Você está aqui: Página Inicial PESQUISA LASP

LASP

Laboratório de Águas, Sedimentos e Biologia do Pescado


O Laboratório de Análise de Águas, Sedimentos e Biologia do Pescado pertence ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e foi implementado em 2007 com verba proveniente do Ministério da Aqüicultura e Pesca.

Visa promover o Desenvolvimento da Pesca Profissional e Artesanal no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, proporcionando apoio técnico ao Centro nas pesquisas científicas, bem como ao Curso de Graduação em Biologia Marinha com Ênfases em Gestão Costeira e Biologia Marinha.

Compõe 160 m² de área, sendo este subdividido em sete ambientes assim descritos: - laboratório físico-químico: realiza estudo de qualidade ambiental de águas, rios e lagoas através de análises físicas e químicas avaliando padrões espaço-temporais. Dispõe de diversos equipamentos analíticos e de campo, que permitem a determinação de diferentes parâmetros.

As linhas de pesquisa desenvolvidas atualmente abrangem as Ciências Ambientais realizando monitoramento e avaliação ambiental; - laboratório de microbiologia e limnologia: destinado a estudos da qualidade ambiental de águas, rios e lagoas, através da determinação de microorganismos como Escherichia coli e ensaios bacteriológicos do grupo coliformes, determinação de clorofila a, combinados dentro das linhas de pesquisa acima citadas.- laboratório de biologia do pescado: desenvolve estudos do pescado na região, principalmente espécies de interesseeconômico como traíra (Hoplias malabaricus), tainha (Mugil spp.), cará (Geophagus brasiliensis), viola (Loricariichthys anus), dentuça (Oligosarcus sp.), onde são registrados um apanhado importante de dados. Aplica-se a linha de pesquisa em Ecologia Aquática na avaliação do comportamento do pescado frente às características locais.

O laboratório mantém parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, a EMATER, o Horto Florestal, a Associação de Pescadores, além de diversas prefeituras da região. Atualmente, o laboratório e o CECLIMAR são apoiadores do PROJETO TARAMANDAHY executado pela ONG ANAMA, no qual executa um intenso monitoramento de água, sedimento e pescado em 14 pontos na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, com vistas à questão agrícola e seus impactos.

Participa ainda de outros projetos de pesquisa no âmbito da universidade. O laboratório disponibiliza infraestrutura física, equipamentos, vidrarias, reagentes e outros materiais afins às práticas dos Trabalhos de Conclusão, inclusive oferece orientação qualificada aos mesmos. Atualmente, alguns alunos estão vinculados ao laboratório sob forma de bolsas ou trabalhos voluntários, seja promovendo a pesquisa científica ou realizando práticas ligadas aos seus Trabalhos de Conclusão, o que oportuniza aos mesmos adquirir experiência técnica e profissional. Participa ainda de outros projetos de pesquisa no âmbito da universidade.

O laboratório disponibiliza infraestrutura física, equipamentos, vidrarias, reagentes e outros materiais afins às práticas dos Trabalhos de Conclusão, inclusive oferece orientação qualificada aos mesmos. Atualmente, alguns alunos estão vinculados ao laboratório sob forma de bolsas ou trabalhos voluntários, seja promovendo a pesquisa científica ou realizando práticas ligadas aos seus Trabalhos de Conclusão, o que oportuniza aos mesmos adquirir experiência técnica e profissional.


____________________________________________________________________________________________________________________________________