Sala pessoal de webconferência

 

Ao registrar-se como usuário no Mconf, você já tem uma sala própria de webconferência, que pode ser utilizada da forma que melhor lhe convir.

 

Para acessá-la, vá para a sua página inicial e clique em Começar uma reunião para iniciar uma conferência.

 

O link de acesso para sua sala de webconferência está ao lado de Seu endereço.

 

web1

 

Você pode alterar as configurações da sua sala de conferência clicando no botão em forma de engrenagem, e em seguida, no item Preferências.

 

web3

 

Uma das opções é configurar se a sala será privada ou pública.

 

Em salas públicas, qualquer pessoa, cadastrada ou não no portal, poderá acessar a conferência apenas utilizando o link da sala (e.g.https://mconf.org/webconf/usuario).

 

Em salas privadas, são definidas duas senhas, uma para moderadores e uma para participantes.

 

Quando um usuário tentar entrar na sala a senha será solicitada e será utilizada para definir o papel deste usuário na conferência.

 

 

Assinale a caixa de seleção Privada se desejar que sua sala seja privada.

 

 

As alterações nas configurações de uma sala têm efeito imediato. Ou seja, se durante uma conferência na sua sala você alterar suas configurações para que ela vire uma sala privada, quando o próximo usuário tentar acessar sua conferência ele já deverá entrar com a senha definida.

 

 

Gravação

 

Atualmente a gravação está disponível para usuários do portal com os seguintes vínculos:

  • Docente
  • Técnico-Administrativo
  • Funcionário de Fundações da UFRGS
  • Tutor de disciplina
  • Professor visitante
  • Colaborador convidado

 

web4

 

A partir do momento que você clica em Iniciar gravação, a gravação da webconferência será iniciada.

 

A gravação termina no momento em que você clicar novamente no botão de gravação ou sair da sala, porém ela não aparecerá imediatamente no portal.

 

Quanto mais longa for a duração da gravação, mais tempo demorará para ser processada.

 

Você pode visualizar as gravações da sua sala pessoal de webconferência clicando no botão em forma de engrenagem, e em seguida, no item Ver gravações.

 

web5

 

Você verá uma mensagem informando que as gravações estão sendo atualizadas:

 

web6

 

Notificações de que as gravações estão sendo atualizadas (acima) e que foram atualizadas (abaixo).

 

 

Assim que a lista de gravações é atualizada as últimas gravações serão exibidas, como mostra a imagem abaixo:

 

web7

 

Caso sua gravação ainda não tenha aparecido ela deve estar sendo processada.

 

O processamento leva normalmente no máximo 30 minutos, mas esse tempo poderá ser mais longo para reuniões maiores.

 

Se você ver a mensagem Processando, por favor aguarde..., significa que a reunião está sendo processada mas ainda não foi finalizada.

 

web8

 

Com a gravação finalizada, clique no link Reproduzir para assistir a gravação.

 

Abaixo, um exemplo de reprodução da webconferência gravada. É possível ver a apresentação enviada à esquerda, o bate-papo no topo do lado direito e o vídeo abaixo.

 

Webconferência Mconf img1

 

Para ver as gravações feitas em uma comunidade, acesse a aba Webconferência da comunidade, e em seguida, Lista de gravações.

 

Webconferência Mconf img2

 

Os links para as gravações são públicos, qualquer pessoa com o link tem capacidade de acessá-las.

 

 

Tipos de usuários e permissões

 

O sistema de webconferência do Mconf possui dois tipos principais de usuários:

 

Moderador: Possui permissão para fazer todas as tarefas possíveis na conferência. Pode, principalmente, forçar que participantes fiquem com seu microfone mudo e modificar quem é o apresentador atual da conferência (veja mais sobre o apresentador abaixo).

 

Participante: Possui permissões restritas. Pode compartilhar o seu áudio e vídeo, mas não pode efetuar as tarefas de moderadores citadas acima.

 

O papel do usuário é definido pelo portal do Mconf no momento em que o usuário entra na conferência. Se ele é moderador, ele será moderador até o final da conferência. O mesmo vale para participantes.

 

Além disso, há um papel que pode ser atribuído durante a conferência, que é o papel de apresentador. Um moderador da sessão pode escolher qual participante é o atual apresentador (há apenas um apresentador por sessão) e este apresentador terá capacidade de modificar a apresentação que está sendo compartilhada e utilizar seus controles: mudar o slide atual, fazer anotações sobre a apresentação, etc. Mais informações em Webconferência (Visão do moderador e do apresentador).

 

O papel dos usuários nas conferências depende do tipo da sala de conferência que está sendo acessada. O portal do Mconf oferece dois tipos de salas:

 

Salas pessoais, onde o dono da sala será o moderador da conferência e todos os outros usuários serão participantes com permissões restritas;

Salas de comunidades, onde todos os membros da comunidade são moderadores. Pessoas que não fazem parte da comunidade serão sempre participantes com permissões restritas.

 

Isso vale tanto para pessoas registradas quanto para pessoas não registradas no portal.

 

 

Permissão Adobe Flash Player

Ao entrar em qualquer sala de webconferência, a janela da imagem abaixo será exibida. O Adobe Flash Player solicita acesso à sua câmera e microfone. Escolha a opção Permitir se desejar que a imagem da sua webcam e o áudio do seu microfone sejam transmitidos online.

 

 

web11

 

Para permitir o acesso do Mconf à câmera e microfone permanentemente, clique com o botão direito do mouse e vá para configurações. Marque a opção Lembrar, como mostra a imagem abaixo:

 

web12

 

 

Configuração e compartilhamento do áudio

 

Ao entrar em uma webconferência no sistema Mconf, o seu microfone estará desativado. Para habilitar seu áudio, clique em Transmitir seu microfone.

 

 

Será exibida uma caixa de diálogo oferecendo as opção de compartilhar também o som do microfone, ou apenas ouvir.

 

 

Se for selecionada a opção de usar o microfone o navegador poderá pedir permissão. Nesse caso, confirme.

 

 

Ainda juntamente com a opção de usar o microfone, será exibida uma janela para o teste de som.

 

 

 

Caso a opção Não seja selecionada, será exibida uma janela para seleção da entrada de áudio(microfone) e ajuste de volume.

 

 

 

Em Testar alto-falantes, você ajusta o volume do seu fone de ouvido. Na mesma tela, teste seu microfone. Se a barra não se movimentar, clique para modificar o microfone. Depois de configurar o áudio, clique em Próximo.

 

 

Compartilhar vídeo

 

Para compartilhar a imagem de sua webcam com os outros usuários presentes na sala, clique no ícone Transmitir sua câmera.

 

 

 

Em seguida, você verá uma prévia da imagem da sua webcam onde você pode escolher a resolução da imagem que será transmitida. Em seguida, clique em Iniciar transmissão.

 

 

 

 

É possível compartilhar outra câmera simultaneamente no sistema Mconf, como mostra a imagem abaixo.

 

 

 

 

 

 

Bate-Papo

 

Em todas as salas de webconferência do Mconf há um chat (ou bate-papo), que pode ser público ou privado. Ao publicar uma mensagem no chat público, todos os presentes na sala podem vê-la.

 

 

 

Para conversar com um participante em particular, clique em Opções. Em seguida, selecione o convidado com quem deseja ter uma conversa privada e uma pequena janela com o seu nome aparecerá, como mostra a imagem abaixo.

 

 

 

 

Notas compartilhadas

 

As salas de webconferência do Mconf contam também com um bloco de notas no qual você pode fazer as anotações e observações que achar necessário.

 

 

 

Acesso à webconferência através de um link

 

Ao acessar um link para uma sala pública de webconferência enviado por um amigo, você tem duas opções: acessar com seu usuário ou como convidado.

 

 

Caso não tenha uma conta UFRGS, identifique-se e entre na sala como convidado:

 

 

Uma senha será solicitada em salas privadas, como na imagem abaixo: