Você está aqui: Página Inicial EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

Exposição Ocupa FABICO valoriza memória das ocupações em 2016

Mostra faz parte da programação cultural do Compolítica e ficará aberta à visitação durante todo o evento

.
Histórias e sentimentos que tomaram a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS) durante a ocupação dos alunos no ano passado poderão ser conferidos na exposição Ocupa FABICO. A mostra integra a programação desta sétima edição do Compolítica.
.
Ocorrida entre 31 de outubro a 23 de dezembro de 2016 em oposição à Proposta de Emenda Constitucional de teto dos gastos públicos (PEC 55), as ocupações fizeram parte do movimento nacional que mobilizou alunos, professores e servidores de escolas e universidades públicas, que uniram forças para se opor à medida. A partir daquele momento, os estudantes que aderiram à ocupação, batizada de “Ocupa Fabico”, passaram 54 dias nas dependências da faculdade, promovendo a reflexão, exercitando o diálogo e crescendo juntos.
.
O momento representou um marco na história do movimento estudantil contemporâneo ao revelar uma nova faceta das bandeiras e estratégias deste segmento na luta pelos seus direitos. Mesmo com a PEC foi aprovada, foi um movimento grande e vitorioso em muitos sentidos. Como nas palavras dos próprios integrantes da ocupação: “vimos formar-se um ambiente político nunca visto antes na nossa Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Vimos a Informação e a Comunicação andarem aliadas. Vimos consolidar-se o maior movimento estudantil do país e fizemos parte dele. Lutamos”.
.
Por meio das fotos, cartazes e vídeos desta Exposição, o VII Congresso Compolítica, em conjunto com integrantes da “Ocupa Fabico”, busca trazer à tona todo esse movimento, contribuindo para mantê-lo vivo como bandeira em prol dos direitos dos cidadãos e cidadãs e contra os retrocessos que vêm sendo propostos.  Como nos disseram os integrantes da ocupação ao deixarem o prédio: “a luta e a coletividade continuam”. E continuam também em cada pedaço da “Ocupa Fabico” trazido agora para esta exposição.
.
A abertura da exposição Ocupa FABICO ocorre no dia 10 de maio de 2017, às 17h, e contará com uma roda de conversa com alguns representantes dos alunos envolvidos. O encontro será realizado no Jardim de Inverno da FABICO, local da instalação.