Você está aqui: Página Inicial CERAM Projetos

Tetrápodes marinhos e costeiros do litoral norte e médio do RS

 

O setor de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos (CERAM) do CECLIMAR/IB/UFRGS possui um projeto institucional de longo prazo intitulado “TETRÁPODES MARINHOS E COSTEIROS DO LITORAL NORTE E MÉDIO DO RIO GRANDE DO SUL: REABILITAÇÃO, CONSERVAÇÃO E PESQUISA” que tem por objetivos primordiais:

1. Atender adequadamente os espécimes da fauna marinha e costeira que foram afetados por atividades antrópicas e são encontrados no litoral norte e médio do RS e, posteriormente, encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos do CECLIMAR/IB/UFRGS;

2. Ampliar o conhecimento técnico e científico sobre as espécies marinhas que ocorrem na região costeira do litoral norte e médio do RS, através de colaborações com outras instituições, desenvolvendo e subsidiando projetos de pesquisa;

3. Divulgar a fauna marinha e costeira à população local e de veranistas, através da educação ambiental, visando que as medidas de conservação efetivamente sejam alcançadas.

Para alcançar tais objetivos o CERAM realiza monitoramentos sistemáticos da orla gaúcha, entre as localidades de Torres e do Balneário de Dunas Altas, situado no município de Palmares do Sul, totalizando cerca de 130 km de praias. Nos monitoramentos são acompanhados os padrões de distribuição dos animais vivos que se encontram na orla, bem como dos encalhes de animais marinhos. Todos os animais encontrados mortos são identificados e contabilizados, através de metodologia de marcação de carcaças com tinta spray. Os monitoramentos também auxiliam no acompanhamento das solturas de animais marcados ou anilhados no CERAM e consequentemente o sucesso do trabalho empreendido durante a reabilitação.

Além do projeto institucional que subsidia várias atividades de pesquisa do Centro e também trabalhos de conclusão dos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, o CERAM também colabora e desenvolve vários projetos de pesquisa com instituições nacionais e internacionais.