está dividido em sete grandes Unidades – Morfologia Celular, Membrana Plasmática, Citoesqueleto, Organelas, Substâncias de Reserva e Trabalho, Matriz Extracelular e Procariontes. O usuário poderá navegar livremente entre as diferentes unidades, em forma seqüencial ou alternada, fazendo uso dos botões na barra de acesso localizada no topo e no rodapé da página. Cada unidade, e por vezes, cada item dentro destas unidades, traz no seu início um pequeno texto que deve fornecer ao usuário uma visão do todo, antes de aprofundar-se em detalhes. Toda imagem é acompanhada de legenda que detalha e identifica as estruturas ilustradas. Algumas possuem link para uma visualização ampliada em nova janela, na qual a navegação pode ser feita com uso das barras de rolagem. Para retornar à seqüência de imagens iniciais, alterne as janelas ou feche a ampliação.
No rodapé da página de apresentação do tópico o usuário encontrará um link para exercícios práticos, onde poderá testar seu conhecimento. As instruções para a resolução encontram-se no topo de cada unidade de atividade. Ao final de cada exercício haverá um link direcionando para as respostas certas.

Informações técnicas

foram utilizados os programas Dreamweaver®, Fireworks®, e Photoshop® para a construção das páginas e dos exercícios.


Suporte

a construção deste objeto de ensino à distância não seria possível sem a concessão da bolsa pela Secretaria de Ensino à Distância (SEAD – UFRGS) às acadêmicas Cecília Matte e Patrícia Cruz, responsáveis pela construção do site.
Agradecemos à inestimável contribuição do acadêmico Fabrício Sehn, do curso de Ciências Biológicas, que voluntariamente ofereceu-se para colaborar na conclusão deste trabalho e tem sido o responsável técnico por sua reestruturação e atualização, contribuindo não apenas no aspecto técnico, mas também com valorosas sugestões, sob o ponto de vista do acadêmico, sobre seu conteúdo.
Agradecemos também ao Centro de Processamento de Dados (CPD – UFRGS) pela permissão e suporte técnico na hospedagem de nosso site junto ao Servidor da instituição.

 

visitante número:

free hit counter

 

 

 

 



 


Profª Nívia Lothhammer

*Professor Assistente do Departamento de Ciências Morfológicas - Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS
Mestre em Neurociências (UFRGS)
Docente nas disciplinas de:
Biologia Celular - curso de Ciências Biológicas (UFRGS)
Histologia Humana - curso de Enfermagem (UFRGS)
Embriologia - curso de Ciência Biológicas (UFRGS)
Contato: niayloth@hotmail.com

Profª Drª Marilda da Cruz Fernandes
*Professor Associado do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da UFCSPA
Mestre em Neurociências (UFRGS)
Doutor em Biologia Celular e Tecidual (USP)
Docente nas disciplinas de:
Citologia e Histologia - curso de Medicina (UFCSPA)
Histologia - curso de Biomedicina (UFCSPA)
Histologia e Embriologia - curso de Enfermagem (UFCSPA)
Laboratório de Histologia - curso de Biomedicina (UFCSPA)
Técnicas Aplicadas a Patologia e Imunopatologia – Programa de Pós-Graduação em Patologia -UFCSPA)
Contato: marneuro@hotmail.com

Acadêmica Patrícia Franke da Cruz – bolsista SEAD 2009
Curso de Design de Produto (UFRGS)

Acadêmica Cecília Matte – bolsista SEAD 2008
Curso de Design de Produto (UFRGS)

Acadêmico Fabrício Sehn
Curso de Ciências Biológicas (UFRGS)