Carga Horária PDF Print E-mail

Carga Horária Total do Curso

Núcleo Básico: 98 Créditos

Disciplinas Obrigatórias na Habilitação: 142 Créditos

Disciplinas Obrigatório/Alternativas: 12 Créditos

Disciplinas Eletivas: 04 créditos

Subtotal em Horas: 2.370 horas

 

Trabalho de Conclusão: 600 horas

Estágio Supervisionado: 375 horas

Atividades Complementares: 09 Créditos

Subtotal em Horas: 1.110 horas

 

Total de Créditos: 167 Créditos / 2.505 horas

Créditos Convertidos (TCC + Estágio): 65 Créditos / 975 Horas

Total Geral em Créditos: 232 Créditos

Total Geral em Horas: 3.480 horas

 

O Curso de Biotecnologia, modalidade Bacharelado, foi projetado com um total de 167 créditos, sendo sendo 142 créditos obrigatórios, 9 créditos em atividades complementares e 12 créditos obrigatório-alternativos. A duração prevista do curso é de oito semestres, com uma duração máxima permitida de 16 semestres e mínima de seis semestres para o ingresso de alunos de cursos correlatos.

O Curso é dividido em dois núcleos, sendo o primeiro denominado Núcleo Básico e o segundo denominado Núcleo de Habilitação.

O Núcleo Básico correspondente aos quatro primeiros semestres, é composto por 98 créditos obrigatórios, divididos entre disciplinas de caráter formativo básico das áreas de biologia (44 créditos), matemática e física (14 créditos), química (21 créditos), informática (4 créditos) e interdisciplinar (6 créditos). Em cada semestre está prevista a matrícula em no máximo 24 créditos de disciplinas, deixando o aluno com carga horária livre para a realização estágios de Iniciação Científica (ou nas disciplinas de Atividade Orientada I e II) e outras atividades, que são valorizados como créditos em atividades complementares.

O Núcleo de Habilitação, correspondente aos quatro últimos semestres, é definido por 63 créditos, sendo 42 obrigatórios, 12 obrigatório-alternativos e 9 créditos em atividades complementares. Os créditos obrigatórios correspondem a disciplinas de caráter obrigatório (total de 42 créditos) para cada uma das habilitações oferecidas (Biotecnologia Molecular e Bioinformática), ao Estágio Curricular Supervisionado (375 horas) e ao Trabalho de Conclusão de Curso (600 horas). O semestre sugerido para a realização do Trabalho de Conclusão e do Estágio Curricular é o sétimo e oitavo semestre, respectivamente. Os créditos obrigatório-alternativos correspondem a disciplinas a serem selecionadas pelo aluno dentre um elenco que inclui 21 disciplinas, correspondentes a um espaço de definição formativa escolhido pelo próprio aluno. A flexibilidade curricular é proporcionada pela disponibilidade destas diversas disciplinas obrigatório-alternativas oferecidas por diferentes departamentos como o de Biologia Molecular e Biotecnologia, Botânica, Físico-Química, Física, Genética, Informática e Química Orgânica, permitindo uma formação multidisciplinar e característica para cada aluno de seu Curso.

 

 

 

Ferramentas EAD

Banner
Banner
Banner

Administração



Comissão de Graduação do Curso de Biotecnologia (COMGRAD/BTC)

Instituto de Biociências
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale
Bloco IV - Prédio 43433 - Sala 208 - (51) 3308.7674 - E-mail: gradbiotec@ufrgs.br