Sábado, 23 Set 2017
You are here: Home | Pesquisa |
Pesquisa

 

        O CDPA está constantemente atento às necessidades de oferecer alternativas frente aos desafios enfrentados pelos médicos veterinários que atuam no setor avícola, sejam eles profissionais da rede oficial ou privada.


        As pesquisas desenvolvidas no CDPA têm a participação da indústria e estão priorizadas de acordo com a orientação dos diagnósticos realizados nos casos de campo ocorridos durante o ano e nas inquietudes profissionais dos veterinários que trabalham nas granjas. Objetivam o resguardo da saúde animal e da saúde pública e visam deixar nossos produtos competitivos nos mercados nacional e internacional. Por essas razões, são trabalhos práticos, ajustados à realidade que nos rodeia, e que disponibilizam para nossas empresas ciência e alternativas, em alguns casos, originais internacionalmente. Sua utilização nas rotinas de produção depende da indústria, já que os trabalhos são divulgados publicamente em revistas nacionais e internacionais e estão, permanentemente, à disposição daqueles que possuem preocupações com a proteção da sanidade e bem estar das aves e com a saúde do consumidor.


  • Programa de Controle de Salmonelas
  • Programa de Controle de Micotoxinas
  • Programa de Isolamento e Identificação de Cepas Patogênicas de Escherichia coli
  • Utilização da PCR no Diagnóstico de Enfermidades Avícolas
  • Estudo de cepas variantes do vírus da doença de Gumboro
  • Modelos Matemáticos em Avicultura e Inteligência Artificial

1) Modelos matemáticos que explicam a resposta imunológica aos programas de vacinações utilizados em reprodutoras e o dano causado pelas micotoxinas em frangos de corte.

2) Gerenciamento dos dados dos setores que englobam a produção avícola.

3) Análise dos genes associados à virulência de amostras de Escherichia coli e determinação da patogenicidade, das lesões induzidas, do bioquimismo e da resistência antimicrobiana.

4) Processamento digital de imagens histológicas e emissão de diagnóstico através de redes neurais artificiais.