Você está aqui: Página Inicial Sistemas Iluminação a LED

Iluminação a LED

Iluminação a LED: O futuro está chegando!

Cerca de um quarto do consumo elétrico médio das residências atuais ocorre pela iluminação, o que torna crítica sua eficiência energética. Esta é aumentada pelas lâmpadas fluorescentes compactas frente às incandescentes (em fluxo luminoso por consumo), por 3 a 5 vezes (lumens/watt), e com um tempo médio de vida 7 a 10 vezes maior (sem interrupções freqüentes). Entretanto, as fluorescentes contêm mercúrio, um elemento tóxico ao ambiente e à nossa saúde, o que requer uma rede complexa de coleta e reciclagem. Como resolver este dilema?

A solução para os próximos anos se encontra na tecnologia LED, sigla para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz, um dispositivo originado da Física de Semicondutores que, como o laser, permite cada vez mais aplicações em nosso cotidiano, e que agora está em demonstração - junto à iluminação natural pela clarabóia - na Casa E.

Um LED possibilita eficiência energética (lumens/watt) 7 a 10 vezes maior que a lâmpada incandescente (2 vezes maior que a fluorescente), com um tempo médio de vida 40 vezes maior (mesmo com interrupções frequentes; 6 vezes maior que a fluorescente) e sem a toxidade do mercúrio. Sua emissão em ângulo estreito (cerca de 20o) é apropriada para iluminação localizada (spotlight), mas limitava sua aplicação na iluminação uniforme de ambientes residenciais.

Esta limitação pode ser superada através de um arranjo de LEDs multi-direcionado, como na esquerda da figura abaixo, com 108 elementos e mostrando sua distribuição luminosa. À direita pode-se ver uma luminária com "lâmpada LED" também rosqueável – disponível no mercado e substituindo a lâmpada incandescente - e seu brilho luminoso difuso. Fica assim evidenciada a  transição da iluminação residencial para a tecnologia LED, através da produção em escala e potência crescentes, a custos decrescentes, com maior eficiência energética (menor geração de calor), viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental. O futuro está chegando...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página Inicial