Você está aqui: Página Inicial

Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

INFORME CEUA: Nova portaria da CEUA regulamenta a aquisição/doação de animais de estabelecimentos e instituições externas para criação, manutenção e experimentação nas instalações da UFRGS.

Acesse em:

http://www.ufrgs.br/ceua/ceua-1/oficios/oficio-circular-01-2020/view

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INFORME CONCEA:

Neste cenário mundial de emergência e incertezas, em função da pandemia do COVID-19, o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal - Concea vem junto às Instituições e suas Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs ratificar que o cuidado dos animais é uma atividade essencial e deve ser mantida com prioridade em situações como a que estamos vivenciando.

As instituições de pesquisa e ensino bem como as CEUAs têm autonomia para elaborar planos de contingência para situações como esta. É importante que este planejamento siga as normas do Concea e da CEUA institucional além dos demais diplomas legais, para não colocar em risco o bem-estar dos animais e a segurança dos profissionais.
[https://correio.mctic.gov.br/public/signature/bottom.jpg]
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos exclusivamente via correio eletrônico: concea@mctic.gov.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

IFORME CEUA: 8ª edição do Curso Teórico- Prático do CREAL/UFRGS

 

O CREAL/UFRGS estará promovendo, de 09 a 03 de novembro de 2020, a  8ª edição do Curso Teórico Prático do CREAL . As inscrições iniciam no dia 13/10, através do Portal de Extensão da UFRGS. Excepcionalmente, o módulo teórico será na modalidade EAD e não haverá módulo prático.

Programação e demais informações no link a seguir http://www.ufrgs.br/creal/inscricoes-8-ed.


No curso serão abordados os aspectos básicos da pesquisa com roedores, focando na realidade da nossa instituição(CREA-UFRGS). Além disso, a carga-horária e o conteúdo programático da parte teórica foram adequados para atender ao disposto na Resolução Normativa Nº39 do CONCEA. Essa RN dispõe sobre restrições ao uso de animais em procedimentos classificados com grau de invasividade 3 e 4 e exige que todas as pessoas envolvidas na execução desses procedimentos possuam capacitação legal e ética. Atualmente ela está suspensa, porém entrará em vigor em 31/05/2021.

Email para incrição: creal_inscricao@ufrgs.br

Site CREAL UFRGS:  www.ufrgs.br/creal

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Comissão de Ética no Uso de Animais da UFRGS (CEUA-UFRGS) foi instituída em 9 de outubro de 2009. Suas atribuições e competências são definidas conforme o disposto na Lei 11.794/08 e em resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).


A CEUA-UFRGS é integrada por representantes das seguintes unidades acadêmicas: Centro de Reprodução e Experimentação de Animais de Laboratório (CREAL), Faculdade de Agronomia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Veterinária, Instituto de Biociências, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Instituto de Psicologia, e um representante de uma organização não governamental de defesa dos animais. É uma Comissão ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ-UFRGS), com regimento próprio.

Todos os projetos de pesquisa e planos de aulas práticas envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito da UFRGS, devem ser submetidos à análise pela CEUA, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.

Os projetos de pesquisa devem ser aprovados pela Comissão de Pesquisa das Unidades (COMPESQ), que os encaminhará à CEUA, via Portal da UFRGS. Os planos de aula devem ser aprovados pelas respectivas Comissões de Graduação (COMGRAD) e Comissões de Pós-Graduação (COMPÓS), e encaminhados via sistema SEI-UFRGS (https://sei.ufrgs.br).

Antes de encaminhar projetos e planos de ensino, leia atentamente as orientações abaixo!


 

Os projetos e planos de aula serão encaminhadas a um relator, que elaborará um parecer consubstanciado quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da plenária da Comissão, que emitirá o parecer final. A CEUA reúne-se ordinariamente a cada quinze dias, nas segundas-feiras, às 14:00 horas. Veja cronograma de reuniões.

 


« Outubro 2020 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Visitante: contador de visita para blog