Você está aqui: Página Inicial Museu

Museu de Ciências Naturais

 

O Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – MUCIN localiza-se no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos – CECLIMAR que, por sua vez, é vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade. Seu acervo, inicialmente composto por material paleontológico emprestado de outros setores da UFRGS e aquários de água doce e salgada, foi disponibilizado ao público logo na abertura do CECLIMAR, no início da década de 1980. Porém, o prédio onde é recebida a visitação hoje foi concluído em 1986.

Situado nos domínios da Planície Costeira e da Serra Geral, o litoral norte do Rio Grande do Sul se destaca pela presença de um dos maiores mananciais de água de boa qualidade do mundo, representado pelo seu “rosário” de lagoas costeiras. Também conta com a maior biodiversidade de fauna marinha e costeira do Atlântico Sul Ocidental. A situação da vegetação e da paisagem não é diferente, pois abrigam ecossistemas com grande riqueza biológica e exuberância, representados principalmente pela Mata Atlântica e pelas restingas litorâneas. Neste cenário ímpar também coexistem diferentes grupos étnicos, com representantes dos Mbyá-Guarani, quilombolas, agricultores familiares, artesãos e pescadores artesanais.

Atualmente o MUCIN conta com acervo de zoologia, com representantes da fauna marinha e costeira e sua exposição de longa duração pretende mostrar as riquezas da biodiversidade do litoral norte, bem como expor suas fragilidades, abrindo espaço para reflexão acerca das relações entre os ecossistemas e o homem. O Museu também conta com espaço para exposições temporárias, onde devem transitar diversos temas relacionados às interações biológicas e culturais do Rio Grande do Sul.

Visite nosso novo site aqui.