CPD participa do ISC² Security Congress - Latin America 2016

02/12/2016
O Congresso contou com muitas apresentações sobre os mais variados temas da área de segurança da informação, além da participação de diversos países da América Latina, como Argentina, Equador, Chile, México e Costa Rica.

O CPD participou, nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo, do Congresso Latino Americano de Segurança da Informação, promovido pela ISC², organização internacional para profissionais de segurança da informação. Na oportunidade, foi apresentado o trabalho intitulado "The Case of Information Policies for Governments and Public Autonomous Organizations", o qual relata sobre características da experiência de desenvolvimento de políticas de segurança da informação no âmbito de organizações públicas.
O Congresso contou com apresentações sobre diversos temas relacionados à área de segurança da informação, além da participação de profissionais de vários países da América Latina, como Argentina, Equador, México e Costa Rica.

Manutenção no datacenter da UFRGS em 06/11/2016

03/11/2016

Neste domingo, 06/11/2016, entre 8h e 12h, será feita a manutenção no sistema de ar condicionado do datacenter do CPD-UFRGS.
Para execução desta atividade, os servidores que proveem os serviços de TI da UFRGS serão desligados.

O acesso à internet poderá sofrer interrupções e/ou atrasos.
Todos os sites e serviços que dependem do datacenter serão afetados. Entre eles destacam-se:

  • Portal de Serviços
  • Plataformas de EAD
  • ChasqueMail e Exchange
  • Hospedagem de sites
  • Nuvem UFRGS
  • Sistema Eletrônico de Informações UFRGS (SEI-UFRGS)

CPD comunica o cancelamento do VII Encontro de Tecnologia da Informação

03/11/2016

O CPD-UFRGS comunica que está cancelada a realização do VII Encontro de Tecnologia da Informação da UFRGS, no dia 09/11/2016, em decorrência de restrições de acesso ao prédio da Fabico, local que sediaria o evento. Informamos que acontecerá em nova data, a ser marcada tão logo quanto possível.

Alerta de fraude: E-mail falso sobre vagas em concursos e vestibulares

01/11/2016

O TRI, Time de Resposta a Incidentes de Segurança da UFRGS, alerta que a comunidade da UFRGS está recebendo um grande número de e-mails fraudulentos sobre o anúncio de vagas para contratação imediata em concursos e vestibulares. O autor da fraude utiliza o nome de servidores da UFRGS no texto do e-mail, a fim de convencer o leitor da veracidade da mensagem. O golpe culmina no pagamento de uma taxa pelo usuário, por meio de boleto bancário. Após o pagamento, a única ação possível é a denúncia na Polícia Federal e registro do Boletim de Ocorrência.

Os e-mails são sempre originados em serviços de e-mail gratuitos, principalmente GMail, com contas que possuem os mesmos nomes de servidores da Universidade. No entanto, os usuários devem ficar atentos ao fato de que nestes serviços os autores dos golpes podem escolher quaisquer nomes que desejem, pois não existe qualquer tipo de verificação de identidade. É importante, também, desconfiar de comunicações desta natureza, provenientes de contatos confiáveis, pois nem sempre os usuários verificam adequadamente a origem do e-mail antes de repassá-lo para pessoas conhecidas.

Os usuários devem sempre lembrar que e-mails não possuem garantia de autenticidade e toda a comunicação relevante deve ser verificada mediante consulta aos canais apropriados (site web, telefone ou outros meios disponíveis), sobretudo quando envolvem pagamento, solicitação de senhas ou fazem algum tipo de ameaça.

As pessoas que tiverem dúvida sobre a origem de determinado e-mail podem solicitar ao TRI que faça uma validação da comunicação, utilizando o serviço de Verificação de e-mail malicioso, disponível no Catálogo de Serviços de TI.

 

O Time de Resposta a Incidentes da UFRGS (TRI) relembra os usuários:

  • E-mail NÃO possui garantia de autenticidade
  • Tanto o REMETENTE quanto o CONTEÚDO podem ser facilmente alterados
  • A UFRGS jamais solicita senha por e-mail ou em um site que não seja "ufrgs.br"