Você está aqui: Página Inicial Museu Setor de Coleções Coleção Didática

Histórico

Em agosto de 2008 foi criado um setor destinado à produção de material didático zoológico, com intuito de subsidiar as atividades acadêmicas (p.ex.: aulas práticas) do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRGS, em convênio com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e com ênfases em Biologia Marinha e Costeira e Gestão Ambiental Marinha e Costeira. Esse setor está dividido em dois grandes grupos (vertebrados e invertebrados), abrangendo preparações em meio líquido e seco. O material produzido também é utilizado nas atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo CECLIMAR/UFRGS e por outras instituições públicas e/ou de ensino.

Os processos de preparação, curadoria, tombamento, armazenamento, preservação e manutenção do material da coleção são desenvolvidos por bolsistas e estagiários voluntários do curso supracitado e supervisionados por um biólogo responsável. Os espécimes pertencentes à coleção provêm em sua maioria do setor de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos (CERAM) do CECLIMAR e de monitoramentos de praia realizados regularmente pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), além de doações feitas por populares e visitantes.

Dentre as atividades desenvolvidas estão exposições acompanhadas de palestras em eventos promovidos pelos municípios costeiros do RS, como a Festa do Pescador de Arroio do Sal (2011) e pela própria Instituição, como o Salão de Extensão (2010 e 2011) e o UFRGS Portas Abertas (2010, 2011 e 2012), ambos divulgados e abertos ao público em geral que tenha interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos na Universidade.