Quinta-Feira, 5 de Maio de 2016 - 13:11
  UFRGS | ESEF
 
 
 Seja bem-vindo(a) ao Centro de Memória do Esporte
 
 
 Apresentação: CEME

O Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEME) foi implantado em janeiro de 1997 com o objetivo de reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, da educação física, do lazer e da dança no Brasil. Além de atingir especialistas está voltado para o público em geral, disponibilizando seu acervo em diferentes suportes. Integra a Rede de Museus e Acervos Museológicos da UFRGS (REMAM) e o Sistema Estadual de Museus (SEM)

Em 2012 foi criado o Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte por meio do qual você pode acessar o acervo a partir de cinco coleções: audiovisual, documental, depoimentos, iconográfico e tridimensional. Para acessar o Repositório, clique no banner que está na parte superior dessa página.

 Destaques: Notícias e Novidades



O CEME dá a partida hoje para seu novo projeto. Com o #garimpandomemorias, o CEME pretende contar, nas palavras dos próprios entrevistados, trajetória, carreira e histórias olímpicas de atletas e ex atletas que disputaram a competição esportiva mais importante do calendário e que, neste ano, bate às portas e será disputada no Rio de Janeiro. A primeira entrevista não é de um atleta, mas trata-se de uma exceção que se faz necessária: Henrique Felippe Bonnet Licht. Médico gaúcho, Licht é entusiasta e profundamente envolvido com o esporte e atletas do Rio Grande Sul. Licht é, também, o maior doador do acervo olímpico do CEME. Confira a entrevista completa no link: http://hdl.handle.net/10183/49960





O XIII Encontro Nacional de História Oral se encerrou no último dia 4, após dias de oficinas, aulas, mesas redondas e simpósios. No último dia do evento, a coordenadora do CEME, professora Silvana Goellner participou de uma mesa redonda sobre História Oral e Interdisciplinaridades. A fala foi "Garimpando Memórias - Esporte Lazer e Educação Física" O dia seguiu com apresentação do Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas Tchê - Ufrgs, coordenado pela pesquisadora do CEME, prof Malu Oliveira. Para encerrar, as integrantes do CEME Pâmela Joras, Suellen Ramos e Luiza Aguiar apresentaram seus trabalhos em simpósio. Pâmela falou sobre Futebol e Mulheres no Brasil - A experiência de Aline Pellegrino como Treinadora. Suellen discorreu sobre Futebol e Mulheres no Rio Grande do Sul - História de Vida de Eduarda Luizelli (Duda). E Luiza apresentou: "Nem só Grêmio, nem só festa: Experiências de dois torcedores na Coligay.





No segundo dia de simpósios do XIII Encontro Nacional de História Oral, os integrantes do CEME Alexandre Alves, Isabela Berté e Suelen Andrés apresentaram seus trabalhos. Alexandre falou sobre fragmentos da transição Judo - Jiu Jitsu no Rio Grande do Sul, enquanto Isabela discorreu sobre Mulheres no Universo Cultural do Boxe: Um estudo sobre relações de gênero através do discurso de atletas da Federação Rio Grandense de Pugilismo. Já Suelen falou sobre Mulheres em Quadra: Narrativas sobre o processo de profissionalização das jogadoras de handebol.





O XIII Encontro Nacional de História Oral teve início ontem em Porto Alegre. Logo no primeiro dia, as pesquisadoras Malu Oliveira, Chris Macedo e Juliana Lorenzoni, integrantes do CEME, apresentaram seus trabalhos. Malu apresentou "Pelas Fronteiras sem fim da Dança - a Escola de Dança João Luiz Rolla (1951-1986). Chris apresentou Pilates no Brasil: O relato de suas pioneiras. E Juliana apresentou "As memórias da dança Cigana no Rio Grande do Sul". À noite foi a vez da professora de história Verena Alberti ministrar aula pública sobre a importância de abordar temas sensíveis na educação, como racismo e ditadura militar. O encontro segue nesta terça feira, com mais oficinas, trabalhos e mesas redondas sobre a importância da história oral.





Nesta sexta feira, 29 de abril, é comemorado o dia internacional da dança. Para celebrar a data, o CEME realizou uma exposição de um dia na ESEF, organizada pela professora Malu Oliveira. A exposição foi marcada por banners que contaram a história da dança através de momentos retratados pela Escola de Dança João Luis Rolla. O material constitui a tese de doutorado da professora Malu. Além dos banners, atividades culturais como apresentações artísticas completaram a celebração do dia





Acontecerá de 1 a 4 de maio, em Porto Alegre, a XIII edição do Encontro Nacional de História Oral. Com Mostras, Simpósios, Mesas Redondas e Aulas Públicas, o evento vai tratar de interdisciplinaridade e práticas educacionais. Coordenadora do CEME, a professora Silvana Goellner participará da mesa redonda "Historia Oral e Interdisciplinariedade" com a fala "Garimpando Memórias: Esporte, Lazer e Educação Física", no último dia do evento. Os integrantes do CEME Alexandre Alves e Juliana Lorenzoni (gradução); Christiane Macedo, Suellen Ramos, Luiza Aguiar e Isabela Berté (pós) e as pesquisadoras Suelen Andrés, Maria Luiza Cunha e Pamela Joras também apresentarão seus trabalhos.


Em visita ao Rio De Janeiro no último domingo, 24 de abril, a coordenadora do CEME, professora Silvana Goellner, participou de uma descontraída reunião que contou com a participação de quatro ex atletas da Seleção brasileira de Futebol feminino. A reunião ocorreu por conta da comemoração dos 3 anos do grupo Bola de Ouro. Estavam presentes Elane, Marisa (Cajú), Fia e Fanta, jogadoras que fizeram parte da primeira seleção brasileira feminina de futebol. Ex treinador do Radar, um dos maiores times de futebol feminino do Brasil na década de 80, João Varela também marcou presença e compartilhou histórias preciosas da época.





No dia 02 de abril, a professora Silvana Goellner participou do encerramento do projeto Visibilidade para o Futebol Feminino no Museu do Futebol. Participaram ainda, a pesquisadora Aira Bonfim e a jornalista Lu Castro. Além dos desdobramentos dos resultados das pesquisas, rolou um bate-papo com as ex-jogadoras Rose do Rio e Marisa Pires, e da professora Heloisa Baldy Reis.


Notícias & Agenda
Publicações Recentes
Mídia
 

CEME - CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE

Rua Felizardo, nº 750 - Jardim Botânico - Porto Alegre / RS
Fones: (51) 3308.5879 / 3308.5836      E-mail: ceme@ufrgs.br

 UFRGS | ESEF | ESEF 70 ANOS MOODLE INSTITUCIONAL |  ROODA |  NAVI  
© Copyright 2016 - CEME - Centro de Memória do Esporte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos Reservados.