Você está aqui: Página Inicial EXTENSÃO Cursos

Cursos

CURSOS


Curso I - A Vida Marinha em Nossas Praias

O curso inclui coleta de organismos marinhos na Praia de Tramandaí. Na seqüência, os animais são acondicionados em aquários marinhos para observação e estudo, compreendendo assim um pouco da Biologia Marinha. Há também uma saída noturna para a Praia de Imbé, denominada "Aula da Lanterna", onde os participantes fazem estudos sobre a Ecologia e Biologia do Caranguejo-Fantasma. Também há uma visita para as dunas de Cidreira, onde o educando entra em contato com campos de dunas preservadas, desenvolvendo atividades que levam a uma melhor percepção dos seus sentidos. Nos municípios de Barra do Ouro e Maquiné, os participantes fazem interpretação de trilhas ecológicas.

Curso II - Caranguejos e Meio Ambiente

No curso, além de se utilizarem recursos da área de Ciências Biológicas, são abrangidas outras áreas do conhecimento como a música, a arte, as letras, etc., a fim de que o conhecimento se torne mais atrativo e favoreça um desenvolvimento educativo-ambiental. Os alunos realizam saídas de campo ao caranguejal localizado na área do CECLIMAR, com o objetivo de efetuarem estudos in loco e realizarem , em laboratório, a montagem de terrários. A saída para a região de Maquiné e Barra do Ouro, além de interpretação de trilhas, serve para sensibilizá-los em relação às causas ambientais.


Curso III - Aspectos Culturais e Bioecológicos da Ilha de Santa Catarina/SC

Ao percorrer a Ilha de Santa Catarina, é feito um reconhecimento da fauna e flora, além dos diversos ecossistemas que a compõem. Também é feito um levantamento dos aspectos históricos e culturais da ilha. Os estudos bioecológicos são realizados, levando em consideração as mudanças de maré, aspectos de zonas protegidas das ondas e de zonas que sofrem influências do contato intenso com as ondas. Fazem interpretação de trilhas da Mata Atlântica (trilha da Lagoinha do Leste). Entram em contato com o linguajar ilhéu o “catarinês”, um falar típico e de origem açoriana. As atividades têm periodicidade diurna e noturna.


Curso IV - Aspectos Culturais e Bioecológicos da Ilha do Mel/PR

Educando e educador percorrem a Ilha do Mel para conhecer a fauna, a flora e os diversos ecossistemas. Também é feito um levantamento dos aspectos históricos e culturais da ilha. Os estudos bioecológicos são realizados, levando em consideração as mudanças de maré, aspectos de zonas protegidas das ondas e de zonas que sofrem influências do contato intenso com as ondas. Fazem interpretação de trilhas da Mata Atlântica. As atividades têm periodicidade diurna e noturna.


Curso V - Aspectos Culturais e Bioecoloógicos de Angra dos Reis/RJ

No decorrer do curso, é realizada uma exploração da fauna e flora do litoral fluminense. São examinados os aspectos biológicos e ecológicos de algumas espécies de invertebrados marinhos. Visitas ao Central Nuclear e ao Centro de Pesquisa do Instituto de Eco-desenvolvimento da Baía de Ilha Grande (IED-BIG): o Projeto de Maricultura e suas parcerias. Outras atividades histórico-culturais. Excursões ao Mar de Angra, passeio ao centro histórico da cidade, a arquitetura colonial portuguesa; a importância dos mosteiros e a influência religiosa no cotidiano dos cidadãos.


CURSO VI
ASPECTOS CULTURAIS E BIOECOLÓGICOS DE ANGRA DOS REIS/RJ

Excursão ao município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, onde ocorrem aulas teóricas e práticas sobre a fauna e flora local. São realizadas saídas de campo às praias, ilhas, locais históricos e à enseada de Angra dos Reis. Além disso, são realizadas a interpretação de uma trilha e a visita à Central Nuclear e ao Projeto POMAR_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

___________________________________________________________________________________________

Voltar**********Aulas Práticas**********Página Inicial**********Oficinas