Contas de correio eletrônico para usuários.

Ativar a conta no Chasque Mail

Acesse o link ALUNO ou SERVIDOR na página www.ufrgs.br. Após a autenticação, no Portal de Serviços, acesse o menu CHASQUE, item Correio Eletrônico / Informação Sobre Sua Conta de E-mail Pessoal.

Configurar a conta no Chasque Mail

Esta conta pode ser acessada por vários softwares, como Webmail, Outlook, etc.
Para acessar o WEBMAIL da UFRGS, vá em www.ufrgs.br, no link Webmail.
Para acessar com outros softwares, verifique os tutoriais de configuração.


Perguntas Frequentes

O que o serviço oferece?

Uma conta de correio eletrônico com o endereço @ufrgs.br.

O que é Chasque Mail?

É o serviço de correio eletrônico da Universidade. Esse serviço foi implantado com o objetivo de modernizar e agilizar a entrega e recebimento das mensagens, além de oferecer maior segurança.

Quem pode ter conta no Chasque Mail?

Todos aqueles que possuem vínculo com a Universidade: alunos, ex-alunos, professores, técnicos administrativos e aposentados.

Por que o número de meu cartão UFRGS aparece em meu endereço de e-mail pessoal, antes do @?

O número de seu cartão UFRGS é seu username da conta Chasque Mail. No entanto, você pode solicitar a criação de um endereço virtual, conhecido também como alias. Este endereço virtual/alias é o que aparecerá antes do @. Para solicitar a criação de um alias, você deve acessar o Portal de Serviços (Aluno e/ou Servidor) e ir em CHASQUE / Correio Eletrônico / Informação e clicar no botão Solicitar um Alias. O sistema oferece três alternativas, conforme disponibilidade dos mesmos, sendo que um deles é nome.sobrenome.

Como solicitar um alias?

Caso o usuário não opte por nenhuma das três alternativas de aliases que o sistema oferece, é possível fazer a solicitação de um alias diferente dos sugeridos pelo sistema. O usuário deve encaminhar e-mail à Central de Atendimento, no endereço , informando seus dados e fornecendo três opções de aliases desejáveis. O alias será fornecido se houver disponibilidade de um dos aliases solicitados, conforme regras internas do Chasque Mail.

Como funciona o preenchimento de usuário e senha no Chasque Mail?

Campo USUÁRIO:

Para o acesso à conta Chasque Mail via Webmail, você poderá inserir no campo Usuário tanto o número de seu cartão UFRGS, com os zeros à esquerda, como o seu endereço virtual/alias.

Campo SENHA:

Sua senha é a mesma utilizada para acessar o Portal de Serviços (Aluno e Servidor). Na senha, não devem constar acentuação ou caracteres especiais, como, por exemplo, @, #, Ç, *, etc.

Como fazer troca de senha do seu Chasque Mail?

Para troca de senha, verifique informações em Senhas.

Qual a diferença entre IMAP e POP3?

Utilizando o IMAP, você tem a segurança de manter uma cópia de suas mensagens nos servidores de correio eletrônico da Universidade.

Usando o POP3, você deve configurar a opção de deixar uma cópia das mensagens nos servidores da UFRGS utilizando as indicações presentes no link Tutoriais.

Qual a capacidade de armazenamento de e-mails no Chasque Mail?

As Caixas Postais ativas e com mais de 80% de ocupação serão ampliadas gradualmente, até atingir o tamanho máximo de acordo com o vínculo do usuário:

  • 2GB - Alunos
  • 6GB - Docentes, Técnicos Administrativos e contas departamentais

 

O aumento da Caixa Postal será efetuado automaticamente para as contas acessadas via Webmail/IMAP nos últimos 2 meses. Este procedimento será realizado mensalmente. Não é necessário solicitar aumento para a Central de Atendimento.

Importante: para liberar espaço no seu Chasque Mail, é necessário, primeiramente, excluir as mensagens na pasta Caixa de Entrada e depois excluí-las, também, da pasta Lixeira.

Como solicitar aumento de cota de armazenamento no Chasque Mail?

O Usuário deve enviar sua solicitação à Central de Atendimento do CPD da UFRGS, no e-mail , e justificar o motivo da solicitação. O pedido será analisado conforme regras internas do Chasque Mail.

Qual a capacidade máxima de um e-mail com arquivos anexos no Chasque Mail?

A capacidade máxima de um e-mail com arquivos anexados é de 20 MB.

Como acessar o Chasque Mail a partir de dispositivos móveis?

A interface do Chasque Webmailfunciona em dispositivos móveis (testada em iOS e Android), porém não é otimizada para essas plataformas e/ou para telas sensíveis a toque.

Sugerimos que configure seu dispositivo para acessar a conta do Chasque Mail através dos protocolos IMAP e SMTP.

Servidor de recebimento de e-mails:

  • Servidor: imap.ufrgs.br
  • Segurança: SSL (obrigatório)
  • Porta: 993
  • Usuário: número de cartão (com zeros) ou login da conta departamental
  • Senha: a mesma do portal de serviços

 

Servidor de envio de e-mais:

  • Servidor: smtp.ufrgs.br
  • Segurança: StartTLS (obrigatório)
  • Porta: 587
  • Usuário: número de cartão (com zeros) ou login da conta departamental
  • Senha: a mesma do portal de serviços

 

Alguns clientes têm problemas com a configuração da porta 587 + StartTLS para envio de e-mails. Nesses casos, use a porta 465 + SSL.

Na área de tutoriais do site do CPD/Central de Atendimento há recomendações e roteiros de configuração para diversos dispositivos e clientes de email. Para acessar, clique aqui.

Como solicitar redirecionamento de e-mail Chasque Mail?

O usuário Chasque Mail pode solicitar redirecionamento de suas mensagens do Chasque Mail somente para outro endereço de domínio UFRGS. Para isso, o usuário deve enviar solicitação à Central de Atendimento do CPD da Universidade, no e-mail . O pedido será analisado conforme regras internas do Chasque Mail.

Onde obter mais informações?

Na Central de Atendimento, através do telefone (51) 3308-5333 ou do endereço , de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.