Profª Liane Tarouco fala à revista Época

Autora do primeiro livro sobre redes no Brasil
24/05/2016

Em entrevista concedida à Época, Liane Tarouco, pesquisadora e docente da UFRGS, fala sobre redes sociais, mulheres na computação e legislação na internet.

Atuando, no momento, como Vice-diretora do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), Liane é colaboradora assídua em projetos do CPD.

Leia em <http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2016/05/quero-vestir-computacao-diz-primeira-pesquisadora-de-internet-no-brasil.html>.

Lançado o Sistema de Documentos Eletrônicos

18/05/2016

No dia 6 de maio foi lançado o Sistema de Documentos Eletrônicos (SDE) da UFRGS, desenvolvido pelo CPD.

Inicialmente pensado como uma ferramenta de alimentação dos diplomas legais, o desenvolvimento do SDE teve início em 2012, quando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) procurou o CPD propondo alguma automação do carimbo manual do Protocolo Geral. O que se propunha a ser um carimbador foi muito além.

O SDE conta, hoje, com ambientes de redação, revisão, certificação, revogação e gerência, bem como automação de todo o tipo de documento - portarias, ofícios, declarações, pareceres, atas - plenamente integrados aos Sistemas de Recursos Humanos (SRH), de Ensino e de Contratos e parametrizado com as pastas funcionais.

Com 408 modelos de documentos criados, o SDE eliminou o fluxo de manuseio de portarias nas Secretarias setoriais, Gabinete do Reitor e Protocolo Geral. Oferece, também, a funcionalidade de formatação automática para publicação no Diário Oficial da União e na página da Universidade.

Na PROGESP, o SDE já dispõe de 256 modelos de documentos totalmente parametrizados onde, uma vez informado o interessado, o documento é preenchido pelo sistema, integrado aos bancos de dados, assegurando a triangulação e unicidade dos dados. No ato da numeração, os documentos também geram seus módulos de envio à Imprensa Nacional e devido depósito nas respectivas pastas funcionais.

O SDE foi desenvolvido pela UFRGS, para a UFRGS: um sistema modelado e desenvolvido pelos seus usuários, para sua comunidade, garantindo mais um passo na busca de uma Universidade mais ágil e eficiente nos seus processos.

Foto: Gustavo Diehl

UFRGS TV marca presença no X WTICIFES

13/05/2016

A UFRGS TV esteve no Centro de Treinamento e Eventos da UFRGS/FAURGS, em Gramado, para registrar o X Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições de Ensino Superior (X WTICIFES) que, na cerimônia de abertura, contou com a presença do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto; da UFSM, Paulo Afonso Burmann; da vice-reitora da UFPel, Denise Petrucci Gigante, da diretora do CPD-UFRGS, Jussara Issa Musse, e do coordenador do Colégio de Gestores de TIC da Andifes, Édson Flávio de Souza.

O evento reuniu mais de 200 participantes oriundos de vários estados do País para discussão de temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação, muito importantes para a melhoria da gestão das Universidades, como mencionado durante a abertura.

Assista ao vídeo com imagens e depoimentos coletados no Workshop.

PDTI 2016-2021

UFRGS elabora novo Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação
13/05/2016

Em cerimônia realizada na quinta-feira, dia 12 de maio, no Salão Nobre da Reitoria, foram entregues as portarias de nomeação aos integrantes da equipe e dos grupos de trabalho responsáveis pela elaboração do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (PDTI) para o período de 2016 a 2021, o qual deve ser entregue ao Conselho Universitário (CONSUN) em agosto.

As equipes incluem docentes e técnicos administrativos de várias áreas da Universidade. A coordenação do desenvolvimento do PDTI está sob a responsabilidade da diretora do Centro de Processamento de Dados (CPD), Jussara Issa Musse.

Participantes das equipes: Portaria 2970 e Portaria 3081.

Fonte: Notícias UFRGS