Você está aqui: Página Inicial EXTENSÃO Ecohorta

Projeto

A horta agroecológica do CECLIMAR

 

 

Missão, visão e valores

Criado em 2013 através da implantação de uma horta agroecológica, o projeto espera incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis por parte da população, conscientizando-a acerca das boas práticas ambientais que podem ser incorporadas no seu dia a dia e a produção em casa de alimentos livres de agroquímicos. Uma pequena horta agroecológica pode mostrar que é possível produzir e consumir alimentos que realmente sejam benéficos para a saúde e para o meio ambiente. Um pequeno passo, como o plantio de alguns vegetais em casa ou criação de uma área de compostagem, pode gerar uma maior tomada de consciência a respeito de boas práticas alimentares, de consumo e melhorar a visão sobre o futuro do planeta. O princípio da ecohorta é cultivar sem qualquer tipo de agroquímico, sejam pesticidas, herbicidas ou adubos químicos, da semente até a colheita. Além disso, o plantio dos vegetais leva em conta a época adequada de plantio e a melhor variabilidade possível em termos nutricionais.

As ações da Ecohorta

  • Implantação de uma horta ecológica na área do CECLIMAR;
  • Implantação de canteiro(s) de compostagem aproveitando os resíduos orgânicos gerados no CECLIMAR, bem como os resíduos de podas, cortes de grama e varrição de folhas;
  • Destinação dos vegetais produzidos para uma instituição pública no município de Imbé;
  • Divulgar informações sobre agroecologia, boas práticas ambientais, entre outros tópicos relacionados à sustentabilidade.

 

Público-alvo

Visitantes do CECLIMAR; Escolas da rede municipal e estadual do Litoral Norte do RS; Funcionários do CECLIMAR e estudantes do curso de Biologia Marinha.