![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Curso em Desenvolvimento Rural
- Condição de Ingresso
- Forma de Ingresso
- Diplomação
- Perfil Profissional
- Duração
- Autorização e Reconhecimento
- Registro Profissional no CREA
- Organização Curricular
- Calendário
- Estágios
O Curso de Desenvolvimento Rural - PLAGEDER , em modalidade de Educação a Distância (EAD), foi oferecido em duas edições como Tecnólogo em Desenvolvimento Rural (Edital de seleção 2007 - 1ª edição)(Edital de seleção 2009 - 2ª edição), é oferecido como Bacharelado desde 2014. O PLAGEDER é inteiramente financiado pelo Sistema UAB, ou seja, é de oferta gratuita.
Projeto Pedagógico (2018)
Projeto Pedagógico (2014)
Projeto Pedagógico (2009)
Projeto Pedagógico (2007)
Apresentação do Curso (Lovois Miguel, 2007)
Condições de Ingresso
- Possuidor de certificado de conclusão do ensino Médio (antigo segundo grau)
Recomendação:
O curso de Graduação “Desenvolvimento Rural” - PLAGEDER tem a sua concepção didático-pedagógica e a sua implementação em estreito vínculo com a realidade e a problemática local e regional do entorno do município polo. Apesar do seu oferecimento na modalidade de Ensino a Distância, o curso PLAGEDER prevê a realização de diversas atividades presenciais a serem realizadas na sede dos municípios polos.
Recomenda-se fortemente aos postulantes a uma vaga no PLAGEDER, a inscrição no processo seletivo de um município polo próximo ao seu local de domicílio.
Forma de Ingresso
Processo de Seleção - A inscrição e seleção dos candidatos ao Curso PLAGEDER são realizadas nos municípios dos polos. Os candidatos concorreram apenas às vagas ofertadas para o município do polo de sua escolha.
O processo seletivo único é de responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A regulamentação detalhada dos processos de seleção estão divulgadas nos editais: Edital para 2007, Edital para 2009, Edital para 2014 e Edital para 2018.
(Manual do Candidato) ingresso 2014.
(Manual do Candidato, Edital de Retificação das Inscrições) ingresso 2009
(Manual do Candidato) ingresso 2007.
Diplomação
Diploma de Graduação expedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Perfil Profissional
O perfil profissional do curso resguarda uma forte articulação com as diferentes organizações, tanto individuais e privadas (pequenas e médias agroindústrias, unidades de produção agrícolas) como coletivas e públicas (prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas).Os egressos do curso terão como competências profissionais atuar:
- na avaliação, gestão e planejamento de unidades de produção agrícola;
- na elaboração, planejamento e execução de projetos agroindustriais de pequeno e médio porte;
- no assessoramento às coletividades públicas e privadas na concepção, acompanhamento e execução de políticas públicas em nível local e regional.
Duração
O curso superior de Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER terá uma duração de 3130 horas.
O curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER teve duração de 2700 horas.
Autorização e Reconhecimento
O Ato regulatório que autorizou a 1ª oferta do Plageder foi a Resolução 19/2007 do CEPE/UFRGS.
O Reconhecimento do curso foi solicitado em 2009 (processo e-mec 200901755) em conformidade com a legislação vigente que determinava que o reconhecimento deveria ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tivesse completado 50% de sua carga horária.
Consulte o andamento do processo de reconhecimento diretamente no e-MEC
Consulte a Legislação
Registro Profissional no CREA do Tecnológico em Desenvolvimento Rural
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA/RS) confirmou o credenciamento do Tecnológo em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER); sendo assim, a partir do dia 24/01/2013, o CREA passou a receber os processos de registro de profissionais egressos do PLAGEDER, Tecnológo.
Organização Curricular
O currículo do Curso de Desenvolvimento Rural - PLAGEDER - está organizado em semestres consecutivos e é composto por disciplinas distintas estruturadas em cinco eixos temáticos. Os estágios supervisionados corresponderam 30 créditos, equivalentes a 450 horas. Consolidando as suas atividades de estágio supervisionado, o estudante elaborará um Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de uma Monografia, a qual deve refletir a consolidação do seu aprendizado e crescimento como pessoa e profissional adquiridas ao longo do Curso.
- Componentes curriculares de cunho teórico-práticos em formato EAD e presenciais
- Estágios supervisionados
- Trabalho de Conclusão de Curso
Os eixos temáticos e seus objetivos são:
- Básico - tem como objetivo fornecer elementos teóricos para a compreensão e interpretação do desenvolvimento agrário tanto em nível local como regional e nacional.
- Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural – tem como objetivo fornecer elementos teórico-práticos acerca da concepção, da estrutura e da implementação de políticas públicas relacionadas ao processo de desenvolvimento rural.
- Organizações de Produção Agrícola – tem como objetivo fornecer elementos teórico-práticos para a avaliação, planejamento e gestão de unidades de produção agrícola.
- Organizações Agroindustriais – tem como objetivo fornecer elementos teórico-práticos para a gestão e o planejamento de organizações agroindustriais.
- Profissional – tem como objetivo realizar as etapas conclusivas do curso e proporcionar uma aproximação com o mundo profissional.