Faça seu Login ou clique aqui para se cadastrar | Meus Dados | Contato

Nossa História

O Coral da UFRGS foi fundado em 13 de agosto de 1961 pelo Maestro Pablo Komlós, na gestão do Reitor Elyseu Paglioli, para atuar junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, passando a dedicar-se à música à capella a partir de 1969. Teve como regentes titulares os maestros Nestor Wennholz, Irmão Renato Koch, Arlindo Teixeira, Linda Tse, Cláudio Ribeiro, Nelson Eddy Menezes, Wenceslau Moreyra, Leo Fuhr, novamente Nelson Eddy Menezes, Ronel Alberti da Rosa, Jocelei Bohrer, Marcio Buzatto e, a partir de 2009, Lucas Alves. Atualmente o Coral da UFRGS é formado por um grupo seleto de cantores, incluindo alunos, professores e funcionários da Universidade e pessoas da comunidade em geral.
 
Em suas mais de cinco décadas de existência, recebeu diversos prêmios em nível regional, nacional e internacional, destacando-se o primeiro lugar no II Concurso Nacional de Coros MEC/FUNARTE/Rede Globo, em 1978, o primeiro lugar no XIV Festival Internacional de Coros de Porto Alegre, em 1989, e o segundo lugar nas edições de 1993 e 1997. Participou de todos os Festivais de Coros de Porto Alegre, classificando-se sempre entre os dez melhores. Das participações específicas em outros Festivais, destacam-se aquelas no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, sempre colhendo os melhores elogios de crítica e de público. Em 1990, foi selecionado e representou a Região Sul no II Brasil Cantat, em Belo Horizonte. O Coral da UFRGS já realizou mais de mil apresentações, no Rio Grande do Sul, em 13 Estados brasileiros e nos quatro países citados.
 
O Coral da UFRGS, inicialmente concebido para a interpretação de obras sinfônicas, ganhou uma de suas maiores marcas através da dedicação à música à capella, sob a regência do Maestro Nestor Wennholz em 1969: a versatilidade musical. Assim, seu repertório passou a abranger peças de todas as épocas e estilos musicais - renascentista, barroco, contemporâneo, popular, folclore nacional e internacional -, sempre buscando a elevação do nível artístico, com espírito sério e crítico.
Durante 2011 e 2012, o Coral da UFRGS comemorou os 50 anos de atividades ininterruptas, com apresentações especiais na capital, em outras cidades do Estado e fora do Rio Grande do Sul. Nessas oportunidades, foram promovidos encontros com antigos coralistas e profissionais que fizeram parte da história do Coral da UFRGS.
 
 

Coral da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Difusão Cultural

Av. Paulo Gama, n° 110, Reitoria, 5° Andar - CEP 90046-900

Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - coraldaufrgs@ufrgs.br