Você está aqui: Página Inicial NOTICIAS UNB tem vagas reservadas em mestrado, exclusivas para técnico-administrativos em educação

UNB tem vagas reservadas em mestrado, exclusivas para técnico-administrativos em educação

UnB Agência

CAPACITAÇÃO - 23/02/2011

UnB vai abrir dois novos mestrados para servidores

 

Seleção para os cursos de Educação e Economia serão abertas ainda este ano. Universidade já oferece outros dois mestrados exclusivos para os trabalhadores


Francisco Brasileiro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

 

A Universidade de Brasília vai oferecer vagas em dois novos cursos de mestrado reservadas exclusivamente para servidores: educação e economia com área de concentração em finanças públicas. As novas opções foram apresentadas pela decana de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), Denise Bomtempo, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, em encontro que contou com aproximadamente cem trabalhadores. Os cursos, já criados dentro da UnB e aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), só dependem agora do agendamento de uma data para iniciarem.

São 25 vagas reservadas exclusivamente para os trabalhadores no curso da economia. Na educação ainda não está definido o número de vagas, que serão divididas entre servidores da UnB e do Ministério da Educação (MEC). A UnB já oferece os mestrados profissionais em Administração Pública e em Turismo para os servidores, com 10 e cinco vagas respectivamente. Os cursos podem ser feitos por todos que concluíram um curso de graduação.

Os mestrados profissionais fazem parte da política da Administração da UnB de capacitação de servidores. “A abertura de vagas na pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), partiu de uma demanda dos próprios servidores”, explicou a professora Denise Bomtempo. A reunião contou também com a participação da decana de Gestão de Pessoas (DGP), Gilca Starling e a diretora de capacitação, desenvolvimento e educação do servidor, Fátima Bruno, que falaram sobre a política de capacitação da universidade.

QUALIDADE – Segundo a decana, abrir as vagas para os servidores não é um processo simples, já que depende da negociação com os programas de pós-graduação (PPGs). “Precisamos garantir que a abertura de um mestrado profissional aconteça com garantia de qualidade tanto para o novo curso quanto para as atividades já realizadas no PPG”, destacou a decana.

Denise explica que a criação de novos cursos está condicionada a exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “É necessário, por exemplo, nos mantermos no limite de oito orientandos por professor de um PPG”, conta. Segundo a decana, o DPP ainda está em negociação com outros PPGs para a abertura de outros curso em áreas de interesse dos servidores.

RENOVAÇÃO – Fátima Bruno, coordenadora do Programa de Capacitação para os Servidores da UnB (PROCAP), ressaltou a importância da instituição investir na qualificação de seus próprios quadros. “Essa é uma das formas essenciais para melhorar a gestão da universidade”, afirma. O programa já oferece cursos de capacitação em Formação Gerencial, Iniciação ao Serviço Público, Informática Básica e Gestão Pública. Além da especialização Lato Sensu em Gestão Universitária, que já formou mais de 200 servidores em seis anos de existência.

O PROCAP também oferece cursos preparatórios para as seleções dos mestrados. “Os cursos são marcados de acordo com a data da seleção e começam de 6 meses a 1 ano antes da seleção”, explica Fátima.

Mais informações sobre os cursos podem ser acessadas no site do DGP ou pelo email procap@unb.br.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Desenvolvido e Administrado por Silvio Roberto Ramos Corrêa