home




  célula cúbica


 

 



A forma da célula é plana, com margens delgadas que podem ser facilmente observadas quando se mostram rebatidas acima do corpo celular. O núcleo é discóide, ou levemente ovalado, ocupando posição central.


Célula pavimentosa descamada do epitélio de revestimento da vagina, em vista frontal. Setas indicam a margem celular. (Shorr, rato)

 



Célula pavimentosa descamada do epitélio de revestimento da cavidade oral, em vista frontal. Setas indicam a margem celular. (HE, humano)




Células pavimentosas do folheto parietal da cápsula de Bowman, que delimitam o corpúsculo renal (corpúsculo de Malpighi), vistas em perfil de corte, perpendicular à superfície do epitélio. Seus núcleos são indicados pelas setas. O limite provável para uma delas está contido pela chave. (PAS-Hematoxilina, rato)

 



Células pavimentosas no endotélio de um vaso sanguíneo. Seus corpos, em perfil de corte, mostram núcleos (setas) bem próximos, indicando células de pequena largura. Hemácias presentes no lúmen (L). (Hematoxilina-Eosina, cão)

 

célula cúbica


voltar ao menu de morfologia celular
 

5