Você está aqui: Página Inicial Institucional Sobre

Sobre

O Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE) é um Órgão Auxiliar da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CISADE foi criado em 10 de julho de 2015 pelo Conselho Universitário (Decisão CONSUN nº 250/2015).

O Centro Interdisciplinar em Sociedade, Desenvolvimento e Ambiente (CISADE) tem como objetivos:

  • Propiciar um ambiente científico capaz de transcender as limitações da estrutura disciplinar, congregando ações de pesquisa, ensino e extensão de caráter inter/ multidisciplinar e multi-institucional;
  • Disponibilizar uma estrutura administrativa adequada às novas necessidades da pesquisa, extensão e ensino;
  • Promover reflexões acerca de temas ligados à sociedade, ao ambiente e aos dilemas do desenvolvimento;
  • Fortalecer institucionalmente a comunidade científica em sua atuação social;
  • Promover a formação permanente de pesquisadores, docentes e demais atores sociais.


O crescente transbordamento da discussão das questões do desenvolvimento para além das fronteiras do campo disciplinar da economia obriga que profissionais de diferentes formações tenham que se dedicar simultaneamente à analise da(s) realidade(s) em questão, privilegiando-se as análises multi e interdisciplinares sem prescindir das sólidas bases disciplinares.

Como demonstram variadas evidências, a compreensão fragmentada e extremamente particularizada da sociedade contemporânea centrada em processos singulares, abordagens espaciais reduzidas e atividades específicas, vem demonstrando não ser mais adequada aos tempos recentes. A necessidade de analisar as estruturas sociais de forma abrangente e interdependente, introduzindo variados enfoques interpretativos, oriundos de diversos campos disciplinares, assim conformando uma nova e ampliada perspectiva do desenvolvimento, necessariamente multidisciplinar e multifacetado, é uma necessidade em nossos dias.

Há hoje uma ampla aceitação de que as fronteiras conceituais e metodológicas que se ergueram entre as ciências, ao longo de sua evolução, devem ser transpostas para o trato da problemática ambiental e para a eventual proposição ou aplicação de planos de desenvolvimento ou gestão de recursos naturais. O CISADE se constitui como um espaço acadêmico de interface entre as ciências da sociedade e da natureza, promovendo aportes metodológicos, conceituais e instrumentais fortemente integrados e interativos, que procuram ir muito além da simples justaposição disciplinar.

O CISADE desenvolve ações em pesquisa, ensino e extensão que promovam a identificação, análise e avaliação dos problemas ambientais decorrentes do processo de transformações econômicas e sociais. Nesse sentido, reforça-se a pretensão que o enfoque e a prática interdisciplinares, relacionados com a reflexão dos problemas concretos do desenvolvimento, norteiem as preocupações com a sustentabilidade dos sistemas naturais e sociais.

Com estas iniciativas, pretende-se que a interdisciplinaridade seja assim vista como um processo de conhecimento resultante da própria natureza do campo ambiental e da problemática do desenvolvimento sustentável, que se insere na relação existente entre natureza e sociedade. O CISADE busca promover e reforçar a indissociabilidade das atividades de formação, extensão e pesquisa. As atividades de formação fornecem os instrumentos conceituais e metodológicos que propiciam um enfoque interdisciplinar da problemática socioambiental. A pesquisa tem a função central de proporcionar a aprendizagem das práticas concretas desses instrumentos.

O CISADE se constitui, portanto, em um espaço de reflexão teórica e de prática de pesquisa, a partir da interação de profissionais já formados e especializados em suas respectivas áreas de conhecimento e, de preferência, já envolvidos com a temática do meio ambiente e desenvolvimento.

Para a realização de suas atividades, o CISADE tem à sua disposição prédio localizado na Avenida João Pessoa, 31. Conta com destaque orçamentário, dispõe de um corpo de servidores técnico administrativos composto por 8 (oito) profissionais servidores-administrativos.

O CISADE disponibiliza a infraestrutura física e em pessoal para o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e do curso de graduação em Desenvolvimento Rural na modalidade a distancia (PLAGEDER). O CISADE acolhe igualmente inúmeros grupos e núcleos de pesquisa e extensão. Também disponibiliza gabinetes de trabalho para professores (20), salas administrativas (4), salas para estudos dos discentes (3), sala de reuniões (1), estúdio de vídeo (1) e salas de aula (2) para atividades de ensino, pesquisa e extensão no escopo de sua área de atuação.