Sábado, 21 de Outubro de 2017 - 06:33
  UFRGS | ESEF
 
 
 Seja bem-vindo(a) ao Centro de Memória do Esporte
 
 
 Apresentação: CEME

O Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEME) foi implantado em janeiro de 1997 com o objetivo de reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, da educação física, do lazer e da dança no Brasil. Além de atingir especialistas está voltado para o público em geral, disponibilizando seu acervo em diferentes suportes. Integra a Rede de Museus e Acervos Museológicos da UFRGS (REMAM) e o Sistema Estadual de Museus (SEM)

Em 2012 foi criado o Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte por meio do qual você pode acessar o acervo a partir de cinco coleções: audiovisual, documental, depoimentos, iconográfico e tridimensional. Para acessar o Repositório, clique no banner que está na parte superior dessa página.

 Destaques: Notícias e Novidades



09 DE OUTUBRO - DIA DO ATLETISMO


Para celebrar a data, a postagem de hoje do projeto #garimpando do CEME será dedicada ao resgate da memória do atletismo. E para isso, trazemos a entrevista de Jorge Fernando Verri Peçanha que foi concedida para a integrante do CEME Christiane Garcia Macedo. Em seu relato, Jorge falou sobre o seu envolvimento com o esporte, sua formação como treinador, e sobre o atletismo no Rio Grande do Sul. Entrevista completa: http://hdl.handle.net/10183/169324





#garimpandomemórias
Hoje o Projeto Garimpando Memórias trás o relato da atleta Zaida Antunes Sisson Na entrevista concedida a Karine Dalsin e Leila Carneiro Mattos, a atleta contou sobre o seu início da carreira, um breve panorama do esporte e da natação na época, e sobre seu afastamento das piscinas e seu recente retorno, além do apoio da família e de suas vivências, como aluna, na educação física escolar. Confira a entrevista completa aqui
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/49987





03 DE AGOSTO - DIA DA CAPOEIRA

Para celebrar a data, todas as postagens da semana do projeto #garimpando do CEME serão dedicadas ao resgate da memória dessa prática. No segundo post dessa serie homenagearemos o Mestre Monsueto Em seu relato Mestre Monsueto [Ananilson de Souza] conta um pouco sobre a sua trajetória na capoeira, os grupos que participou, as rodas de capoeira, e como se tornou Mestre. Entrevista completa: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/78982 A digitalização da fotografia resulta do acervo institucional do Programa Segundo Tempo, e a imagem é referente a um Curso de Extensão Esporte da Escola do Programa Segundo Tempo, que ocorreu em Teixeira de Freitas - BA em 2015.


Notícias & Agenda
Publicações Recentes
Mídia
 

CEME - CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE

Rua Felizardo, nº 750 - Jardim Botânico - Porto Alegre / RS
Fones: (51) 3308.5879 / 3308.5836      E-mail: ceme@ufrgs.br

 UFRGS | ESEF | ESEF 70 ANOS MOODLE INSTITUCIONAL |  ROODA |  NAVI  
© Copyright 2017 - CEME - Centro de Memória do Esporte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos Reservados.