Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018 - 17:29
  UFRGS | ESEF
 
 
  Projetos de Pesquisa
Você está em: Página Inicial → Projetos → Projetos de Pesquisa
Relação de Projetos em Andamento:

Desbunde e Futebol: Uma História da Torcida Organizada Coligay
Essa pesquisa analisa a história da torcida organizada Coligay, torcida do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense constituída por homossexuais que existiu entre o final da década de 1970 e início da de 1980. Mais especificamente, foca nas tensões no que tange à construção de masculinidades atravessadas por identidades simultaneamente afetadas pelo futebol e pelo torcer, pelo regionalismo gaúcho e pela homossexualidade, situadas no contexto histórico da ditadura civil-militar brasileira. Utiliza como fontes entrevistas e matérias jornalísticas do período, e a abordagem teórica se apóia sobretudo nos Estudos Queer.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Futebol e Mulheres no Rio Grande do Sul: A Trajetória de Eduarda Marranghello Luizelli (DUDA).
Este projeto tem como objetivo analisar a trajetória profissional de Eduarda Luizelli como jogadora de futebol e formadora de atletas. Para tanto está fundamentado nos marcos teóricos relacionados a participação das mulheres no esporte, mais especificamente no futebol considerando narrativas biográficas. A metodologia utilizada terá um viés qualitativo com fundamentação teórica e metodológica baseada na historia oral tendo como foco a historia de vida.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Garimpando Memórias: esporte, educação física, lazer e dança no Brasil
Fundamentado no aporte teórico-metodológico da História Cultural e da História Oral, se desenvolve por meio da realização de entrevistas que são transformadas em documentos escrito.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Gaúchos(as) nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: preservando memórias, reconstruindo histórias
Fundamentada na história oral, pretende mapear a participação de gaúchos/as nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. São entrevistados atletas, membros de equipes técnica, médica, anti-doping, imprensa, arbitragem, apoio logístico entre outros.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Locais da Memória da educação Física: os centros de memória das universidades federais (Tese de Doutorado)
Analisa a constituição de Centros de Memória da Educação Física nas Universidades Federais brasileiras buscando entender o fazer histórico na Educação Física e as condições teóricas e estruturais que os tornaram possíveis. Usa como abordagem teórica a história cultural e como caminhos investigativos serão utilizadas as discussões da história oral, se utilizando também de visitas/observações e análise de produções dos Centros de memória.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Memórias da Dança em Porto Alegre: a Escola de João Luiz Rolla (Tese de Doutorado)
Tem como objetivo reconstruir a história da Escola de Dança João Luiz Rolla a partir do acervo de dança do Centro de Memória do Esporte e da realização com entrevistas de ex-participantes da Escola.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Memórias do Programa Segundo Tempo
O projeto é fruto de uma parceria do Ministério do Esporte com o Centro de Memória do Esporte. Tem como principal objetivo a construção de registros sobre a memória do PST gerando informações de diferente natureza: acadêmicas, de divulgação, históricas, entre outras.
Tais registros podem ser acessados por meio de sua home page ou, ainda, pelo Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte, mais especificamente, na comunidade Programa Segundo Tempo

→ Para mais detalhes, clique aqui!


Mulheres atletas: o esporte como um espaço de visibilidade feminina
A partir do recorte teórico dos Estudos Feministas e de Gênero, os trabalhos aqui reunidos analisam temas relacionados à visibilidade das mulheres no campo do esporte, do lazer e da educação física escolar.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


O Sport que virou esporte, o Sport que virou Desporto
A motivação principal dessa rede é a compreensão da experiência lusófona no quadro moderno e contemporâneo desde um objeto praticamente não investigado a partir de uma perspectiva comparada, ainda que já existam algumas experiências de contato: o esporte.


→ Para mais detalhes, clique aqui!


Os significados dos futebóis na trajetória de vida de atletas da equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Este estudo teve como objetivo analisar as experiências das atletas de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em sua trajetória com os futebóis, identificando a forma como a categoria de gênero apareceu nos diversos contextos sociais devido ao fato delas serem mulheres que praticavam este esporte. Portanto, através da História Oral foram produzidas as fontes orais sobre as histórias de vida de quatorze atletas de futsal da UFRGS que treinavam com o time no ano 2014, com base nos procedimentos próprios desta técnica.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Rugby de mulheres no Rio Grande do Sul
Fundamentada na história oral, pretende reconstruir a história do rugby de mulheres no Rio Grande do Sul, afim de revelar sua origem, incentivadores, clubes e jogadoras protagonistas que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade. Serão entrevistadas jogadoras, membros das equipes técnica e administrativa, entre outros.
→ Para mais detalhes, clique aqui!

Relação de Projetos Concluídos:

ESEF 70 Anos (1940-2010)
O projeto integrou as atividades desenvolvidas pelo da Núcleo UFRGS/REDE CEDES do Ministério do Esporte e contemplou uma abordagem histórico-cultural da trajetória percorrida pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS) ao longo de sua existência.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Gênero e etnia: subsídios para a elaboração de políticas públicas no esporte e lazer
Realizado com o objetivo de produzir materiais pedagógicos para a qualificação pedagógica dos Programas Segundo Tempo e Esporte e Lazer na Cidade promovidos pelo Ministério do Esporte
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Histórias do Judô no Rio Grande do Sul Segundo a Narrativa de Integrantes do Conselho de Kodanshas
O Projeto Histórias do Judô no Rio Grande do Sul Segundo a Narrativa de Integrantes do Conselho de Kodanshas encontra-se finalizado e teve por objetivo investigar a contribuição dos integrantes do Conselho de Kodanshas na construção do judô no estado. Dissertando essencialmente sobre a preservação do contexto histórico, o protagonismo das mulheres em um meio predominantemente masculino, iniciação esportiva, inclusão social e alto rendimento. Ressaltando que a maioria dos sujeitos investigados possui mais de 50 anos dedicados ao judô. Para ilustrar o protagonismo das mulheres destaco a Professora Eliane Pintanel Teixeira Prondzynski que tornou-se a primeira Kodansha do Rio Grande do Sul em fevereiro de 2014, além de ser especialista em katas e competidora da categoria master.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Mulheres no Octógono: performatividades de corpos, de gêneros e de sexualidades (Dissertação de Mestrado)
Investiga a articulação dos discursos midiáticos sobre corpo, gênero e sexualidade das lutadoras de MMA veiculados nas reportagens e comentários postados pel@s usuári@s em dois sites e um blog, a partir da contratação de mulheres pelo UFC.
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Olhares sobre o esporte na transição dos séculos XIX e XX: fotografia e literatura
Fundamentado na História Cultural,teve como principal objetivo a realização de uma análise comparada sobre estruturação do campo esportivo nas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro tendo como fontes primárias a fotografia e a crônica
→ Para mais detalhes, clique aqui!


Recônditos da Memória: o acervo pessoal de Inezil Penna Marinho
O projeto tem como objeto de estudo a obra de Inezil Penna Marinho (1915-1987), uma das mais destacadas, influentes e produtivas personalidades da Educação Física brasileira.

→ Para mais detalhes, clique aqui!


Universíade 63: O momento olímpico gaúcho
O projeto teve como objetivo a reconstrução da memória da Universíade (Jogos Mundiais Universitários) realizados em Porto Alegre no ano de 1963. No Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte há vasta documentação sobre esse evento.
→ Para mais detalhes, clique aqui!

Notícias & Agenda
Publicações Recentes
Mídia
 

 

CEME - CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE

Rua Felizardo, nº 750 - Jardim Botânico - Porto Alegre / RS
Fones: (51) 3308.5879 / 3308.5836      E-mail: ceme@ufrgs.br

 UFRGS | ESEF | ESEF 70 ANOS MOODLE INSTITUCIONAL |  ROODA |  NAVI  
© Copyright 2018 - CEME - Centro de Memória do Esporte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos Reservados.