Atividade Orientada PDF Print E-mail

ATIVIDADE ORIENTADA I – BTC99002
ATIVIDADE ORIENTADA II – BTC99003

 

Atenção: Clique aqui para obter mais informações sobre as TURMAS da Atividade Orientada I.

 

Regente: Henrique Bunselmeyer Ferreira (E-mail  henrique@cbiot.ufrgs.br, telefon3308-7768)

 

CRONOGRAMA

 

 

 

Semana

Datas e horários 1

Atividades sugeridas 2

1ª.

 

Reunião   dos   alunos   co os   orientadores    para

definição de atividades e de datas/prazos e horários para as mesmas.

2ª. - 4ª.

 

Pesquisa     bibliográfica     e     definição     de     temas

específicos.

5ª.

 

Reunião dos alunos com os orientadores.

6ª. – 8ª.

 

Elaboração de projetos.

9ª.

 

Reunião dos alunos com os orientadores.

10ª–13ª

 

Elaboração de projetos.

14ª- 16ª

 

Reunião dos alunos com os orientadores e entrega das versões finais dos projetos.

17ª.

04/07/2019

10:30-12:10

Apresentações dos projetos na forma de seminários.

18ª.

11/07/2019

10:30-12:10

Apresentações dos projetos na forma de seminários.


1 Apenas as datas e horários das apresentações dos projetos na forma de seminário estão aqui indicadas. As demais datas e horários deveo ser definidas em conjunto pelo docente responsável por cada turma e pelos alunos nela matriculados.

 

2 As atividades previstas para as semanas de 1 a 15 são apenas uma sugestão. Outra rotina de atividades poderá ser definida pelo docente responsável por cada turma da disciplina. As semanas de 16 a 18, contudo, estão obrigatoriamente reservadas para as apresentações dos projetos na forma de seminário. As turmas seo distribuídas nestas datas para apresentação por ordenação alfatica, com a previsão inicial de 4 turmas por data. A distribuição definitiva das turmas e o local das apresentações serão informados oportunamente.

 

Procedimentos gerais ddisciplina

 

1.  Os horários e locais das aulas de 1 a 15 deverão ser acertados entre o docente responsável por cada turma e pelos alunos nela matriculados. O local onde ocorrerão as apresentações de projetos na forma de seminários e a ordem delas serão definidas em tempo pela COMGRAD-BTC.

2.   Os alunos de cada turma deverão realizar um trabalho em grupo ou individual sobre um tema proposto com orientação de um docente do curso de biotecnologia. O tema proposto deve abordar a área de biotecnologia molecular ou bioinformática e ser desenvolvido na forma de um projeto de pesquisa.

3.  Os projetos deverão contemplar os seguintes itens: introdução; justificativa do tema(s) selecionado(s); formulação de uma hipótese de trabalho e proposição de abordagens experimentais para teste da hipótese formulada; e discussão. Os estudantes deverão entregar os projetos elaborados aos respectivos docentes orientadores na forma impressa.

4.   Os projetos elaborados pelos alunos, individualmente ou em grupo, deverão ser apresentados na forma de seminários, nas datas marcadas para tanto (ver cronograma da disciplina, acima). Cada grupo de alunos (correspondente a uma turma da disciplina) terá de 15 a 20 min para sua apresentação. Nas apresentações dos seminários, a presença será obrigatória para todos os alunos, sendo ela levada em conta na avaliação.

5.   Conforme definido pela COMGRAD-BTC, para as disciplinas de Atividade Orientada I e Atividade Orientada II, o número máximo de alunos por turma (ou professor) é de 3 (três). Assim, cada professor não necessitará dividir sua atenção com mais de 3 alunos. Isso atende aos objetivos de (i) proporcionar atendimento o mais individualizado possível para os alunos por parte do professor; (ii) proporcionar melhor aproveitamento das atividades por parte dos alunos; e (iii) divulgar ao máximo possível as linhas de investigação de todos os docentes participantes da disciplina, lembrando que, ao final do semestre, todos os alunos, de todas as turmas, deverão compartilhar com todos os seus colegas as atividades desenvolvidas por eles.

 


Componentes da Avalização:


1. Avaliação do professor orientador (desempenho ao longo do semestre e avaliação de projeto) = 60% da nota final.
2. Avaliação da apresentação oral de seminário = 20% da nota final.
3. Avaliação da participação (frequência ao longo de toda a disciplina, inclusive nas apresentações de seminários) = 20% da nota final.

 

 

Regente: HENRIQUE BUNSELMEYER FERREIRA (Ramal 7768)

 

As apresentações do seminário serão no Anfiteatro do Centro de Biotecnologia (sala 202

do prédio 43-421), nos dias 28/06 e 05/07/2018 das 10h30 às 12h10.

 

Observação: Os horários e locais das aulas até o primeiro dia das apresentações devem ser acertados com os professores orientadores.

Os alunos realizarão um trabalho em grupo sobre um tema proposto com orientação de um docente do curso de biotecnologia. O tema proposto deverá abordar a área de biotecnologia molecular ou bioinformática.

Os projetos deverão contemplar os seguintes itens: introdução; justificativa dos exemplos selecionados (pelo menos 3); formulação de uma hipótese de trabalho e proposição de formas para testar esta hipótese; discussão contendo a opinião do grupo. Os grupos deverão entregar estes projetos impressos para o orientador.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos, individualmente ou em grupo, deverão ser apresentados na forma de seminários para a turma com presença obrigatória de todos os alunos. Cada turma (independentemente do número de alunos nela matriculado) terá 15 minutos para a apresentação, com mais 5 minutos destinados a perguntas.

Regente: Henrique Bunselmeyer Ferreira (E-mail This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , telefone 3308-7768)
CRONOGRAMA
Semana
Datas e horários 1
Atividades sugeridas 2
1ª.
Reunião dos alunos com os orientadores para definição de atividades e de datas/prazos e horários para as mesmas.
2ª. - 4ª.
Pesquisa bibliográfica e definição de temas específicos.
5ª.
Reunião dos alunos com os orientadores.
6ª. – 8ª.
Elaboração de projetos.
9ª.
Reunião dos alunos com os orientadores.
10ª–12ª
Elaboração de projetos.
13ª- 15ª
Reunião dos alunos com os orientadores e entrega dos projetos
16ª.
24/11/2015
10:30-12:10
Apresentações dos projetos na forma de seminários.
17ª.
01/11/2015
10:30-12:10
Apresentações dos projetos na forma de seminários.
18ª.
08/12/2015
10:30-12:10
Apresentações dos projetos na forma de seminários.
1 Apenas as datas e horários das apresentações dos projetos na forma de seminário estão aqui indicadas. As demais datas e horários deverão ser definidas em conjunto pelo docente responsável por cada turma e pelos alunos nela matriculados.
2 As atividades previstas para as semanas de 1 a 15 são apenas uma sugestão. Outra rotina de atividades poderá ser definida pelo docente responsável por cada turma da disciplina. As semanas de 16 a 18, contudo, estão obrigatoriamente reservadas para as apresentações dos projetos na forma de seminário. As turmas serão distribuídas nestas datas para apresentação por ordenação alfabética, com a previsão inicial de 4 turmas por data. A distribuição definitiva das turmas e o local das apresentações serão informados oportunamente.
Procedimentos gerais da disciplina
1. Os horários e locais das aulas de 1 a 15 deverão ser acertados entre o docente responsável por cada turma e pelos alunos nela matriculados. O local onde ocorrerão as apresentações de projetos na forma de seminários e a ordem delas serão definidas em tempo pela COMGRAD-BTC.
2. Os alunos de cada turma deverão realizar um trabalho em grupo ou individual sobre um tema proposto com orientação de um docente do curso de biotecnologia. O tema proposto deverá abordar a área de biotecnologia molecular ou bioinformática e ser desenvolvido na forma de um projeto de pesquisa.
 

Ferramentas EAD

Banner
Banner
Banner

Administração



Comissão de Graduação do Curso de Biotecnologia (COMGRAD/BTC)

Instituto de Biociências
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale
Bloco IV - Prédio 43433 - Sala 208 - (51) 3308.7674 - E-mail: gradbiotec@ufrgs.br