Bioquímica e Hematologia Clínicas

Seja bem-vindo(a). Aqui podem ser encontradas as informações e os recursos relativos a nossa disciplina. Estas páginas foram totalmente remodeladas de forma a facilitar o acesso tanto através de computadores tradicionais quanto de dispositivos móveis.

Aviso importante

A 3a edição revisada e ampliada do livro "Introdução à Bioquímica Clínica Veterinária" já foi impressa e estará disponível para aquisição na Livraria Virtual da UFRGS antes do final deste mês de agosto.

Plano de Ensino

Abaixo está disponível o plano de ensino da disciplina para o semestre corrente, em formato PDF.

Aparentemente, não há um visualizador de PDF embutido neste navegador.
Sem problema... basta clicar aqui para obter o arquivo.

 

Livros-texto

Introdução à Bioquímica Clínica Veterinária

Clique aqui para uma amostra do livro Este livro foi escrito com a finalidade de facilitar a abordagem à Bioquímica Clínica, incluindo os transtornos metabólicos, endócrinos e minerais nos animais domésticos. Reúne, ao mesmo tempo, conceitos básicos do metabolismo e aspectos aplicados à Medicina Veterinária. Além de servir como livro-texto para estudantes de Medicina Veterinária, o texto inclui informações relevantes também aos profissionais da área. A obra reflete o trabalho de mais de duas décadas realizado junto a alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária.
Clique na imagem do livro para uma amostra em PDF.
Esta edição do livro encontra-se esgotada. Uma 3a edição, revisada e ampliada, será lançada em breve.

Livros de cortesia disponíveis para ex-alunos
Desde as primeiras versões do Introdução à Bioquímica Clínica Veterinária, quando ainda era um texto em PDF disponibilizado através da Internet, sempre foi estimulada a interação crítica com os leitores. Graças a estas críticas, especialmente aquelas vindas de nossos alunos, o texto foi gradualmente aperfeiçoado e estendido. Em consideração a estas contribuições feitas os autores firmaram o compromisso de fornecer uma cópia de cortesia da 3a edição a todos(as) aqueles(as) cujas críticas e/ou sugestões fossem incoporadas ao texto. Segue abaixo a relação de ex-alunos(as) cujas cópias podem ser retiradas junto aos autores:
  • Gabriela Richter
  • Gustavo Ferlini Agne
  • Samuel Carnesella
  • Tatiane Paslauski Tavares

 

Biologia Molecular Básica

A 5a edição deste livro foi elaborada reunindo as informações mais atuais sobre o assunto, porém mantendo, em todos os capítulos, os fundamentos de cada um dos temas abordados. Entre as novidades destacam-se ainda o projeto gráfico, mais didático, além de um resumo ao final de cada capítulo, um glossário e materiais complementares online. O resumo e o glossário, assim como o destaque de termos-chave ao longo do texto, facilitam ao leitor o reconhecimento do conteúdo essencial de cada tema abordado no livro.

"Esta obra deve ser saudada por sua importância temática, qualidade e abrangência. Trata-se de um livro de biologia molecular escrito em uma linguagem clara e acessível, que será de grande utilidade não apenas para estudantes de graduação e aqueles que se preparam para ingresso na pós-graduação, mas também para profissionais que almejam reciclar-se nos conceitos da biologia molecular."
Samuel Goldenberg
Doutor em Ciências pela Universidade de Paris VII. Pesquisador do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-Paraná.

O livro pode ser adquirido na página da Editora ARTMED.

Transtornos Metabólicos nos Animais Domésticos (2a ed.)

Esta segunda edição mantém a proposta da sua primeira, publicada em 2010, como um esforço conjunto entre grupos de pesquisa nas áreas de clínica, metabologia, bioquímica e endocrinologia de grandes e pequenos animais das Universidades Federais de Pelotas e do Rio Grande do Sul. A boa acolhida da primeira edição na comunidade acadêmica, entre estudantes de Medicina Veterinária e de programas de pós-graduação do Brasil, motivou a revisão do texto inicial e a inclusão de alguns temas adicionais.

O livro pode ser adquirido na página da Livraria Virtual da UFRGS.

Patologia Clínica Veterinária: Uma Abordagem Sobre Casos Clínicos

A partir do final do século passado, durante as nossas atividades ministrando a disciplina de Bioquímica e Hematologia Clínicas da FAVET-UFRGS, introduzimos a experiência de estudar a patologia clínica através da abordagem de casos clínicos oriundos, principalmente, do Hospital de Clínicas Veterinárias. Desde então, os resultados didáticos desta metodologia ativa de ensino, têm sido excelentes para discentes e docentes. Os(as) alunos(as) aprofundam os conhecimentos recebidos nas aulas teórico-práticas e compartilham com seus(suas) colegas as experiências encontradas, mediante a discussão dos casos, em aulas coordenadas pelos professores. Grande parte dos casos apresentados foram publicados nesta página da disciplina na internet como ferramenta didática para outros alunos de Medicina Veterinária. As informações dos casos clínicos registrados neste livro estão baseadas nessas atividades acadêmicas realizadas por alunos e coordenadas pelos autores. É incluído um capítulo de valores de referência para os diferentes parâmetros hemato-bioquímicos e urinários em várias espécies animais.

Clique aqui para obter gratuitamente o livro em PDF.

Introdução à Endocrinologia Reprodutiva Veterinária

Clique aqui para uma amostra do livro Este trabalho de Endocrinologia aplicada à Reprodução Animal nasceu da necessidade de reunir informações nesse tema durante as aulas realizadas entre 2002 e 2005, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na medida em que a publicação ia sendo conhecida, inicialmente na internet, passou a ser útil também para alunos de graduação em Medicina Veterinária, nascendo assim a idéia de incorporar o material em uma apostila para ser oferecida à comunidade acadêmica.
Clique na imagem do livro para uma amostra em PDF.

O livro pode ser adquirido na página do LACVet.

 

Casos Clínicos

Nesta seção estão publicados os casos clínicos analisados pelos alunos da Disciplina de Bioquímica e Hematologia Clínicas, nas aulas práticas ao longo do semestre letivo, conforme detalhado no plano de ensino.
Para fazer comentários a respeito de algum caso clínico aqui documentado, utilize o formuário de contato. Não esquecer de, no corpo da mensagem, indicar o número do caso clínico sendo comentado.

Clique aqui para expandir/ocultar mais informações sobre estes casos clínicos
A publicação destes relatórios é o resultado de um trabalho coletivo. Inicialmente, os(as) alunos(as) selecionam um caso clínico, via de regra da farta casuística do Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV-UFRGS). Os casos selecionados têm um(a) Médico(a) Veterinário(a) responsável. Também, é significativo o envolvimento dos(as) professores(as) de outras disciplinas da FAVET-UFRGS, especialmente daquelas ligadas à clínica, cirurgia e patologia.
Os(as) alunos(as) são responsáveis por obter os dados relativos as análises de sangue e de urina de cada animal; obter os dados da anamnese e do exame clínico realizado pelo(a) Médico(a) Veterinário(a) responsável e obter as informações sobre eventuais tratamentos e seus resultados, bem como dados de necropsia, quando for o caso. Os dados de hemograma, do perfil bioquímico sanguíneo e da urinálise, são discutidos e analisados nas práticas ao longo do semestre. Resultados dos exames adicionais realizados no paciente, tais como ultrassonografia, raios-X, exames parasitológicos e/ou microbiológicos, também são incorporados ao relatório do caso.
Finalmente, após a apresentação dos casos clínicos e avaliação por parte dos(as) professores(as) da Disciplina de Bioquímica e Hematologia Clínicas, aqueles de maior interesse e que estejam melhor documentados e analisados são publicados nesta página. Assim, é importante ressaltar que os relatórios de casos clínicos aqui disponíveis não se constituem em análises extensas e completas dos quadros clínicos relatados. Nossa ênfase, de acordo com a finalidade e o interesse didático da disciplina, é a de permitir aos alunos o exercício de interpretar e correlacionar os dados dos exames laboratoriais em consonância com os demais achados clínicos e patológicos.
É importante salientar que, embora todos os esforços tenham sido envidados para garantir a exatidão das informações aqui apresentadas, não nos responsabilizamos pelas eventuais incorreções e omissões que possam ocorrer. O conteúdo dos relatórios aqui apresentados não deve ser usado para o embasamento de diagnósticos clínicos e/ou laboratoriais.

 

Caninos

Felinos

Equinos

Bovinos

Ovinos e Caprinos

Suínos

Outras espécies domésticas, silvestres ou exóticas

 

Software

Abaixo estão listados os programas e plugins essenciais para a utilização dos recursos disponíveis nestas páginas. Todos eles são gratuitos e de utilização livre. Clique no ícone para ir à página correspondente.

Icone Descrição
Dentre os navegadores disponíveis, é aconselhável o uso do Mozilla Firefox por ser um software livre com código-fonte aberto e rápido.
O Adobe Acrobat Reader é um programa/plugin que permite a visualização e impressão de documentos no formato PDF (portable document file).
Uma boa alternativa ao Acrobat é o Sumatra PDF. Este programa é um software livre com código-fonte aberto, gratuito, bastante compacto e que não requer instalação. Todas as principais funcionalidades de um leitor de PDFs estão disponíveis neste programa.
O PhotoFiltre é um programa para edição de imagens. A sua versão portátil não exige instalação, bastando descompactar o arquivo em alguma pasta e executar o PhotoFiltrePortable.exe.
Nas conexões a seguir estão disponíveis vídeos instrucionais sobre como redimensionar fotografias usando o PhotoFiltre e maneiras simples de inseri-las no relatório de caso clínico. Há uma versão para telas pequenas (800x600) e outra para telas maiores (1024x768).

Conexões

Conteúdo de páginas relacionadas

Bioquímica e Biologia Molecular

Modelagem Molecular

Veterinária

Programas Educativos em Biologia Molecular

Ceticismo, ciência, pseudociência e anticiência

 

Contato

Entre em contato com os professores da disciplina através do formulário de e-mail abaixo. Todos os campos devem ser preenchidos.

  • Anexo (opcional; <20 MB)