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Você está aqui: Página Inicial Legislação Resoluções Normativas Resolução nº 22/97, de 06/08/1997

Resolução nº 22/97, de 06/08/1997

RESOLUÇÃO Nº 22/97



Alterações incluídas no texto

· Resolução nº 14/98, de 15/4/1998.
· Resolução nº 11/2000, de 12/4/2000.
· Resolução nº 23/2000, de 19/7/2000.
· Resolução nº 10/2002, de 27/3/2002.
. Resolução nº 18/2002, de 12/6/2002
. Resolução nº 23/2002, de 10/7/2002
. Resolução nº 09/2004, de 14/4/2004
. Resolução nº 27/2004, de 14/7/2004

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 06.08.97, tendo em vista o constante no processo nº 23078.020777/97-06, nos termos do Parecer nº 37/97 da Comissão de Diretrizes do Ensino, Pesquisa e Extensão com a emenda aprovada em plenário,


RESOLVE


aprovar as alterações nos programas das matérias do Concurso Vestibular para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que passam a integrar a presente Resolução, ficando revogado o Artigo 13 da Resolução nº 42/90 do COCEP e as demais disposições em contrário.

Porto Alegre, 6 de agosto de 1997.

WRANA MARIA PANIZZI,
Reitora.

 


 

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

(redação dada pelas Resoluções nº 18/2002 e 23/2002 do CEPE)


A prova de Língua Portuguesa e Redação tem como principal objetivo a avaliação das competências de leitura, compreensão, interpretação e da capacidade de reflexão sobre os fatos da língua, não se detendo na verificação imediata do domínio de terminologias e classificações pertencentes à chamada gramática tradicional.

É dentro dessa perspectiva que devem ser entendidos os conteúdos e detalhamento que seguem.


CONTEÚDO PARA AS QUESTÕES DE ESCOLHA MÚLTIPLA:


– Leitura e análise de textos
- Interpretação: compreensão global do texto, significação contextual de trechos e palavras do texto, inferências, função de elementos coesivos.
- Estruturação do texto e dos parágrafos.
- Variedades de texto e de linguagem.



– Sintaxe
- Frase, período, oração.
- Processos de coordenação e subordinação.
- Equivalência e transformação de estruturas.
- Discurso direto e indireto.
- Pontuação.
- Regência e concordância.
- Funções das classes de palavras.

– Morfologia
- Estrutura e formação de palavras.
- Classes de palavras (emprego).
- Flexão nominal e verbal.

– Ortografia
- Sistema oficial vigente.
- Relações entre fonema e letra.


REDAÇÃO

(redação dada pela Resolução nº 27/2004 do CEPE)




Na prova de Redação são pressupostas habilidades que vão da compreensão à expressão articulada das idéias acerca do tema formulado. O propósito, aqui, é o de aferir a competência comunicativa do candidato, manifestada através de uma redação de caráter dissertativo. Para tanto, é imprescindível que a redação contenha os aspectos detalhados a seguir.



Abordagem do tema


- A redação produzida tem de evidenciar a compreensão adequada do tema proposto e atender às orientações que vêm enunciadas na prova de Redação.



Definição do ponto de vista


- O posicionamento diante do tema proposto é assegurado pelo ponto de vista estabelecido para a redação. O ponto de vista do candidato deve indicar o rumo da reflexão inerente a um texto de caráter dissertativo.



Contextualização do assunto

- Reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de informação diversificadas, citações, paráfrases e/ou alusões respondem pela abrangência de uma redação de natureza dissertativa.



Estruturação

- A divisão hierárquica das partes que compõem o texto e a organização de frases e parágrafos asseguram a estruturação interna e externa, conferindo progressão e unidade à redação.



Linguagem

- A expressão lingüística pressupõe: seleção e utilização adequada, conveniente e apropriada do vocabulário, dos processos de coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas de língua escrita padrão e das convenções ortográficas.



Para a elaboração do texto dissertativo é importante que o candidato compreenda que, para qualquer tema proposto, são várias as possibilidades de abordagem. Cabe a ele ponderar e discernir acerca daquela que lhe pareça a mais adequada e que lhe dê melhores condições com vistas à elaboração de uma redação com as características especificadas, levando em conta as circunstâncias que envolvem o ato de produção.



Considerando que todo texto instaura uma situação comunicativa - um contato entre o autor e o leitor através da escrita - e que, no caso específico da prova de Redação, se trata de situação em que os sujeitos que escrevem e os sujeitos que avaliam a redação se desconhecem e, portanto, não partilham do mesmo contexto interacional, o exame criterioso dos aspectos que envolvem o tema proposto assume significação especial. Impõe-se a necessidade de o candidato refletir, fazer associações, estabelecer um ponto de vista que possa sustentar ao longo do texto, observando as recomendações, a fim de que a comunicação, por meio desse processo de escritura, se estabeleça com eficácia.

PROGRAMA DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

(redação dada pela Resolução nº 14/98 do CEPE)


As questões visam avaliar o conhecimento dos momentos decisivos da Literatura Brasileira mediante a análise dos textos, a identificação de autores e obra, e sua inserção na cultura brasileira. Serão privilegiados os seguintes aspectos:

a) o contexto histórico e cultural;

b) a configuração da identidade nacional na literatura;

c) as correlações temáticas e estilísticas entre obras, autores e períodos;

d) as correlações entre a literatura brasileira e os grandes momentos da tradição literária ocidental, em geral, e da tradição literária portuguesa, em particular;

e) termos e características essenciais da linguagem literária.





LISTAGEM BÁSICA DE TÓPICOS E AUTORES

I - O RENASCIMENTO

Gil Vicente e Camões



II - A LITERATURA NO PERÍODO COLONIAL

Literatura informativa
A carta de Caminha; depoimentos de viajantes e historiadores.

Barroco
A poesia de Gregório de Matos Guerra e a oratória de Antônio Vieira.

Arcadismo
A poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antonio Gonzaga. A épica de Basília da Gama.



III - O ROMANTISMO

A poesia; Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Sousândrade e Castro Alves.
O romance; Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Visconde de Taunay e Bernardo Guimarães.
O teatro; Martins Pena.



IV - O FINAL DO SÉCULO XIX

A narrativa; Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia; Eça de Queirós.
A poesia parnasiana; Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.
A poesia simbolista; Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens e Eduardo Guimaraens.
A literatura no Rio Grande do Sul. O Partenon Literário.





V - O INÍCIO DO SÉCULO XX

Os sertões, de Euclides da Cunha.
A poesia de Augusto dos Anjos.
A narrativa de Lima Barreto.
O Regionalismo; Monteiro Lobato. O Regionalismo sul-grandense; Simões Lopes Neto e Amaro Juvenal.



VI - O MODERNISMO

Características gerais do Modernismo. Semana de Arte Moderna de 1922.
A literatura brasileira e as vanguardas artísticas do começo do século XX.
A obra de Fernando Pessoa. A poesia de Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
O movimento modernista no Rio Grande do Sul.



VII - ENTRE 30 e 45

O romance de 30; José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Erico Veríssimo, Dyonélio Machado e Cyro Martins.
A poesia; Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Mário Quintana.



VIII - ENTRE 45 e 70

A prosa; Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Antonio Callado.
A poesia; João Cabral de Melo Neto.
O Concretismo.
A crônica; Rubem Braga e Nelson Rodrigues.
O teatro de Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna.
O Tropicalismo.



IX - DEPOIS DE 70

A narrativa; Ruben Fonseca, Dalton Trevisan e João Ubaldo Ribeiro.
A poesia da canção popular brasileira; Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda.
A crônica; Luis Fernando Veríssimo.
O teatro; Plínio Marcos.
Ficção sul-rio-grandense contemporânea; Josué Guimarães, Moacyr Scliar, Luiz Antônio de Assis Brasil, José Clemente Pozenato, Tabajara Ruas, Lya Luft, Sérgio Faraco, Charles Kiefer e Caio Fernando Abreu.
A poesia sul-rio-grandense contemporânea; Carlos Nejar e Armindo Trevisan




LEITURAS OBRIGATÓRIAS

(redação dada pela Resolução nº 09/2004 do CEPE)



Para o exame vestibular de 2005 e 2006 será exigida a leitura prévia e completa dos seguintes textos:

1.     Os Lusíadas – Cantos I ao V – Luís de Camões.

2.     Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga.

3.     Iracema – José de Alencar.

4.     Quincas Borba – Machado de Assis.

5.     Contos de Machado de Assis: O Alienista, Um Homem Célebre, Conto de Escola, Noite de Almirante e Uns Braços – Machado de Assis.

6.     O Crime do Padre Amaro – Eça de Queiroz.

7.     Os Ratos – Dyonélio Machado.

8.     O Arquipélago – Érico Veríssimo.

9.     A Rosa do Povo – Carlos Drummond de Andrade.

10. Primeiras Estórias – Guimarães Rosa.


PROGRAMA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA


Postula-se, como ponto de partida, que toda comunicação e interação exercida pela linguagem se processa através de textos dos mais variados tipos e que o texto como um todo adquire sentido na situação de interação comunicativa. Isso nos leva a focalizar os enunciados textuais como manifestações lingüísticas nos atos de comunicação e interação através da linguagem. A mensagem textual não se restringe à soma das palavras e frases que o constituem; a conexão das palavras e frases para a formação de textos, bem como a seleção e o encadeamento dos constituintes textuais, pressupõem um princípio semântico mais amplo do que segmentos isolados do enunciado, situando-se no nível do texto global. Todo estudo da função de palavras, frases e do funcionamento da língua deverá, pois, ser realizado contextualmente. Compreender-se-á facilmente que, além dos elementos estritamente lingüísticos, contribuem para a estruturação do sentido textual os fatores situacionais, temáticos, lógico-cognitivos e pragmáticos.

Nesse sentido, e tendo em vista a importância que a língua estrangeira terá ao longo da vida acadêmica, cultural e profissional dos candidatos, a prova do Vestibular centrar-se-á na avaliação de uma competência textual, receptiva e produtiva, não sendo solicitados conhecimentos metalingüísticos, nem conhecimentos lingüísticos desconectados da textualidade.

A prova de língua estrangeira avaliará essencialmente a capacidade de compreensão de textos, o que implica necessariamente o domínio de um vocabulário básico e o conhecimento de aspectos fundamentais da gramática.

As questões serão baseadas em textos atuais, não especializados, extraídos de livros, revistas ou periódicos, devidamente adaptados, se for o caso. Serão utilizados textos ou extratos de textos de temas e gêneros diferenciados, como textos literários e, principalmente, textos veiculares: publicitários, expositivos, de divulgação científica e outros.

As questões da prova poderão ser formuladas em português ou na respectiva língua estrangeira, e serão distribuídas em três categorias:



Questões de compreensão: aferirão se o candidato consegue compreender o texto como mensagem, identificando:
- fatores de contextualização, tais como autoria, público-alvo, época da publicação, tipo e veículo da publicação, função dos títulos, das ilustrações, da disposição gráfica no sentido textual;
- tema central, palavras-chave, pontos mais ou menos relevantes;
- relações entre os diferentes pontos ou informações textuais;
- pontos de vista do autor;
- pressuposições e implícitos relevantes;
- recursos lingüísticos utilizados para a construção do sentido, tais como anafóricos, dêiticos, conectores, nominalizações, operadores argumentativos.

– Questões de vocabulário: procurarão verificar o conhecimento do significado de palavras, locuções e expressões idiomáticas usadas no texto ou relacionadas com o vocabulário nele usado. Serão formuladas em termos de paráfrases, de equivalências lexicais, de oposições ou de outras relações semânticas contextuais, incluindo aspectos de formação de palavras por composição e derivação.



– Questões de gramática: terão por objetivo verificar se o candidato é capaz de:
- aplicar à compreensão do texto os aspectos de funcionamento da língua descrita pela gramática, especialmente quanto às formas e aos usos de:
- nomes (substantivos e adjetivos),
- pronomes,
- artigos,
- verbos,
- preposições,
- conjunções,
- advérbios;
- reconhecer correlações entre formas, construções sintáticas e significados contextuais;
- identificar o que é estruturalmente correto e gramaticalmente apropriado em determinado contexto.




PROGRAMA DE QUÍMICA


A química constitui uma área de conhecimentos de grande importância para se compreender a constituição de tudo o que nos cerca e os processos de transformação da matéria. As implicações tecnológicas, econômicas e sociais decorrentes da produção de conhecimentos nesta área justificam a necessidade de pessoas com um nível de compreensão suficiente para assumirem posicionamentos críticos diante de sua utilização. Espera-se que o aluno conheça não só os modelos teóricos em um nível atômico-molecular como também saiba relacioná-los com seus domínios empíricos correspondentes. Além disso, espera-se que saiba aproximar estes conhecimentos de aspectos de sua aplicação mais imediata em seu cotidiano e, numa dimensão mais abrangente, em termos da utilização que a sociedade faz dele.

Com o objetivo de adequar o grau de abstração destes conhecimentos aos alunos, optou-se pela abordagem apenas dos modelos clássicos do átomo, com ênfase no modelo de Rutherford-Bohr. Da mesma forma o estudo das ligações químicas, em especial da covalente, toma por referência a "teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência", que oferece possibilidades para a abordagem de geometria e polaridade das moléculas sem a utilização de modelos mais complexos sobre a natureza do átomo. Finalmente, deve ser ressaltado que estão sendo adotadas recomendações da IUPAC com relação à nova numeração dos grupos da tabela, à substituição dos conceitos de átomo-grama e molécula-grama pelo de "mol", à exclusão dos conceitos de equivalente-grama e normalidade e à substituição da expressão "molaridade" por "quantidade de matéria por volume".



– Caracterização física de sistemas materiais

- Caracterização dos estados sólido, líquido e gasoso.
- Substâncias puras, misturas homogêneas e heterogêneas.
- Propriedades físicas de substâncias puras e misturas: densidade, solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição.
- Solubilidade: fases, soluções, coeficientes e curvas de solubilidade.
- Processos de separação de misturas.
- Pressão de vapor e diagrama de fases de substâncias puras.
- Caracterização e identificação de processos físicos e químicos.



– Estrutura atômica
- Leis ponderais e relações com o modelo atômico de Dalton.
- Os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
- O modelo atômico de Rutherford-Bohr: caracterização das partículas, número atômico, elemento químico, número de massa, massa atômica, isotopia; organização dos elétrons em níveis de energia; formação de íons e séries isoeletrônicas.
- Elementos químicos: representação e classificações.
- Classificação periódica dos elementos: períodos e grupos ou famílias; principais famílias; relações entre a posição na tabela e a configuração eletrônica; significado da periodicidade; principais propriedades periódicas (energia de ionização, raio atômico, eletronegatividade, caráter metálico e ametálico).



– Ligações químicas
- Modelos de ligações interatômicas: iônica, covalente e metálica.
- Representação dos compostos através de fórmulas: eletrônica, molecular e estrutural.
- Configuração espacial de moléculas. Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência.
- Polaridades das ligações e moléculas.
- Modelos de ligações intermoleculares: forças de van der Waals e pontes de hidrogênio.
- Propriedades dos compostos iônicos, moleculares, covalentes e metálicos e suas relações com os modelos de ligação correspondentes; limitações dos modelos.



– Cálculos estequiométricos para espécies químicas e reações químicas
- Massa atômica e molecular; o conceito de mol, massa molar e volume molar.
- Determinação de fórmulas percentuais e mínimas; relações quantitativas para espécies químicas.
- Relações quantitativas ponderais e volumétricas em reações químicas.



– Compostos inorgânicos
- Processos de ionização e de dissociação iônica (teoria de Arrhenius).
- Compostos inorgânicos: conceitos, classificações, propriedades gerais, nomenclatura dos principais compostos; principais reações envolvendo estes compostos.
- Conceitos ácido-base de Brönsted-Lowry e Lewis.



– Reações químicas envolvendo compostos inorgânicos
- Representação de reações químicas através de equações; ajuste de coeficientes.
- Reações de oxirredução: cálculos e significado do número de oxidação; identificação de oxidante, redutor, oxidação e redução; ajuste de coeficientes pela oxirredução.
- Reações de síntese, análise, troca simples e dupla troca: identificação, previsão de ocorrência e dos produtos formados.



– Compostos orgânicos
- Características gerais dos compostos de carbono e cadeias carbônicas.
- Identificação, nomenclatura e determinação de fórmulas molecular e estrutural plana de hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas e haletos orgânicos.
- Aplicações dos principais compostos orgânicos naturais e sintéticos.
- Estudo comparativo das propriedades dos compostos orgânicos: ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, densidade, caráter ácido e básico.
- Isomeria plana e espacial.
- Fontes naturais de compostos orgânicos: gás natural, petróleo e derivados, hulha e derivados, xisto betuminoso.
- Compostos orgânicos de importância biológica: glicídios; lipídios (glicerídios, sabão e detergência); aminoácidos e proteínas.



– Reações químicas envolvendo compostos orgânicos
- Reações orgânicas: reações de oxirredução envolvendo álcoois, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos e combustões totais e parciais; esterificação e hidrólise de ésteres; reações de adição de H2, X2 e H2O a alcenos e alcinos; reações de substituição: alquilação, halogenação, sulfonação e nitração do benzeno, halogenação de alcanos; reações de eliminação em álcoois e haletos.



– Soluções
- Expressões de concentração para soluções: concentração comum, quantidade de matéria por volume, porcentagem em massa e volume.
- Diluição e mistura de soluções; volumetria de neutralização.
- Estudos qualitativos de propriedades coligativas; relações comparativas de efeitos coligativos em soluções moleculares e iônicas.



– Energia térmica em reações químicas

- Efeitos energéticos nas reações químicas, Calor de reação e variação de entalpia em reações endo e exotérmicas.
- Características das equações termoquímicas.
- Fatores que influem na variação de entalpia de reações.
- Entalpias de formação, de combustão, de neutralização e de ligação.
- Cálculos da variação de entalpia pela lei de Hess e pelas entalpias de ligação.



– Velocidade das reações químicas
- Noções sobre a teoria das colisões e a teoria do complexo ativado, energia de ativação.
- Fatores que influem na velocidade das reações.
- Expressão quantitativa da velocidade da reação: Lei de Guldberg-Waage e suas limitações.



– Estudo dos processos químicos reversíveis
- Características e condições do equilíbrio químico.
- Análise de gráficos representativos do equilíbrio químico.
- Estudo quantitativo do equilíbrio químico: Kc e Kp.
- Deslocamento de equilíbrio químico; o princípio de Le Chatelier.
- Equilíbrios iônicos: características; lei da diluição de Ostwald; efeito do íon comum.
- Equilíbrio iônico da água: relações qualitativas das concentrações de H+ e OH- nas soluções de ácidos, bases e sais; relações quantitativas para soluções de ácidos e bases; o conceito de pH e pOH (usos, escalas, indicadores e cálculos).



– Energia elétrica e as reações químicas
- Produção de corrente elétrica e células galvânicas: componentes, potencial padrão de eletrodos, série de potenciais, características gerais de pilhas e baterias de uso mais comum
- Eletrólise e células eletrolíticas: componentes, produtos formados a partir de soluções aquosas e ígneas, leis de Faraday.




PROGRAMA DE BIOLOGIA



Este programa envolve conhecimentos relativos à Biologia, estudados nos diferentes níveis de ensino.

Espera-se que o candidato possua um conhecimento abrangente e integrado dos fenômenos que compõem o mundo biológico, tendo condições de:

- caracterizar fenômenos e processos biológicos;

- estabelecer relações entre diferentes conceitos, processos, fenômenos e modelos que fazem parte do campo de conhecimento da Biologia;

- analisar/interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas, situações e simulações propostas;

- aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de situações-problema, na análise de fatos e informações veiculadas pelos diferentes meios de informação.

A prova procurará enfatizar as abordagens evolutiva e ecológica dos diferentes temas, buscando analisar e interpretar o mundo biológico no contexto da vida cotidiana.

– Organização dos seres vivos
- Composição química.
- Estrutura, funcionamento e diversidade das células.
- Divisão celular.
- Diferenciação celular e os tecidos animais e vegetais.

– Diversidade dos seres vivos
- Origem da vida e evolução dos principais grupos.
- Caracterização.
- Estrutura e função (funcionamento).

– Continuidade da vida
- Reprodução, crescimento e desenvolvimentos dos seres vivos.
- Hereditariedade.
- Processos evolutivos.

– Seres vivos e ambiente em interação
- Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
- Dinâmica das comunidades biológicas.
- Conservação da natureza.




PROGRAMA DE MATEMÁTICA



A prova de Matemática do Concurso Vestibular da UFRGS, pretende identificar o aluno matematicamente alfabetizado, capaz de ler, compreender, interpretar e resolver situações-problema apresentados na linguagem do cotidiano, na simbólica ou na linguagem dos gráficos, diagramas e tabelas. Privilegia, ao invés da memorização de definições, teoremas e fórmulas isoladas, a capacidade do candidato usar o pensamento dedutivo e indutivo, o combinatório, o estimativo, o geométrico e o algébrico, entre outros, para resolver problemas e estabelecer conexões entre várias áreas dentro da própria Matemática. Enfatiza, pois, mais os conceitos e as idéias matemáticas, do que os símbolos e os procedimentos de cálculo longos e formais. Apresenta, quando possível, questões que envolvam uma visão integrada da Matemática com outras áreas de conhecimento do candidato. As questões propostas abrangem conteúdos de 1° e 2° graus, que possam servir de subsídio para os estudos posteriores do aluno nos diferentes cursos de graduação.

– Conjuntos Numéricos

- Números naturais e inteiros: números primos e compostos; decomposição em fatores primos; divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
- Números racionais: operações com frações, com representações decimal e em notação científica; razões, proporções, porcentagem e juros.
- Números reais: operações e propriedades; simplificação de expressões numéricas e algébricas; ordem, valor absoluto e desigualdades. Intervalos: representação gráfica e operações.
- Números complexos: expressões algébrica, geométrica e trigonométrica; operações na forma algébrica.

– Variáveis e Funções
- Variáveis discretas e contínuas; grandezas diretamente e inversamente proporcionais; construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas.
- Funções reais de variável real: domínio e imagem; classificação quanto ao crescimento; representação gráfica de y=f(x) e de suas transformadas (y=f(x+k),y=f(x)+k, y=f(k*x) E y=k*f(x), com k constante real não nula); função inversa; resoluções algébrica e gráfica de equações e de inequações.
- Função linear e afim: expressão algébrica; construção e interpretação de gráficos (raiz, coeficientes angular e linear); resoluções algébrica e gráfica de inequações de 1° grau.
- Função quadrática: expressão algébrica; construção e interpretação de gráficos (raízes, pontos de máximo e de mínimo, concavidade); resoluções algébrica e gráfica de inequações de 2° grau.

– Progressões
- Seqüências numéricas: descrição pelo termo geral e por recorrência; construção e interpretação de gráficos.
- Progressões Aritméticas: termo geral, interpolação e soma dos termos.
- Progressões Geométricas: termo geral, interpolação e soma dos termos.

– Logaritmo e Exponencial
- Funções exponenciais: expressão; construção e interpretação de gráficos; propriedades.
- Funções logarítmicas: expressão; construção e interpretação de gráficos; propriedades.
- Equações exponenciais e logarítmicas: resolução.

– Polinômios
- Polinômios: grau e propriedades; operações; teorema do resto.
- Equações algébricas: resolução (raízes simples e múltiplas, racionais e complexas); teorema fundamental da Álgebra.
- Funções algébricas: expressão; construção e interpretação de gráficos (raízes, sinal).

– Trigonometria
- Arcos e ângulos: medidas (graus e radianos), conversão de medidas.
- Relações trigonométricas nos triângulos retângulos: seno, cosseno e tangente.
- Funções trigonométricas circulares: expressão; construção e interpretação de gráficos; periodicidade; valores das funções nos arcos básicos.
- Relações fundamentais: identidades trigonométricas simples; fórmulas da adição e subtração de arcos.
- Resolução de triângulos quaisquer: leis dos senos e dos cossenos.

– Geometria Euclideana Plana
- Figuras geométricas planas: retas, semiretas, segmentos; ângulos; elementos, propriedades e construção de polígonos (triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio e hexágono regular) e do círculo; relações de congruência e semelhança.
- Áreas e perímetros: polígonos; círculos e partes do círculo.
- Relações métricas: nos triângulos, polígonos, polígonos regulares e círculos; inscrição e circunscrição de polígonos e círculos.

– Geometria Espacial

- Figuras geométricas espaciais: poliedros e poliedros regulares.
- Áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas e partes da esfera.
- Relações métricas: inscrição e circunscrição de sólidos.

– Geometria Analítica Plana
- Pontos: coordenadas cartesianas e polares; distância entre dois pontos e ponto médio em coordenadas cartesianas.
- Retas: equações geral e reduzida; construção e interpretação gráfica; condições de paralelismo e perpendicularismo; intersecção de retas; distância de ponto à reta e entre retas paralelas.
- Círculo: equações normal e reduzida; construção e interpretação gráfica.
- Posições relativas entre pontos, retas e círculos.

– Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
- Matrizes: construção, operações e propriedades.
- Determinantes: cálculo e propriedades.
- Sistemas lineares m x n, com m, n < 4: discussão e resolução.

– Análise Combinatória e Probabilidade
- Princípios de contagem.
- Permutações, arranjos e combinações simples.
- Binômio de Newton: desenvolvimento e termo geral.
- Probabilidade: espaço amostral; resultados igualmente prováveis; probabilidade condicional e eventos independentes.




PROGRAMA DE FÍSICA

(redação dada pela Resolução nº 272004 do CEPE)



A prova de Física do Vestibular da UFRGS procurará avaliar a compreensão que os candidatos têm dos conceitos e teorias físicas - clássicas e modernas - envolvidas nos conteúdos abaixo relacionados. A ênfase dada à prova será conceitual, buscando-se verificar a capacidade de raciocínio dos candidatos e não a simples memorização de fórmulas e definições.

Com o objetivo de priorizar conceitos e teorias, ao invés de fórmulas e definições, a prova enfatizará, através de questões e problemas, a aplicação do conhecimento físico na interpretação de fenômenos naturais, de fatos da vida cotidiana, bem como de experimentos simples.



Cinemática

-         Movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado.

-         Posição e deslocamento e sua relação com o tempo.

-         Aceleração média e aceleração instantânea.

-         Representação gráfica, em função do tempo, do deslocamento, da velocidade e da aceleração.

-         Movimentos bidimensionais. Movimento de projéteis.

-         Movimento circular uniforme: velocidades angular e tangencial, período e freqüência.

-         Aceleração centrípeta.

-         Movimento harmônico simples: equações do deslocamento, da velocidade e da aceleração. Relação entre deslocamento e aceleração no movimento harmônico simples.

-         Oscilador massa-mola. Força restauradora. Pêndulo simples.



Dinâmica

-         Ponto material e sistemas de referência.

-         Força resultante, massa e aceleração.

-         As três leis de Newton e suas aplicações.

-         Movimentos de uma partícula sob a ação de forças.

-         Composição vetorial de forças exercidas sobre um corpo ou partícula.

-         Estática. Centro de gravidade.



Gravitação

-         Contextualização histórica.

-         Lei de Newton da atração gravitacional.

-         Movimentos de planetas e satélites. Leis de Kepler.



Quantidade de movimento linear e sua conservação

-         Impulso de uma força.

-         Quantidade de movimento linear de uma partícula e de um sistema de partículas.

-         Lei da conservação da quantidade de movimento linear e suas aplicações.

-         Centro de massa de um sistema. Movimento do centro de massa.



Trabalho e energia

-         Trabalho de uma força constante ou variável.

-         Trabalho e energia cinética.

-         Noções de campo.

-         Forças conservativas e conservação da energia mecânica.

-         Trabalho de forças conservativas. Energia potencial.

-         Trabalho de forças não-conservativas.

-         Conservação da energia total.

-         Interpretação geométrica do trabalho.

-         Potência.

-         Máquinas simples.



Fluidos

-         Massa específica. Densidade.

-         Pressão.

-         Variação da pressão em um líquido incompressível em função da profundidade.

-         Princípio de Pascal.

-         Princípio de Arquimedes.



Termodinâmica

-         Temperatura, escalas termométricas (Kelvin e Celsius).

-         Lei zero da termodinâmica.

-         Calor como energia em trânsito.

-         Transmissão de calor.

-         Dilatação térmica.

-         Capacidade térmica e calor específico.

-         Mudanças de fase. Calor latente.

-         Gás ideal. Lei dos gases ideais.

-         Energia interna e Primeira Lei da Termodinâmica. Aplicações.

-         Transformações termodinâmicas.

-         Teoria cinética dos gases. Relação entre energia cinética e temperatura.

-         Fenômenos reversíveis e irreversíveis.

-         Máquinas térmicas e Segunda Lei da Termodinâmica.

-         Conceito de entropia. Degradação de energia.



Ondas mecânicas e eletromagnéticas

-         Osciladores harmônicos simples acoplados.

-         Ondas transversais e longitudinais.

-         Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas: velocidade de propagação, comprimento de onda, freqüência e período.

-         Ondas em uma corda: propagação, superposição, reflexão, transmissão, interferência e ondas estacionárias.

-         Ressonância.

-         Ondas sonoras: intensidade e nível de intensidade, freqüência, altura, timbre, espectro sonoro e velocidade de propagação.

-         Batimentos.

-         Efeito Doppler.

-         Luz: natureza e propagação.

-         O espectro eletromagnético.

-         Óptica geométrica: reflexão e refração.

-         Espelhos e lentes. Instrumentos ópticos. Visão.

-         Óptica Ondulatória: interferência, difração, polarização e efeito Doppler da luz.



Eletricidade e Magnetismo

-         Eletrostática: carga elétrica e sua conservação.

-         Processos de eletrização.

-         Lei de Coulomb.

-         Campo elétrico.

-         Energia potencial elétrica, potencial elétrico e diferença de potencial.

-         Corrente elétrica, resistência elétrica e resistividade, tensão, força eletromotriz e potência elétrica.

-         Condutores e isolantes. Condutores ôhmicos e não-ôhmicos.

-         Circuitos elétricos simples.

-         Campo magnético: lei de Ampère e lei de Biot-Savart, campo magnético e corrente elétrica, forças exercidas sobre cargas elétricas por campos magnéticos, forças exercidas sobre condutores percorridos por corrente elétrica.

-         Noções sobre propriedades magnéticas da matéria.

-         Lei de Faraday: fluxo magnético e sua variação, força eletromotriz induzida.

-         A Lei de Lenz e o sentido da corrente elétrica induzida.

-         Campo magnético produzido por variação de fluxo elétrico.

-         Medidas elétricas: princípios de funcionamento de medidores de intensidade de corrente, de diferença de potencial e de resistência elétrica.



Elementos de Física Moderna


-         Radiação térmica de um corpo negro. O espectro da radiação térmica.

-         A natureza corpuscular da radiação eletromagnética. Efeito fotoelétrico.

-         Fótons. Relação entre a energia do fóton e a freqüência ou o comprimento de onda da radiação eletromagnética.

-         Dualidade onda-partícula. Relação entre a quantidade de movimento do fóton e o comprimento de onda a ele associado.

-         Noções de Relatividade Restrita: postulados de Einstein, dilatação temporal e contração de Lorentz.

-         A estrutura atômica: partículas atômicas, composição e características do núcleo atômico, espalhamento.

-         Modelos atômicos de Rutherford e de Bohr.

-         Quantização da energia, níveis de energia e transições atômicas.

-         Radioatividade: raios X, radiação alfa, radiação beta e radiação gama.

-         Reações nucleares.

-         Radiações nucleares: riscos e precauções.

-         Vantagens e desvantagens da energia nuclear.

-         Partículas elementares.



Bibliografia recomendada:



Máximo, A. e Alvarenga, B. Curso de Física – São Paulo: Scipione, 2000.

Gaspar, A. Física – São Paulo: Ática, 2001.

Hewitt, P. Física Conceitual – Porto Alegre: Bookman, 2000.



PROGRAMA DE HISTÓRIA




A prova de História da UFRGS objetiva a valorização deste campo do conhecimento através da compreensão, da reflexão e do posicionamento dos candidatos sobre o processo histórico que envolve as diversas sociedades humanas no tempo e no espaço, com base nas relações sociais concretas e nas respectivas contradições resultantes.

O candidato deve considerar que o programa de História fundamenta-se em duas premissas:

a) a importância da experiência histórica socialmente acumulada para a apreensão da dinâmica do processo, especialmente nas suas manifestações mais contemporâneas;

b) o reconhecimento da existência de articulações entre as diferentes dimensões (local, regional e mundial), além das interligações entre o específico e o geral. Nesse sentido, além do que é peculiar, faz-se necessário perceber o inter-relacionamento entre a História do Rio Grande do Sul, do Brasil, da América Latina e Mundial.

HISTÓRIA GERAL


– As Sociedades Primitivas
- Da sociedade de caçadores e coletores ao surgimento da agricultura.
- Dos primeiros grupos sociais ao aparecimento do Estado.

– As Sociedades do Antigo Oriente Médio
- Relações sociais e de produção.

– As Sociedades Escravistas
- A escravidão em Grécia e Roma: contradições e organização do Estado.

– As Sociedades Feudal e Islâmica

- O fortalecimento dos senhores feudais e o papel da Igreja.
- As classes fundamentais do regime feudal e a base econômica.
- A expansão árabe e a difusão do Islamismo.
- As contradições do sistema feudal, o surgimento dos burgos.

– A formação da Sociedade Capitalista
- A ascensão da burguesia, a expansão marítima européia, o Renascimento, a Reforma e a formação do Estado Nacional.
- O antigo sistema colonial.
- As revoluções burguesas, a Revolução Industrial e relações de produção.
- As emancipações políticas na América Latina.

– Desenvolvimento e consolidação da sociedade capitalista: século XIX: Conservadorismo x Liberalismo e Liberalismo x Socialismo
- Os Nacionalismos.
- O Imperialismo e o colonialismo.
- A Primeira Guerra Mundial.

– Sociedade capitalista: século XX: a Revolução de Outubro de 1917, o Entre guerras e a Segunda Guerra Mundial, a Descolonização e a Guerra Fria
- O Nazi-facismo e a Crise de 1929.
- A Segunda Guerra Mundial, a Descolonização e a Guerra Fria: o nacionalismo, o populismo e os movimentos revolucionários.
- Os regimes militares na América Latina.

– Globalização e Fragmentação

- A desagregação do campo socialista e seus efeitos.
- Tribalização dos conflitos (Oriente Médio, Somália, África, América Latina, etc.).
- O neoliberalismo e o fim do Estado de "bem estar social".
- O fenômeno da globalização.


HISTÓRIA DO BRASIL


– A colonização: fundamentos e conjuntura

- Ocupação territorial e delimitação das fronteiras: o caso do Rio Grande do Sul.

– A crise do antigo sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil

- O fim do pacto colonial.
- O contexto e o significado da emancipação política.

– Império
- As bases do Império e suas contradições: a escravidão e o aparecimento de novas formas de trabalho.
- A imigração açoriana e ítalo-germânica no Rio Grande do Sul.
- As rebeliões regionais e a Guerra dos Farrapos.
- A política externa.
- A crise do Império e a proclamação da República.

– A República Oligárquica
- A hegemonia dos cafeicultores, coronelismo e movimentos de oposição.
- O positivismo e o PRR no Rio Grande do Sul.
- A crise da oligarquia cafeeira.

– A nova conjuntura internacional e o populismo no Brasil
- O período de Getúlio Vargas.
- A redemocratização e o trabalhismo no Rio Grande do Sul.
- O modelo de industrialização e o desenvolvimento econômico.
- A crise do populismo e o golpe militar de 1964.

– A República após 1964
- Regime militar: novo modelo político e econômico.
- Estado autoritário: repressão e resistência.
- A abertura e reorganização das estruturas de poder.
- O Brasil na era da globalização.
- O Rio Grande do Sul atual e as relações platinas.




PROGRAMA DE GEOGRAFIA




A prova de Geografia objetiva avaliar a capacidade do aluno em compreender, interpretar, analisar e sintetizar as relações dinâmicas entre sociedade e natureza, e a sua capacidade de reflexão crítica frente à realidade contemporânea.

O vestibulando deve demonstrar aptidão para:

a) compreender a natureza a partir de sua dinâmica e sua sensibilidade à ação antrópica;

b) reconhecer os processos que regem a estruturação do espaço geográfico como manifestações concretas das relações sociais;

c) identificar e localizar elementos e processos dos quadros natural, social, político e econômico, nas diferentes dimensões de escala espaço-temporal;

d) compreender conceitos, fatos e processos em diferentes contextos geográficos;

e) interpretar mapas, tabelas, gráficos, textos, desenhos e equivalentes, estabelecendo comparações, relações e formulando conclusões.



O programa apresentado a seguir tem como objetivo orientar o candidato em seus estudos de Geografia:



A DINÂMICA DA NATUREZA E A QUESTÃO AMBIENTAL



– Elementos do Universo

- O sistema solar.
- A Terra e a Lua.

– Noções Espaciais
- Meios de orientação.
- Movimentos da Terra e suas conseqüências
- Fusos horários.

– Noções de Cartografia
- Coordenadas geográficas.
- Interpretação de mapas.
- Escalas.
- Projeções cartográficas.
- Sensoriamento remoto e geoprocessamento.

– Elementos de Geologia

- Estrutura da Terra.
- Rochas e minerais.
- Evolução da Terra.
- Tectônica de placas.

– Geomorfologia
- Classificação das formas de relevo.
- Agentes de formação do relevo.
- A sociedade e as transformações no relevo.

– Solos
- Formação.
- Classificação.
- Conservação.

– Atmosfera e Clima
- Composição da atmosfera.
- Camadas da atmosfera.
- Tempo e clima.
- Elementos do clima.
- Ventos e massas de ar.
- Correntes marítimas.
- Distribuição e tipos de clima.

– Vegetação
- Grandes formações vegetais.
- Fatores de distribuição da vegetação.
- Formas de extrativismo vegetal.
- Atividade agroflorestal.

– Hidrografia
- O ciclo hidrológico.
- Oceanos.
- O clima e o regime fluvial.
- Dinâmica fluvial.
- Utilização dos rios.
- Lagos.
- Poluição hídrica.

– Problemas e Questões Ambientais Globais
- Camada de ozônio.
- Precipitação e chuva ácida.
- Efeito Estufa.
- Desertificação.
- Biodiversidade.
- Políticas e legislação ambiental.


AS RELAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO HOMEM NO ESPAÇO




– A Organização do Espaço Mundial

- A nova ordem mundial: transformações políticas e econômicas.
- Alianças e disputas entre as grandes potências.
- Interdependência e desigualdade nas relações entre as grandes potências e os demais países.
- Os blocos econômicos e os sistemas comerciais.
- Os grandes focos de tensão no mundo atual.
- As questões ambientais de caráter mundial: problemas comuns e específicos dos países ricos e pobres.
- A questão da Antártica.

– As Atividades Econômicas
- Agricultura
- evolução da agricultura;
- a modernização na agricultura;
- os principais mercados agrícolas;
- Recursos Naturais
- energéticos;
- minerais;
- Indústria
- concentração industrial;
- fatores de localização e desenvolvimento industrial;
- tipos de indústrias;
- as regiões industriais principais e periféricas;
- Transportes
- os sistemas de transporte;
- o transporte urbano;
- Redes e fluxos
- a circulação de mercadorias e serviços;
- as redes de telecomunicações;
- Os sistemas financeiros

– A População e sua Dinâmica Espacial
- Estrutura, crescimento e distribuição.
- Condições de vida e trabalho.
- Os movimentos sociais urbanos e rurais.
- Mobilidade espacial da população.

– A Estruturação do Espaço Agrário

- Sistemas agropecuários.
- Problemas ambientais no espaço agrário.
- Estrutura fundiária e reforma agrária.

– O Processo de Urbanização
- Estrutura urbana.
- Problemas decorrentes da urbanização.
- Tendências da urbanização.
- Os sistemas urbanos.



OBSERVAÇÃO: Em todos os temas abordados no programa deverá ser dada ênfase ao Brasil e ao Rio Grande do Sul.

RESOLUÇÃO Nº 22/97



Alterações incluídas no texto

· Resolução nº 14/98, de 15/4/1998.

· Resolução nº 11/2000, de 12/4/2000.

· Resolução nº 23/2000, de 19/7/2000.

· Resolução nº 10/2002, de 27/3/2002.

. Resolução nº 18/2002, de 12/6/2002

. Resolução nº 23/2002, de 10/7/2002

. Resolução nº 09/2004, de 14/4/2004

. Resolução nº 27/2004, de 14/7/2004

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 06.08.97, tendo em vista o constante no processo nº 23078.020777/97-06, nos termos do Parecer nº 37/97 da Comissão de Diretrizes do Ensino, Pesquisa e Extensão com a emenda aprovada em plenário,

RESOLVE

aprovar as alterações nos programas das matérias do Concurso Vestibular para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que passam a integrar a presente Resolução, ficando revogado o Artigo 13 da Resolução nº 42/90 do COCEP e as demais disposições em contrário.

Porto Alegre, 6 de agosto de 1997.

WRANA MARIA PANIZZI,
Reitora.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

(redação dada pelas Resoluções nº 18/2002 e 23/2002 do CEPE)

A prova de Língua Portuguesa e Redação tem como principal objetivo a avaliação das competências de leitura, compreensão, interpretação e da capacidade de reflexão sobre os fatos da língua, não se detendo na verificação imediata do domínio de terminologias e classificações pertencentes à chamada gramática tradicional.

É dentro dessa perspectiva que devem ser entendidos os conteúdos e detalhamento que seguem.

CONTEÚDO PARA AS QUESTÕES DE ESCOLHA MÚLTIPLA:

– Leitura e análise de textos
- Interpretação: compreensão global do texto, significação contextual de trechos e palavras do texto, inferências, função de elementos coesivos.
- Estruturação do texto e dos parágrafos.
- Variedades de texto e de linguagem.



– Sintaxe
- Frase, período, oração.
- Processos de coordenação e subordinação.
- Equivalência e transformação de estruturas.
- Discurso direto e indireto.
- Pontuação.
- Regência e concordância.
- Funções das classes de palavras.

– Morfologia
- Estrutura e formação de palavras.
- Classes de palavras (emprego).
- Flexão nominal e verbal.

– Ortografia
- Sistema oficial vigente.
- Relações entre fonema e letra.

REDAÇÃO

(redação dada pela Resolução nº 27/2004 do CEPE)



Na prova de Redação são pressupostas habilidades que vão da compreensão à expressão articulada das idéias acerca do tema formulado. O propósito, aqui, é o de aferir a competência comunicativa do candidato, manifestada através de uma redação de caráter dissertativo. Para tanto, é imprescindível que a redação contenha os aspectos detalhados a seguir.



Abordagem do tema

- A redação produzida tem de evidenciar a compreensão adequada do tema proposto e atender às orientações que vêm enunciadas na prova de Redação.



Definição do ponto de vista

- O posicionamento diante do tema proposto é assegurado pelo ponto de vista estabelecido para a redação. O ponto de vista do candidato deve indicar o rumo da reflexão inerente a um texto de caráter dissertativo.



Contextualização do assunto

- Reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de informação diversificadas, citações, paráfrases e/ou alusões respondem pela abrangência de uma redação de natureza dissertativa.



Estruturação

- A divisão hierárquica das partes que compõem o texto e a organização de frases e parágrafos asseguram a estruturação interna e externa, conferindo progressão e unidade à redação.



Linguagem

- A expressão lingüística pressupõe: seleção e utilização adequada, conveniente e apropriada do vocabulário, dos processos de coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas de língua escrita padrão e das convenções ortográficas.



Para a elaboração do texto dissertativo é importante que o candidato compreenda que, para qualquer tema proposto, são várias as possibilidades de abordagem. Cabe a ele ponderar e discernir acerca daquela que lhe pareça a mais adequada e que lhe dê melhores condições com vistas à elaboração de uma redação com as características especificadas, levando em conta as circunstâncias que envolvem o ato de produção.



Considerando que todo texto instaura uma situação comunicativa - um contato entre o autor e o leitor através da escrita - e que, no caso específico da prova de Redação, se trata de situação em que os sujeitos que escrevem e os sujeitos que avaliam a redação se desconhecem e, portanto, não partilham do mesmo contexto interacional, o exame criterioso dos aspectos que envolvem o tema proposto assume significação especial. Impõe-se a necessidade de o candidato refletir, fazer associações, estabelecer um ponto de vista que possa sustentar ao longo do texto, observando as recomendações, a fim de que a comunicação, por meio desse processo de escritura, se estabeleça com eficácia.

PROGRAMA DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

(redação dada pela Resolução nº 14/98 do CEPE)



As questões visam avaliar o conhecimento dos momentos decisivos da Literatura Brasileira mediante a análise dos textos, a identificação de autores e obra, e sua inserção na cultura brasileira. Serão privilegiados os seguintes aspectos:

a) o contexto histórico e cultural;

b) a configuração da identidade nacional na literatura;

c) as correlações temáticas e estilísticas entre obras, autores e períodos;

d) as correlações entre a literatura brasileira e os grandes momentos da tradição literária ocidental, em geral, e da tradição literária portuguesa, em particular;

e) termos e características essenciais da linguagem literária.





LISTAGEM BÁSICA DE TÓPICOS E AUTORES

I - O RENASCIMENTO

Gil Vicente e Camões



II - A LITERATURA NO PERÍODO COLONIAL

Literatura informativa
A carta de Caminha; depoimentos de viajantes e historiadores.

Barroco
A poesia de Gregório de Matos Guerra e a oratória de Antônio Vieira.

Arcadismo
A poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antonio Gonzaga. A épica de Basília da Gama.



III - O ROMANTISMO

A poesia; Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Sousândrade e Castro Alves.
O romance; Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Visconde de Taunay e Bernardo Guimarães.
O teatro; Martins Pena.



IV - O FINAL DO SÉCULO XIX

A narrativa; Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia; Eça de Queirós.
A poesia parnasiana; Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.
A poesia simbolista; Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens e Eduardo Guimaraens.
A literatura no Rio Grande do Sul. O Partenon Literário.





V - O INÍCIO DO SÉCULO XX

Os sertões, de Euclides da Cunha.
A poesia de Augusto dos Anjos.
A narrativa de Lima Barreto.
O Regionalismo; Monteiro Lobato. O Regionalismo sul-grandense; Simões Lopes Neto e Amaro Juvenal.



VI - O MODERNISMO

Características gerais do Modernismo. Semana de Arte Moderna de 1922.
A literatura brasileira e as vanguardas artísticas do começo do século XX.
A obra de Fernando Pessoa. A poesia de Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
O movimento modernista no Rio Grande do Sul.



VII - ENTRE 30 e 45

O romance de 30; José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Erico Veríssimo, Dyonélio Machado e Cyro Martins.
A poesia; Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Mário Quintana.



VIII - ENTRE 45 e 70

A prosa; Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Antonio Callado.
A poesia; João Cabral de Melo Neto.
O Concretismo.
A crônica; Rubem Braga e Nelson Rodrigues.
O teatro de Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna.
O Tropicalismo.



IX - DEPOIS DE 70

A narrativa; Ruben Fonseca, Dalton Trevisan e João Ubaldo Ribeiro.
A poesia da canção popular brasileira; Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda.
A crônica; Luis Fernando Veríssimo.
O teatro; Plínio Marcos.
Ficção sul-rio-grandense contemporânea; Josué Guimarães, Moacyr Scliar, Luiz Antônio de Assis Brasil, José Clemente Pozenato, Tabajara Ruas, Lya Luft, Sérgio Faraco, Charles Kiefer e Caio Fernando Abreu.
A poesia sul-rio-grandense contemporânea; Carlos Nejar e Armindo Trevisan





LEITURAS OBRIGATÓRIAS

(redação dada pela Resolução nº 09/2004 do CEPE)



Para o exame vestibular de 2005 e 2006 será exigida a leitura prévia e completa dos seguintes textos:

1.     Os Lusíadas – Cantos I ao V – Luís de Camões.

2.     Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga.

3.     Iracema – José de Alencar.

4.     Quincas Borba – Machado de Assis.

5.     Contos de Machado de Assis: O Alienista, Um Homem Célebre, Conto de Escola, Noite de Almirante e Uns Braços – Machado de Assis.

6.     O Crime do Padre Amaro – Eça de Queiroz.

7.     Os Ratos – Dyonélio Machado.

8.     O Arquipélago – Érico Veríssimo.

9.     A Rosa do Povo – Carlos Drummond de Andrade.

10. Primeiras Estórias – Guimarães Rosa.



PROGRAMA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



Postula-se, como ponto de partida, que toda comunicação e interação exercida pela linguagem se processa através de textos dos mais variados tipos e que o texto como um todo adquire sentido na situação de interação comunicativa. Isso nos leva a focalizar os enunciados textuais como manifestações lingüísticas nos atos de comunicação e interação através da linguagem. A mensagem textual não se restringe à soma das palavras e frases que o constituem; a conexão das palavras e frases para a formação de textos, bem como a seleção e o encadeamento dos constituintes textuais, pressupõem um princípio semântico mais amplo do que segmentos isolados do enunciado, situando-se no nível do texto global. Todo estudo da função de palavras, frases e do funcionamento da língua deverá, pois, ser realizado contextualmente. Compreender-se-á facilmente que, além dos elementos estritamente lingüísticos, contribuem para a estruturação do sentido textual os fatores situacionais, temáticos, lógico-cognitivos e pragmáticos.

Nesse sentido, e tendo em vista a importância que a língua estrangeira terá ao longo da vida acadêmica, cultural e profissional dos candidatos, a prova do Vestibular centrar-se-á na avaliação de uma competência textual, receptiva e produtiva, não sendo solicitados conhecimentos metalingüísticos, nem conhecimentos lingüísticos desconectados da textualidade.

A prova de língua estrangeira avaliará essencialmente a capacidade de compreensão de textos, o que implica necessariamente o domínio de um vocabulário básico e o conhecimento de aspectos fundamentais da gramática.

As questões serão baseadas em textos atuais, não especializados, extraídos de livros, revistas ou periódicos, devidamente adaptados, se for o caso. Serão utilizados textos ou extratos de textos de temas e gêneros diferenciados, como textos literários e, principalmente, textos veiculares: publicitários, expositivos, de divulgação científica e outros.

As questões da prova poderão ser formuladas em português ou na respectiva língua estrangeira, e serão distribuídas em três categorias:



– Questões de compreensão: aferirão se o candidato consegue compreender o texto como mensagem, identificando:
- fatores de contextualização, tais como autoria, público-alvo, época da publicação, tipo e veículo da publicação, função dos títulos, das ilustrações, da disposição gráfica no sentido textual;
- tema central, palavras-chave, pontos mais ou menos relevantes;
- relações entre os diferentes pontos ou informações textuais;
- pontos de vista do autor;
- pressuposições e implícitos relevantes;
- recursos lingüísticos utilizados para a construção do sentido, tais como anafóricos, dêiticos, conectores, nominalizações, operadores argumentativos.

– Questões de vocabulário: procurarão verificar o conhecimento do significado de palavras, locuções e expressões idiomáticas usadas no texto ou relacionadas com o vocabulário nele usado. Serão formuladas em termos de paráfrases, de equivalências lexicais, de oposições ou de outras relações semânticas contextuais, incluindo aspectos de formação de palavras por composição e derivação.



– Questões de gramática: terão por objetivo verificar se o candidato é capaz de:
- aplicar à compreensão do texto os aspectos de funcionamento da língua descrita pela gramática, especialmente quanto às formas e aos usos de:
- nomes (substantivos e adjetivos),
- pronomes,
- artigos,
- verbos,
- preposições,
- conjunções,
- advérbios;
- reconhecer correlações entre formas, construções sintáticas e significados contextuais;
- identificar o que é estruturalmente correto e gramaticalmente apropriado em determinado contexto.





PROGRAMA DE QUÍMICA



A química constitui uma área de conhecimentos de grande importância para se compreender a constituição de tudo o que nos cerca e os processos de transformação da matéria. As implicações tecnológicas, econômicas e sociais decorrentes da produção de conhecimentos nesta área justificam a necessidade de pessoas com um nível de compreensão suficiente para assumirem posicionamentos críticos diante de sua utilização. Espera-se que o aluno conheça não só os modelos teóricos em um nível atômico-molecular como também saiba relacioná-los com seus domínios empíricos correspondentes. Além disso, espera-se que saiba aproximar estes conhecimentos de aspectos de sua aplicação mais imediata em seu cotidiano e, numa dimensão mais abrangente, em termos da utilização que a sociedade faz dele.

Com o objetivo de adequar o grau de abstração destes conhecimentos aos alunos, optou-se pela abordagem apenas dos modelos clássicos do átomo, com ênfase no modelo de Rutherford-Bohr. Da mesma forma o estudo das ligações químicas, em especial da covalente, toma por referência a "teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência", que oferece possibilidades para a abordagem de geometria e polaridade das moléculas sem a utilização de modelos mais complexos sobre a natureza do átomo. Finalmente, deve ser ressaltado que estão sendo adotadas recomendações da IUPAC com relação à nova numeração dos grupos da tabela, à substituição dos conceitos de átomo-grama e molécula-grama pelo de "mol", à exclusão dos conceitos de equivalente-grama e normalidade e à substituição da expressão "molaridade" por "quantidade de matéria por volume".



– Caracterização física de sistemas materiais
- Caracterização dos estados sólido, líquido e gasoso.
- Substâncias puras, misturas homogêneas e heterogêneas.
- Propriedades físicas de substâncias puras e misturas: densidade, solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição.
- Solubilidade: fases, soluções, coeficientes e curvas de solubilidade.
- Processos de separação de misturas.
- Pressão de vapor e diagrama de fases de substâncias puras.
- Caracterização e identificação de processos físicos e químicos.



– Estrutura atômica
- Leis ponderais e relações com o modelo atômico de Dalton.
- Os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
- O modelo atômico de Rutherford-Bohr: caracterização das partículas, número atômico, elemento químico, número de massa, massa atômica, isotopia; organização dos elétrons em níveis de energia; formação de íons e séries isoeletrônicas.
- Elementos químicos: representação e classificações.
- Classificação periódica dos elementos: períodos e grupos ou famílias; principais famílias; relações entre a posição na tabela e a configuração eletrônica; significado da periodicidade; principais propriedades periódicas (energia de ionização, raio atômico, eletronegatividade, caráter metálico e ametálico).



– Ligações químicas
- Modelos de ligações interatômicas: iônica, covalente e metálica.
- Representação dos compostos através de fórmulas: eletrônica, molecular e estrutural.
- Configuração espacial de moléculas. Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência.
- Polaridades das ligações e moléculas.
- Modelos de ligações intermoleculares: forças de van der Waals e pontes de hidrogênio.
- Propriedades dos compostos iônicos, moleculares, covalentes e metálicos e suas relações com os modelos de ligação correspondentes; limitações dos modelos.



– Cálculos estequiométricos para espécies químicas e reações químicas
- Massa atômica e molecular; o conceito de mol, massa molar e volume molar.
- Determinação de fórmulas percentuais e mínimas; relações quantitativas para espécies químicas.
- Relações quantitativas ponderais e volumétricas em reações químicas.



– Compostos inorgânicos
- Processos de ionização e de dissociação iônica (teoria de Arrhenius).
- Compostos inorgânicos: conceitos, classificações, propriedades gerais, nomenclatura dos principais compostos; principais reações envolvendo estes compostos.
- Conceitos ácido-base de Brönsted-Lowry e Lewis.



– Reações químicas envolvendo compostos inorgânicos
- Representação de reações químicas através de equações; ajuste de coeficientes.
- Reações de oxirredução: cálculos e significado do número de oxidação; identificação de oxidante, redutor, oxidação e redução; ajuste de coeficientes pela oxirredução.
- Reações de síntese, análise, troca simples e dupla troca: identificação, previsão de ocorrência e dos produtos formados.



– Compostos orgânicos
- Características gerais dos compostos de carbono e cadeias carbônicas.
- Identificação, nomenclatura e determinação de fórmulas molecular e estrutural plana de hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas e haletos orgânicos.
- Aplicações dos principais compostos orgânicos naturais e sintéticos.
- Estudo comparativo das propriedades dos compostos orgânicos: ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, densidade, caráter ácido e básico.
- Isomeria plana e espacial.
- Fontes naturais de compostos orgânicos: gás natural, petróleo e derivados, hulha e derivados, xisto betuminoso.
- Compostos orgânicos de importância biológica: glicídios; lipídios (glicerídios, sabão e detergência); aminoácidos e proteínas.



– Reações químicas envolvendo compostos orgânicos
- Reações orgânicas: reações de oxirredução envolvendo álcoois, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos e combustões totais e parciais; esterificação e hidrólise de ésteres; reações de adição de H2, X2 e H2O a alcenos e alcinos; reações de substituição: alquilação, halogenação, sulfonação e nitração do benzeno, halogenação de alcanos; reações de eliminação em álcoois e haletos.



– Soluções
- Expressões de concentração para soluções: concentração comum, quantidade de matéria por volume, porcentagem em massa e volume.
- Diluição e mistura de soluções; volumetria de neutralização.
- Estudos qualitativos de propriedades coligativas; relações comparativas de efeitos coligativos em soluções moleculares e iônicas.



– Energia térmica em reações químicas
- Efeitos energéticos nas reações químicas, Calor de reação e variação de entalpia em reações endo e exotérmicas.
- Características das equações termoquímicas.
- Fatores que influem na variação de entalpia de reações.
- Entalpias de formação, de combustão, de neutralização e de ligação.
- Cálculos da variação de entalpia pela lei de Hess e pelas entalpias de ligação.



– Velocidade das reações químicas
- Noções sobre a teoria das colisões e a teoria do complexo ativado, energia de ativação.
- Fatores que influem na velocidade das reações.
- Expressão quantitativa da velocidade da reação: Lei de Guldberg-Waage e suas limitações.



– Estudo dos processos químicos reversíveis
- Características e condições do equilíbrio químico.
- Análise de gráficos representativos do equilíbrio químico.
- Estudo quantitativo do equilíbrio químico: Kc e Kp.
- Deslocamento de equilíbrio químico; o princípio de Le Chatelier.
- Equilíbrios iônicos: características; lei da diluição de Ostwald; efeito do íon comum.
- Equilíbrio iônico da água: relações qualitativas das concentrações de H+ e OH- nas soluções de ácidos, bases e sais; relações quantitativas para soluções de ácidos e bases; o conceito de pH e pOH (usos, escalas, indicadores e cálculos).



– Energia elétrica e as reações químicas
- Produção de corrente elétrica e células galvânicas: componentes, potencial padrão de eletrodos, série de potenciais, características gerais de pilhas e baterias de uso mais comum
- Eletrólise e células eletrolíticas: componentes, produtos formados a partir de soluções aquosas e ígneas, leis de Faraday.





PROGRAMA DE BIOLOGIA



Este programa envolve conhecimentos relativos à Biologia, estudados nos diferentes níveis de ensino.

Espera-se que o candidato possua um conhecimento abrangente e integrado dos fenômenos que compõem o mundo biológico, tendo condições de:

- caracterizar fenômenos e processos biológicos;

- estabelecer relações entre diferentes conceitos, processos, fenômenos e modelos que fazem parte do campo de conhecimento da Biologia;

- analisar/interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas, situações e simulações propostas;

- aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de situações-problema, na análise de fatos e informações veiculadas pelos diferentes meios de informação.

A prova procurará enfatizar as abordagens evolutiva e ecológica dos diferentes temas, buscando analisar e interpretar o mundo biológico no contexto da vida cotidiana.

– Organização dos seres vivos
- Composição química.
- Estrutura, funcionamento e diversidade das células.
- Divisão celular.
- Diferenciação celular e os tecidos animais e vegetais.

– Diversidade dos seres vivos
- Origem da vida e evolução dos principais grupos.
- Caracterização.
- Estrutura e função (funcionamento).

– Continuidade da vida
- Reprodução, crescimento e desenvolvimentos dos seres vivos.
- Hereditariedade.
- Processos evolutivos.

– Seres vivos e ambiente em interação
- Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
- Dinâmica das comunidades biológicas.
- Conservação da natureza.





PROGRAMA DE MATEMÁTICA



A prova de Matemática do Concurso Vestibular da UFRGS, pretende identificar o aluno matematicamente alfabetizado, capaz de ler, compreender, interpretar e resolver situações-problema apresentados na linguagem do cotidiano, na simbólica ou na linguagem dos gráficos, diagramas e tabelas. Privilegia, ao invés da memorização de definições, teoremas e fórmulas isoladas, a capacidade do candidato usar o pensamento dedutivo e indutivo, o combinatório, o estimativo, o geométrico e o algébrico, entre outros, para resolver problemas e estabelecer conexões entre várias áreas dentro da própria Matemática. Enfatiza, pois, mais os conceitos e as idéias matemáticas, do que os símbolos e os procedimentos de cálculo longos e formais. Apresenta, quando possível, questões que envolvam uma visão integrada da Matemática com outras áreas de conhecimento do candidato. As questões propostas abrangem conteúdos de 1° e 2° graus, que possam servir de subsídio para os estudos posteriores do aluno nos diferentes cursos de graduação.

– Conjuntos Numéricos
- Números naturais e inteiros: números primos e compostos; decomposição em fatores primos; divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
- Números racionais: operações com frações, com representações decimal e em notação científica; razões, proporções, porcentagem e juros.
- Números reais: operações e propriedades; simplificação de expressões numéricas e algébricas; ordem, valor absoluto e desigualdades. Intervalos: representação gráfica e operações.
- Números complexos: expressões algébrica, geométrica e trigonométrica; operações na forma algébrica.

– Variáveis e Funções
- Variáveis discretas e contínuas; grandezas diretamente e inversamente proporcionais; construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas.
- Funções reais de variável real: domínio e imagem; classificação quanto ao crescimento; representação gráfica de y=f(x) e de suas transformadas (y=f(x+k),y=f(x)+k, y=f(k*x) E y=k*f(x), com k constante real não nula); função inversa; resoluções algébrica e gráfica de equações e de inequações.
- Função linear e afim: expressão algébrica; construção e interpretação de gráficos (raiz, coeficientes angular e linear); resoluções algébrica e gráfica de inequações de 1° grau.
- Função quadrática: expressão algébrica; construção e interpretação de gráficos (raízes, pontos de máximo e de mínimo, concavidade); resoluções algébrica e gráfica de inequações de 2° grau.

– Progressões
- Seqüências numéricas: descrição pelo termo geral e por recorrência; construção e interpretação de gráficos.
- Progressões Aritméticas: termo geral, interpolação e soma dos termos.
- Progressões Geométricas: termo geral, interpolação e soma dos termos.

– Logaritmo e Exponencial
- Funções exponenciais: expressão; construção e interpretação de gráficos; propriedades.
- Funções logarítmicas: expressão; construção e interpretação de gráficos; propriedades.
- Equações exponenciais e logarítmicas: resolução.

– Polinômios
- Polinômios: grau e propriedades; operações; teorema do resto.
- Equações algébricas: resolução (raízes simples e múltiplas, racionais e complexas); teorema fundamental da Álgebra.
- Funções algébricas: expressão; construção e interpretação de gráficos (raízes, sinal).

– Trigonometria
- Arcos e ângulos: medidas (graus e radianos), conversão de medidas.
- Relações trigonométricas nos triângulos retângulos: seno, cosseno e tangente.
- Funções trigonométricas circulares: expressão; construção e interpretação de gráficos; periodicidade; valores das funções nos arcos básicos.
- Relações fundamentais: identidades trigonométricas simples; fórmulas da adição e subtração de arcos.
- Resolução de triângulos quaisquer: leis dos senos e dos cossenos.

– Geometria Euclideana Plana
- Figuras geométricas planas: retas, semiretas, segmentos; ângulos; elementos, propriedades e construção de polígonos (triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio e hexágono regular) e do círculo; relações de congruência e semelhança.
- Áreas e perímetros: polígonos; círculos e partes do círculo.
- Relações métricas: nos triângulos, polígonos, polígonos regulares e círculos; inscrição e circunscrição de polígonos e círculos.

– Geometria Espacial
- Figuras geométricas espaciais: poliedros e poliedros regulares.
- Áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas e partes da esfera.
- Relações métricas: inscrição e circunscrição de sólidos.

– Geometria Analítica Plana
- Pontos: coordenadas cartesianas e polares; distância entre dois pontos e ponto médio em coordenadas cartesianas.
- Retas: equações geral e reduzida; construção e interpretação gráfica; condições de paralelismo e perpendicularismo; intersecção de retas; distância de ponto à reta e entre retas paralelas.
- Círculo: equações normal e reduzida; construção e interpretação gráfica.
- Posições relativas entre pontos, retas e círculos.

– Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
- Matrizes: construção, operações e propriedades.
- Determinantes: cálculo e propriedades.
- Sistemas lineares m x n, com m, n < 4: discussão e resolução.

– Análise Combinatória e Probabilidade
- Princípios de contagem.
- Permutações, arranjos e combinações simples.
- Binômio de Newton: desenvolvimento e termo geral.
- Probabilidade: espaço amostral; resultados igualmente prováveis; probabilidade condicional e eventos independentes.





PROGRAMA DE FÍSICA

(redação dada pela Resolução nº 272004 do CEPE)

A prova de Física do Vestibular da UFRGS procurará avaliar a compreensão que os candidatos têm dos conceitos e teorias físicas - clássicas e modernas - envolvidas nos conteúdos abaixo relacionados. A ênfase dada à prova será conceitual, buscando-se verificar a capacidade de raciocínio dos candidatos e não a simples memorização de fórmulas e definições.

Com o objetivo de priorizar conceitos e teorias, ao invés de fórmulas e definições, a prova enfatizará, através de questões e problemas, a aplicação do conhecimento físico na interpretação de fenômenos naturais, de fatos da vida cotidiana, bem como de experimentos simples.



Cinemática

-         Movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado.

-         Posição e deslocamento e sua relação com o tempo.

-         Aceleração média e aceleração instantânea.

-         Representação gráfica, em função do tempo, do deslocamento, da velocidade e da aceleração.

-         Movimentos bidimensionais. Movimento de projéteis.

-         Movimento circular uniforme: velocidades angular e tangencial, período e freqüência.

-         Aceleração centrípeta.

-         Movimento harmônico simples: equações do deslocamento, da velocidade e da aceleração. Relação entre deslocamento e aceleração no movimento harmônico simples.

-         Oscilador massa-mola. Força restauradora. Pêndulo simples.



Dinâmica

-         Ponto material e sistemas de referência.

-         Força resultante, massa e aceleração.

-         As três leis de Newton e suas aplicações.

-         Movimentos de uma partícula sob a ação de forças.

-         Composição vetorial de forças exercidas sobre um corpo ou partícula.

-         Estática. Centro de gravidade.



Gravitação

-         Contextualização histórica.

-         Lei de Newton da atração gravitacional.

-         Movimentos de planetas e satélites. Leis de Kepler.



Quantidade de movimento linear e sua conservação

-         Impulso de uma força.

-         Quantidade de movimento linear de uma partícula e de um sistema de partículas.

-         Lei da conservação da quantidade de movimento linear e suas aplicações.

-         Centro de massa de um sistema. Movimento do centro de massa.



Trabalho e energia

-         Trabalho de uma força constante ou variável.

-         Trabalho e energia cinética.

-         Noções de campo.

-         Forças conservativas e conservação da energia mecânica.

-         Trabalho de forças conservativas. Energia potencial.

-         Trabalho de forças não-conservativas.

-         Conservação da energia total.

-         Interpretação geométrica do trabalho.

-         Potência.

-         Máquinas simples.



Fluidos

-         Massa específica. Densidade.

-         Pressão.

-         Variação da pressão em um líquido incompressível em função da profundidade.

-         Princípio de Pascal.

-         Princípio de Arquimedes.



Termodinâmica

-         Temperatura, escalas termométricas (Kelvin e Celsius).

-         Lei zero da termodinâmica.

-         Calor como energia em trânsito.

-         Transmissão de calor.

-         Dilatação térmica.

-         Capacidade térmica e calor específico.

-         Mudanças de fase. Calor latente.

-         Gás ideal. Lei dos gases ideais.

-         Energia interna e Primeira Lei da Termodinâmica. Aplicações.

-         Transformações termodinâmicas.

-         Teoria cinética dos gases. Relação entre energia cinética e temperatura.

-         Fenômenos reversíveis e irreversíveis.

-         Máquinas térmicas e Segunda Lei da Termodinâmica.

-         Conceito de entropia. Degradação de energia.



Ondas mecânicas e eletromagnéticas

-         Osciladores harmônicos simples acoplados.

-         Ondas transversais e longitudinais.

-         Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas: velocidade de propagação, comprimento de onda, freqüência e período.

-         Ondas em uma corda: propagação, superposição, reflexão, transmissão, interferência e ondas estacionárias.

-         Ressonância.

-         Ondas sonoras: intensidade e nível de intensidade, freqüência, altura, timbre, espectro sonoro e velocidade de propagação.

-         Batimentos.

-         Efeito Doppler.

-         Luz: natureza e propagação.

-         O espectro eletromagnético.

-         Óptica geométrica: reflexão e refração.

-         Espelhos e lentes. Instrumentos ópticos. Visão.

-         Óptica Ondulatória: interferência, difração, polarização e efeito Doppler da luz.



Eletricidade e Magnetismo

-         Eletrostática: carga elétrica e sua conservação.

-         Processos de eletrização.

-         Lei de Coulomb.

-         Campo elétrico.

-         Energia potencial elétrica, potencial elétrico e diferença de potencial.

-         Corrente elétrica, resistência elétrica e resistividade, tensão, força eletromotriz e potência elétrica.

-         Condutores e isolantes. Condutores ôhmicos e não-ôhmicos.

-         Circuitos elétricos simples.

-         Campo magnético: lei de Ampère e lei de Biot-Savart, campo magnético e corrente elétrica, forças exercidas sobre cargas elétricas por campos magnéticos, forças exercidas sobre condutores percorridos por corrente elétrica.

-         Noções sobre propriedades magnéticas da matéria.

-         Lei de Faraday: fluxo magnético e sua variação, força eletromotriz induzida.

-         A Lei de Lenz e o sentido da corrente elétrica induzida.

-         Campo magnético produzido por variação de fluxo elétrico.

-         Medidas elétricas: princípios de funcionamento de medidores de intensidade de corrente, de diferença de potencial e de resistência elétrica.



Elementos de Física Moderna

-         Radiação térmica de um corpo negro. O espectro da radiação térmica.

-         A natureza corpuscular da radiação eletromagnética. Efeito fotoelétrico.

-         Fótons. Relação entre a energia do fóton e a freqüência ou o comprimento de onda da radiação eletromagnética.

-         Dualidade onda-partícula. Relação entre a quantidade de movimento do fóton e o comprimento de onda a ele associado.

-         Noções de Relatividade Restrita: postulados de Einstein, dilatação temporal e contração de Lorentz.

-         A estrutura atômica: partículas atômicas, composição e características do núcleo atômico, espalhamento.

-         Modelos atômicos de Rutherford e de Bohr.

-         Quantização da energia, níveis de energia e transições atômicas.

-         Radioatividade: raios X, radiação alfa, radiação beta e radiação gama.

-         Reações nucleares.

-         Radiações nucleares: riscos e precauções.

-         Vantagens e desvantagens da energia nuclear.

-         Partículas elementares.



Bibliografia recomendada:



Máximo, A. e Alvarenga, B. Curso de Física – São Paulo: Scipione, 2000.

Gaspar, A. Física – São Paulo: Ática, 2001.

Hewitt, P. Física Conceitual – Porto Alegre: Bookman, 2000.



PROGRAMA DE HISTÓRIA



A prova de História da UFRGS objetiva a valorização deste campo do conhecimento através da compreensão, da reflexão e do posicionamento dos candidatos sobre o processo histórico que envolve as diversas sociedades humanas no tempo e no espaço, com base nas relações sociais concretas e nas respectivas contradições resultantes.

O candidato deve considerar que o programa de História fundamenta-se em duas premissas:

a) a importância da experiência histórica socialmente acumulada para a apreensão da dinâmica do processo, especialmente nas suas manifestações mais contemporâneas;

b) o reconhecimento da existência de articulações entre as diferentes dimensões (local, regional e mundial), além das interligações entre o específico e o geral. Nesse sentido, além do que é peculiar, faz-se necessário perceber o inter-relacionamento entre a História do Rio Grande do Sul, do Brasil, da América Latina e Mundial.



HISTÓRIA GERAL

– As Sociedades Primitivas
- Da sociedade de caçadores e coletores ao surgimento da agricultura.
- Dos primeiros grupos sociais ao aparecimento do Estado.

– As Sociedades do Antigo Oriente Médio
- Relações sociais e de produção.

– As Sociedades Escravistas
- A escravidão em Grécia e Roma: contradições e organização do Estado.

– As Sociedades Feudal e Islâmica
- O fortalecimento dos senhores feudais e o papel da Igreja.
- As classes fundamentais do regime feudal e a base econômica.
- A expansão árabe e a difusão do Islamismo.
- As contradições do sistema feudal, o surgimento dos burgos.

– A formação da Sociedade Capitalista
- A ascensão da burguesia, a expansão marítima européia, o Renascimento, a Reforma e a formação do Estado Nacional.
- O antigo sistema colonial.
- As revoluções burguesas, a Revolução Industrial e relações de produção.
- As emancipações políticas na América Latina.

– Desenvolvimento e consolidação da sociedade capitalista: século XIX: Conservadorismo x Liberalismo e Liberalismo x Socialismo
- Os Nacionalismos.
- O Imperialismo e o colonialismo.
- A Primeira Guerra Mundial.

– Sociedade capitalista: século XX: a Revolução de Outubro de 1917, o Entre guerras e a Segunda Guerra Mundial, a Descolonização e a Guerra Fria
- O Nazi-facismo e a Crise de 1929.
- A Segunda Guerra Mundial, a Descolonização e a Guerra Fria: o nacionalismo, o populismo e os movimentos revolucionários.
- Os regimes militares na América Latina.

– Globalização e Fragmentação
- A desagregação do campo socialista e seus efeitos.
- Tribalização dos conflitos (Oriente Médio, Somália, África, América Latina, etc.).
- O neoliberalismo e o fim do Estado de "bem estar social".
- O fenômeno da globalização.



HISTÓRIA DO BRASIL

– A colonização: fundamentos e conjuntura
- Ocupação territorial e delimitação das fronteiras: o caso do Rio Grande do Sul.

– A crise do antigo sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil
- O fim do pacto colonial.
- O contexto e o significado da emancipação política.

– Império
- As bases do Império e suas contradições: a escravidão e o aparecimento de novas formas de trabalho.
- A imigração açoriana e ítalo-germânica no Rio Grande do Sul.
- As rebeliões regionais e a Guerra dos Farrapos.
- A política externa.
- A crise do Império e a proclamação da República.

– A República Oligárquica
- A hegemonia dos cafeicultores, coronelismo e movimentos de oposição.
- O positivismo e o PRR no Rio Grande do Sul.
- A crise da oligarquia cafeeira.

– A nova conjuntura internacional e o populismo no Brasil
- O período de Getúlio Vargas.
- A redemocratização e o trabalhismo no Rio Grande do Sul.
- O modelo de industrialização e o desenvolvimento econômico.
- A crise do populismo e o golpe militar de 1964.

– A República após 1964
- Regime militar: novo modelo político e econômico.
- Estado autoritário: repressão e resistência.
- A abertura e reorganização das estruturas de poder.
- O Brasil na era da globalização.
- O Rio Grande do Sul atual e as relações platinas.





PROGRAMA DE GEOGRAFIA



A prova de Geografia objetiva avaliar a capacidade do aluno em compreender, interpretar, analisar e sintetizar as relações dinâmicas entre sociedade e natureza, e a sua capacidade de reflexão crítica frente à realidade contemporânea.

O vestibulando deve demonstrar aptidão para:

a) compreender a natureza a partir de sua dinâmica e sua sensibilidade à ação antrópica;

b) reconhecer os processos que regem a estruturação do espaço geográfico como manifestações concretas das relações sociais;

c) identificar e localizar elementos e processos dos quadros natural, social, político e econômico, nas diferentes dimensões de escala espaço-temporal;

d) compreender conceitos, fatos e processos em diferentes contextos geográficos;

e) interpretar mapas, tabelas, gráficos, textos, desenhos e equivalentes, estabelecendo comparações, relações e formulando conclusões.



O programa apresentado a seguir tem como objetivo orientar o candidato em seus estudos de Geografia:



A DINÂMICA DA NATUREZA E A QUESTÃO AMBIENTAL



– Elementos do Universo
- O sistema solar.
- A Terra e a Lua.

– Noções Espaciais
- Meios de orientação.
- Movimentos da Terra e suas conseqüências
- Fusos horários.

– Noções de Cartografia
- Coordenadas geográficas.
- Interpretação de mapas.
- Escalas.
- Projeções cartográficas.
- Sensoriamento remoto e geoprocessamento.

– Elementos de Geologia
- Estrutura da Terra.
- Rochas e minerais.
- Evolução da Terra.
- Tectônica de placas.

– Geomorfologia
- Classificação das formas de relevo.
- Agentes de formação do relevo.
- A sociedade e as transformações no relevo.

– Solos
- Formação.
- Classificação.
- Conservação.

– Atmosfera e Clima
- Composição da atmosfera.
- Camadas da atmosfera.
- Tempo e clima.
- Elementos do clima.
- Ventos e massas de ar.
- Correntes marítimas.
- Distribuição e tipos de clima.

– Vegetação
- Grandes formações vegetais.
- Fatores de distribuição da vegetação.
- Formas de extrativismo vegetal.
- Atividade agroflorestal.

– Hidrografia
- O ciclo hidrológico.
- Oceanos.
- O clima e o regime fluvial.
- Dinâmica fluvial.
- Utilização dos rios.
- Lagos.
- Poluição hídrica.

– Problemas e Questões Ambientais Globais
- Camada de ozônio.
- Precipitação e chuva ácida.
- Efeito Estufa.
- Desertificação.
- Biodiversidade.
- Políticas e legislação ambiental.



AS RELAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO HOMEM NO ESPAÇO



– A Organização do Espaço Mundial
- A nova ordem mundial: transformações políticas e econômicas.
- Alianças e disputas entre as grandes potências.
- Interdependência e desigualdade nas relações entre as grandes potências e os demais países.
- Os blocos econômicos e os sistemas comerciais.
- Os grandes focos de tensão no mundo atual.
- As questões ambientais de caráter mundial: problemas comuns e específicos dos países ricos e pobres.
- A questão da Antártica.

– As Atividades Econômicas
- Agricultura
- evolução da agricultura;
- a modernização na agricultura;
- os principais mercados agrícolas;
- Recursos Naturais
- energéticos;
- minerais;
- Indústria
- concentração industrial;
- fatores de localização e desenvolvimento industrial;
- tipos de indústrias;
- as regiões industriais principais e periféricas;
- Transportes
- os sistemas de transporte;
- o transporte urbano;
- Redes e fluxos
- a circulação de mercadorias e serviços;
- as redes de telecomunicações;
- Os sistemas financeiros

– A População e sua Dinâmica Espacial
- Estrutura, crescimento e distribuição.
- Condições de vida e trabalho.
- Os movimentos sociais urbanos e rurais.
- Mobilidade espacial da população.

– A Estruturação do Espaço Agrário
- Sistemas agropecuários.
- Problemas ambientais no espaço agrário.
- Estrutura fundiária e reforma agrária.

– O Processo de Urbanização
- Estrutura urbana.
- Problemas decorrentes da urbanização.
- Tendências da urbanização.
- Os sistemas urbanos.



OBSERVAÇÃO: Em todos os temas abordados no programa deverá ser dada ênfase ao Brasil e ao Rio Grande do Sul.