Histórico do Curso PDF Print E-mail

O Curso de Graduação de Biotecnologia foi elaborado por um grupo de docentes dos departamentos de diferentes Institutos da nossa Universidade como: Departamentos de Biofísica, Botânica, Genética, Biologia Molecular e Biotecnologia do IB; Departamento de Microbiologia do ICBS, Departamento de Física do IF; Departamento de Informática Teórica do Inf. Pode-se evidenciar desta forma que o caráter formativo de cunho multidisciplinar da proposta do curso ocorreu desde sua concepção.

O Curso de Biotecnologia, modalidade Bacharelado, com suas duas habilitações (Biotecnologia MolecularBioinformática), possibilita a formação adequada de estudantes interessados em conhecer e explorar os sistemas biológicos, combinando uma formação multidisciplinar (integrada entre as áreas de biologia, física, química e informática), experiência técnica e treinamento, com a formação em outras áreas tais como produção, propriedade intelectual, ética, legislação, e outras. No curso, é oferecido um conjunto de atividades importantes para a formação do profissional que se dedicará ao trabalho em empresas da área de biotecnologia, institutos de pesquisa, ou continuará os estudos em nível de pós-graduação. Sendo a Biotecnologia uma área multidisciplinar, uma ampla possibilidade de interação e formação em áreas afins é oferecida junto ao Curso.

A multidisciplinaridade da proposta do Curso de Biotecnologia também é reforçada pela participação de 15 Departamentos de 06 Institutos da Universidade. O desenvolvimento das atividades do Curso procura estimular a integração das diferentes áreas tanto no ensino como na pesquisa científica. Tal estratégia possibilita aos estudantes uma visão mais integrada das diferentes áreas do conhecimento relacionadas à Biotecnologia.

Os acadêmicos graduados no Curso de Biotecnologia tem oportunidades de trabalho em novas áreas como genômica, proteômica e metabolômica, bioinformática, transgênese de microrganismos, vegetais e animais, identificação e análise de organismos geneticamente modificados ou de seus derivados, análises de DNA para fins de estudos genéticos, taxonômicos, forenses ou analíticos, síntese e aplicação de novos polímeros biodegradáveis ou de origem biológica, produção de outros biomateriais para os mais diversos fins, biocombustíveis e a biorremediação de águas, solos, efluentes industriais e outros. Com ênfases especialmente fortes em Biologia Molecular e Celular, Bioprocessos e Bioinformática, o profissional em Biotecnologia formado pela UFRGS irá ocupar uma ampla lacuna existente entre diversas profissões oficiais, atuando como verdadeiro integrador entre áreas como Física, Informática e Ciências da Vida.

Dentro dos preceitos acima discriminados, o Curso permite a formação de profissionais capazes de assumir responsabilidade técnica, firmar pareceres, assumir chefias e assessorias e planejar e executar estudos, projetos ou pesquisas científicas básicas ou aplicadas em instituições e empresas públicas ou privadas com atividades ligadas direta ou indiretamente a qualquer tipo de bioprocesso. Além das habilidades e competências essenciais para o exercício destas atividades, no Curso também fornece aos alunos todo o subsídio necessário para que ele possa, se assim o desejar, prosseguir na sua formação básica e profissional por meio de pós-graduação específica (lato e strictu sensu), capacitando-o adicionalmente para o seu exercício profissional ou para ingresso em carreira de ensino e pesquisa acadêmicos.

De acordo com os objetivos propostos, o Núcleo Básico do Curso de Biotecnologia permite aos alunos experiências de ensino-aprendizagem pelas quais os mesmos poderão adquirir conhecimentos e desenvolver competências e habilidades nas áreas de biologia, matemática, química, física e informática. O elenco de disciplinas do Núcleo Básico (quatro primeiros semestres do curso) está contemplado com todas estas áreas de conhecimento de forma integrada, e mostra a complementaridade das mesmas para o tratamento de fenômenos biológicos. A integração ocorre tanto informalmente, tratando dos mesmos fenômenos naturais em diferentes disciplinas, mas sob diferentes abordagens, como em disciplinas integrativas de caráter interdepartamental tais como (1) Biologia Celular, que integra os Departamentos de Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia, Botânica e Genética; (2) Física - Bio I, que integra os conhecimentos de matemática, física e informática; e (3) a disciplina de Gestão e Patentes em Biotecnologia, que conta também com participação de empresários da área de Biotecnologia.

Os conhecimentos adquiridos no Núcleo Básico, associados à capacidade de integração de conhecimentos teóricos e práticas multidisciplinares como as disciplinas de Atividade Orientada I (3ª. Etapa) e II (4ª. etapa), permitem que o egresso deste módulo esteja apto a ingressar com aproveitamento pleno na etapa de Habilitação, a qual permite a definição de seu perfil profissional específico. Durante as Habilitações os alunos participam da disciplina Atividade Integradora que integra os conhecimentos adquiridos em disciplinas cursadas da 1ª a 4ª etapas do curso. Esta disciplina proporciona a consolidação e aprofundamento de conhecimentos básicos e aplicados através de atividade e/ou projeto em pesquisa ou extensão dentro da temática biologia celular e molecular e bioinformática.

Outro aspecto importante do curso de Biotecnologia a ser ressaltado é o número de créditos específicos direcionados para a formação profissional nas habilitações de Biotecnologia Molecular e de Bioinformática. O curso de Biotecnologia oferece 42 créditos (6 disciplinas obrigatórias e 5 obrigatório-alternativas) na área molecular e 54 créditos (9 disciplinas obrigatórias e 5 obrigatório-alternativas) na área de informática/bioinformática para a formação de profissionais adequadamente habilitados. Atualmente, na UFRGS, nenhum outro curso de graduação apresenta este elenco de disciplinas da área molecular e também com a característica de multidisciplinaridade.

Ferramentas EAD