Lançado o Sistema de Documentos Eletrônicos

18/05/2016

No dia 6 de maio foi lançado o Sistema de Documentos Eletrônicos (SDE) da UFRGS, desenvolvido pelo CPD.

Inicialmente pensado como uma ferramenta de alimentação dos diplomas legais, o desenvolvimento do SDE teve início em 2012, quando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) procurou o CPD propondo alguma automação do carimbo manual do Protocolo Geral. O que se propunha a ser um carimbador foi muito além.

O SDE conta, hoje, com ambientes de redação, revisão, certificação, revogação e gerência, bem como automação de todo o tipo de documento - portarias, ofícios, declarações, pareceres, atas - plenamente integrados aos Sistemas de Recursos Humanos (SRH), de Ensino e de Contratos e parametrizado com as pastas funcionais.

Com 408 modelos de documentos criados, o SDE eliminou o fluxo de manuseio de portarias nas Secretarias setoriais, Gabinete do Reitor e Protocolo Geral. Oferece, também, a funcionalidade de formatação automática para publicação no Diário Oficial da União e na página da Universidade.

Na PROGESP, o SDE já dispõe de 256 modelos de documentos totalmente parametrizados onde, uma vez informado o interessado, o documento é preenchido pelo sistema, integrado aos bancos de dados, assegurando a triangulação e unicidade dos dados. No ato da numeração, os documentos também geram seus módulos de envio à Imprensa Nacional e devido depósito nas respectivas pastas funcionais.

O SDE foi desenvolvido pela UFRGS, para a UFRGS: um sistema modelado e desenvolvido pelos seus usuários, para sua comunidade, garantindo mais um passo na busca de uma Universidade mais ágil e eficiente nos seus processos.

Foto: Gustavo Diehl

UFRGS TV marca presença no X WTICIFES

13/05/2016

A UFRGS TV esteve no Centro de Treinamento e Eventos da UFRGS/FAURGS, em Gramado, para registrar o X Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições de Ensino Superior (X WTICIFES) que, na cerimônia de abertura, contou com a presença do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto; da UFSM, Paulo Afonso Burmann; da vice-reitora da UFPel, Denise Petrucci Gigante, da diretora do CPD-UFRGS, Jussara Issa Musse, e do coordenador do Colégio de Gestores de TIC da Andifes, Édson Flávio de Souza.

O evento reuniu mais de 200 participantes oriundos de vários estados do País para discussão de temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação, muito importantes para a melhoria da gestão das Universidades, como mencionado durante a abertura.

Assista ao vídeo com imagens e depoimentos coletados no Workshop.

PDTI 2016-2021

UFRGS elabora novo Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação
13/05/2016

Em cerimônia realizada na quinta-feira, dia 12 de maio, no Salão Nobre da Reitoria, foram entregues as portarias de nomeação aos integrantes da equipe e dos grupos de trabalho responsáveis pela elaboração do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (PDTI) para o período de 2016 a 2021, o qual deve ser entregue ao Conselho Universitário (CONSUN) em agosto.

As equipes incluem docentes e técnicos administrativos de várias áreas da Universidade. A coordenação do desenvolvimento do PDTI está sob a responsabilidade da diretora do Centro de Processamento de Dados (CPD), Jussara Issa Musse.

Participantes das equipes: Portaria 2970 e Portaria 3081.

Fonte: Notícias UFRGS

X Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES reúne profissionais de TI em Gramado

Com mais de 200 inscritos, o WTICIFES comemora 10 anos trazendo novidades
29/04/2016

Na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, a cidade de Gramado recebe os participantes do X Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (X WTICIFES), promovido pelo Colégio de Gestores de TIC das Instituições Federais de Ensino Superior, organizado e realizado pela UFRGS, UFPel e UFSM.

Com o tema "A universidade em tempos de crise: o papel estratégico da TI e da gestão por processos", durante o período de 2 a 5 de maio serão apresentados trabalhos acerca de atividades comuns aos profissionais de TI, com o intuito de promover a troca de experiências e de informações, além de fomentar a discussão do papel da TI na superação das dificuldades decorrentes da crise pela qual atravessa o País.   Os cinco grandes eixos temáticos a serem abordados são: Governança e gestão de TIC; Gestão por processos; Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária; Sistemas de informações e Infraestrutura e suporte, cada um com seus respectivos desdobramentos. Foram submetidos 74 trabalhos, dos quais foram selecionados 54 para apresentação.

Integrado ao X WTICIFES, acontece o I Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, com os objetivos de proporcionar a troca de experiências e discussão das boas práticas, bem como debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades diante do cenário atual.

Outras informações: http://www.xwticifes.ufba.br

O Workshop pode ser acompanhado pelo link de transmissão http://farol.ufsm.br/transmissao/agenda