Migração do antivírus institucional

28/03/2017

A partir de hoje, dia 28/3, tem início o processo de migração do antivírus institucional para todos os computadores da Universidade. A migração é a substituição do antivírus F-Secure pelo novo sistema da fabricante Kaspersky, licitado no ano passado.

Na sua maior parte, a migração é automática e transparente para os usuários, que serão apenas comunicados por meio de uma tela de andamento. O sistema funciona somente em computadores com pelo menos 1 GB de memória e não há suporte, por parte do CPD, para computadores com Windows XP, que devem ter seus sistemas atualizados ou substituídos por outros sistemas operacionais.

O processo normal inclui uma fase de remoção do F-Secure, seguida pela instalação de um componente de comunicação com o servidor centralizado, que se encarregará da instalação final do antivírus. Devido ao número elevado de computadores na rede, o sistema pode levar de 1 a 2 dias para finalizar a instalação, pois há um revezamento entre os computadores para que o sistema e a rede não fiquem sobrecarregados. Recomenda-se aos usuários que, se possível, não façam logoff ou desliguem os computadores durante o processo, até que a mensagem de conclusão da instalação, com sucesso, seja apresentada na tela. Neste momento, poderá ser solicitada a reinicialização do sistema.

O processo também pode ser executado manualmente pelos usuários ou para computadores que não o fizerem automaticamente, por algum motivo particular. Os instaladores estão disponíveis no Catálogo de Serviços de TI, no serviço Antivírus. Caso ocorra algum problema, os usuários podem entrar em contato com a Central de Serviços de TI do CPD, através do Catálogo de TI, ou pelo ramal 5333.

Central de Atendimento volta a atender das 8 às 20 horas

02/01/2017

A Central de Serviços de TI do Centro de Processamento de Dados foi autorizada a exercer a jornada de trabalho flexibilizada em períodos diários de atendimento ao público, das 8h às 20h, a partir de 1/7/2016, conforme Portaria nº 4785, de 29/6/2016.

Os servidores, abaixo relacionados, terão jornada de trabalho de seis horas diárias, cumprindo uma carga horária de trinta horas semanais.

Servidor

Horário de expediente

Horário de atendimento

Dia(s) da semana

Início

Fim

Início

Fim

Clarice Meirelles

08:00

14:00

08:00

14:00

De segunda-feira a sexta-feira

José Luis Brito

12:00

18:00

12:00

18:00

De segunda-feira a sexta-feira

Liara Oliveira

14:00

20:00

14:00

20:00

De segunda-feira a sexta-feira


Central de Atendimento funcionará em horário reduzido durante o recesso

21/12/2016

O CPD-UFRGS informa que, no período de 19 a 30 de dezembro, a Central de Atendimento funcionará no horário das 8h às 18h, pelo telefone (51) 3308-5333 e pela web, por meio do Catálogo de Serviços de TI < https://www1.ufrgs.br/catalogoti/ >.

Servidores da Central de Serviços de TI farão novo horário no recesso de final de ano

12/12/2016

Durante o recesso de final de ano, que abrange o período de 19/12/2016 a 30/12/2016, os servidores da Central de Serviços de TI do CPD-UFRGS, abaixo relacionados, cumprirão jornada de trabalho de 8 horas diárias, totalizando 40 horas semanais:

 

Servidor

Horário de expediente

Horário de atendimento

 

Dia da semana

Manhã

Tarde

Manhã

Tarde

Clarice Meirelles de Oliveira

09:00-13:00

14:00-18:00

09:00-13:00

14:00-18:00

De segunda-feira a sexta-feira

José Luis Brito da Silva

09:00-13:00

14:00-18:00

09:00-13:00

14:00-18:00

De segunda-feira a sexta-feira

Liara Oliveira da Silva

09:00-13:00

14:00-18:00

09:00-13:00

14:00-18:00

De segunda-feira a sexta-feira