CURSO DE GEOGRAFIA-GRADUAÇÃO

 

HISTÓRICO

O Curso de Geografia da UFRGS foi criado oficialmente em 1943, obtendo reconhecimento em 19 de dezembro de 1944, através do Decreto Nº 17400.  Em 1998, o seu Currículo sofreu uma reestruturação curricular pela Resolução 02/98 (referente ao Curso Diurno) e Resolução 03/98 (referente ao Curso Noturno) da COMGRAD/GEA e homologadas pela Câmara de Graduação do CEPE/UFRGS através da Decisão nº 200/98, de 10/11/98.

Em 2004/1 novas alterações curriculares foram implementadas no Curso respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 -  quando o currículo avançou na idéia de integração das disciplinas de Geografia e das Práticas Pedagógicas. Neste sentido a  adaptação curricular de 2004/1contemplou o número de horas exigidas para as disciplinas de Práticas e Estágios Curriculares, bem como preservou a essência espistemológica da Geografia. 

 

HABILITAÇÕES

O Curso de Geografia oferece duas habilitações:

BACHARELADO EM GEOGRAFIA  Diurno- Noturno

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA  Diurno- Noturno

TITULAÇÃO

As titulações conferidas são as de:

GEÓGRAFO

LICENCIADO EM GEOGRAFIA

OBJETIVO

O Curso de Geografia tem como propósito a preparação de recursos humanos para duas categorias profissionais:

a) o Geógrafo, cuja função básica se configura na pesquisa científica e na construção,  crítica e  aplicação de conceitos, princípios, teorias e metodologias, para a realização de estudos e trabalhos técnicos referentes à organização geográfica da sociedade e aos seus impactos ambientais, em diferentes escalas e abordagens;

b) o Licenciado em Geografia, que tem como função fundamental o desempenho das tarefas que fluem das especificidades do universo da educação, relativas à programação, à implementação, à pesquisa científica e à avaliação do processo ensino-aprendizagem do ensino Fundamental e do ensino Médio.


INGRESSO E VAGAS

O ingresso ao Curso é feito via Concurso Vestibular. Anualmente, são oferecidas 60 vagas, sendo 30 no 1º semestre , em regime diurno, e 30 no 2º Semestre, em regime noturno.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O Currículo do Curso abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. O currículo do curso, composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo e atividades complementares, deve ser cumprido integralmente pelo estudante a fim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma.

O Currículo do Curso de Geografia é composto por um núcleo comum de disciplinas de formação básica e de formação geral e por um grupo de disciplinas de formação profissional (específico para cada habilitação). A partir da primeira etapa o estudante deve optar por uma das habilitações (bacharelado ou licenciatura) começando a cursar, gradativamente, as disciplinas específicas dentro da habilitação escolhida.

Na sétima etapa, preferecialmene, o estudante que tiver optado pelo bacharelado (curso diurno/noturno) ou licenciatura (curso diurno) escolherá no grupo de disciplinas de caráter obrigatório-alternativo –OB/AL-  aquelas disciplinas que mais lhe interessar, totalizando, no mínimo, 3 disciplinas, objetivando o desenvolvimento de seus potenciais específicos individuais. No caso da licenciatura (curso noturno) a escolha das disciplinas de caráter obrigatório-alternativo, preferencialmente, é realizada na nona etapa. Além das disciplinas de caráter obrigatório, o estudante deverá cursar um elenco de disciplinas eletivas – EL- de sua livre escolha e de acordo com seus interesses.

 

Seguir a seriação de matrícula aconselhada é a melhor forma do estudante concluir o curso na duração prevista e evitar problemas em sua matrícula.  O número total de créditos curriculares (Créditos Obrigatórios mais Créditos Eletivos) para diplomação: 202 para a Licenciatura e 202 para o Bacharelado. No ano de 2006 o estudante deve também completar 06 créditos extra-curriculares de atividades complementares que se somarão ao número total de créditos. O número final de créditos exigidos em 2006 é de 208.

 

A carga horária total do curso é de 3.210 horas/aula na Licenciatura e 3.120 horas/aula no Bacharelado. O curso diurno está estruturado em 8  semestres e o curso noturno em 9 semestres.

COORDENAÇÃO DO CURSO

A organização e planejamento do Curso cabe à COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA - COMGRAD/GEA.

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500

Instituto de Geociências

CEP 91509-900 Bloco I C2 Sala 203

Fone: (51) 3308 6348

FAX: (51) 3308 7302

e-mail: comgrad.gea@ufrgs.br