O INF e o CPD organizaram o II Encontro de TI da UFRGS

O INF e o CPD organizaram o II Encontro de TI da UFRGS, realizado no dia 17 de junho, das 13h30min às 18h, no Auditório do Centro de Eventos no Prédio 67.
22/06/2010

O INF e o CPD organizaram o II Encontro de TI da UFRGS, realizado no dia 17 de junho, das 13h30min às 18h, no Auditório do Centro de Eventos no Prédio 67. O encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências, discutir projetos e serviços na área de tecnologia da informação e gerenciamento da rede de dados da Universidade.

Estiveram presentes administradores, gerentes de rede e suporte dos laboratórios de informática das Unidades e setores administrativos da UFRGS. Na foto, a diretora em exercício do INF, profa. Ingrid Jansch Pôrto, o chefe de laboratórios, Luís Otávio Soares, e a diretora do CPD, Jussara Issa Musse.

Formandos da Medicina Recebem Diploma na Colação de Grau

Para viabilizar a entrega do diploma em cada solenidade, a UFRGS passou por um processo de modernização no sistema de informática, o que possibilitou a agilização dos processos.
22/06/2010

A formatura da Medicina que ocorreu no sábado, dia 19, foi marcada pela surpresa para os formandos. De forma inédita, e que deverá acontecer nas próximas cerimônias da UFRGS, os alunos receberam e assinaram no ato de colação de grau o próprio diploma. Para o reitor em exercício, Rui Vicente Oppermann, o fato assinala o empenho da Universidade em resgatar o aspecto formal da cerimônia e, para ele, nada pode ser mais solene do que assinar o diploma de graduação na presença de familiares e convidados. Para viabilizar a entrega do diploma em cada solenidade, a UFRGS passou por um processo de modernização no sistema de informática, o que possibilitou a agilização dos processos.

CPD/UFRGS apóia o evento Fronteiras do Pensamento

Edição deste ano do Froteiras do Pensamento conta com o apoio tecnológico do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
21/06/2010
Matéria publicada no Jornal Zero Hora de Terça-feira, 15 de Junho de 2010
Veja a matéria em formato original

Presença virtual

"Avatar" de futurólogo é estrela em conferência

Raymond Kurzweil falou direto de Los Angeles, em forma de holograma

 

LUIZ ANTÔNIO ARAUJO (luiz.araujo[at]zerohora.com.br)

 

Nos primeiros minutos de sua conferência holográfica, transmitida na noite de ontem no Salão de Atos da Universidade Federal  do  Rio  Grande  do  Sul (UFRGS), o futurólogo americano Raymond Kurzweil (pronuncia-se  Kurtzváil)  lembrou  que havia  estado  em  São  Paulo  há alguns anos. Foi a deixa para o apresentador Roger Lerina, colunista de Zero Hora, perguntar:

– Quer dizer que esta não é a sua primeira vez no Brasil?

O público riu. No fundo do palco, diante de Lerina e de uma plateia atenta, sobre um pequeno púlpito, estava a imagem em tamanho natural do futurólogo considerado pela revista Foreign Policy como um dos cem maiores pensadores globais da atualidade por “antecipar a tecnologia da vida eterna”. Sua voz era perfeitamente audível, e ele parecia estar atrás do púlpito, vestindo terno e camisa social com gra-
vata. Tratava-se, porém, de uma ilusão, ou, como prefere Kurzweil, de uma “presença virtual”.

O cientista americano, tecnólogo de sistemas e autor de vários livros estava nos estúdios da Dreamworks, em Los Angeles.  A  segunda  conferência  do  ciclo Fronteiras do Pensamento foi a primeira da Região Sul a utilizar a tecnologia holográfica.

– É uma espécie de Avatar, mas com cor de pele, não azul – disse o apresentador, numa referência aos N’avi, personagens virtuais do filme Avatar, de James Cameron. O evento, realizado graças à colaboração da Sonda Telsinc, da Procempa e do CPD da UFRGS, foi precedido de
quatro testes. Além do som direto, o público teve acesso a equipamentos de tradução simultânea para acompanhar a conferência.
Kurzweil disse que, contrariamente à sabedoria convencional segundo a qual não é possível prever o futuro, o desenvolvimento tecnológico do último século seguiu um padrão bem definido e que é possível de antecipar. Ele citou, entre outros aspectos, o fato de que a potência dos computadores tem dobrado a cada três anos, permitindo a popularização da internet nos anos 90, dos mecanismos de busca como o Google nos anos 2000 e das redes sociais mais recentemente.

– Nem as duas guerras mundiais, nem a Grande Depressão, nem a Guerra Fria foram capazes de comprometer o crescimento exponencial da computação – assegurou Kurzweil. O cientista lembrou que, quando era estudante no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, “um computador tinha o tamanho de um prédio e custava milhões de dólares”. Outro exemplo do impacto do crescimento exponencial da tecnologia de informação citado por Kurzweil foi a medicina, beneficiada pelo sequenciamento do genoma humano e outras conquistas.

Disponíveis no LUME os artigos apresentados no IV Workshop de TI das IFES

27/05/2010

Os trabalhos apresentados pelos analistas e ténicos em tecnologia de informação do Centro de Processamento de Dados da UFRGS no IV Workshop de Tecnologia da Informação das IFES estão disponíveis no Repositório Digital Lume. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, de 11 a 13 de maio, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).


Extrator genérico de dados
Fernando Henrique Canto, Jose Luis Machado e Ricardo Vieira.

 

Sistema de registro de estações da UFRGS como ferramenta de segurança
João Marcelo Ceron, Leandro Fortes Rey, Arthur Boos Junior, Caciano dos Santos Machado, Fernando Dutra Fagundes Macedo, Fábio Bringhenti, Marcio Pohlmann



Mapeamento de processos para desenvolvimento organizacional em serviços de TI
Angela de Moura Ferreira Danilevicz, Camila Fraga Serafim, Jussara Issa Musse



Integração do sistema de acervo fotográfico com o Repositrio Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Manuela Klanovicz Ferreira, Zaida Horowitz, Carla Metzler Saatkamp, Caterina Marta Groposo Pavão, Janise Silva Borges da Costa

 

Implementação de solução de virtualização e consolidação de servidores no CPD da UFRGS usando o Citrix XenServer
Alexandre Albino Marchi, Everton Didone Foscarini, Felipe Mendonça Scheeren, Francisco Faleiro Fialho, Leandro Fortes Rey

 

SOS Aluno: uma ferramenta de auxílio e orientação ao aluno
Thiago Stein Motta

 

Sistema de questionários genéricos
Augusto Dias Pereira dos Santos, Ricardo Vieira, Fernando Henrique Canto, Clodoaldo de Borba Lambiase, Tales Renan Miranda do Prado, Suelen Marques Martins



Registro eletrônico dos planos de ensino
Andreia Farencena Vieiro