home




célula estrelada
célula cilíndrica


 

 

Célula delgadas com a forma tridimensional de um fuso, isto é, com um corpo aproximadamente cilíndrico, mas cujas extremidades são alongadas e afiladas. Seu núcleo é alongado e acompanha a forma celular. Em um corte longitudinal desta forma celular, observamos duas elipses, a do núcleo inserida na do corpo celular. No corte transverso, observam-se círculos, com ou sem a visualização do núcleo no seu interior, indicando diferentes planos de corte de seus corpos (esquema ao lado das fotos).



Túnica muscular da parede do tubo digestório. Uma célula muscular lisa (fibra lisa) mostra seu corpo fusiforme delimitado (linha tracejada) em secção longitudinal. Núcleos (seta vazada), e o espaço intercelular (seta fina) estão indicados. (HE, rato)

 

 

 

Túnica muscular da parede de um vaso sanguineo com células musculares lisas (fibras lisas) em secção transversal de seus corpos. As setas A, B e C indicam planos de secção dessas células fusiformes em correspondência com aqueles indicados no esquema ao lado.
 

Esquema representando três planos de corte (planos A, B e C) de uma fibra lisa. Os planos indicados neste esquema são visualizados na imagem ao lado.

 

célula estrelada
célula cilíndrica

 

voltar ao menu de morfologia celular