Aluno   Vídeos   Tutoriais   Imprensa   Polo em Destaque   Portal do Aluno  Egressos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Aberta do Brasil Faculdade de Economia CISADE - Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Núcleo de Ensino a Distância Rede Multivídeos Secretaria de Ensino a Distância Moodle Institucional UFRGS

Equipe Acadêmica

Equipe Acadêmica

Resolução FNDE/CD/044 de 29.12.2006 (versão pdf) - Orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação superior, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, vinculado ao Ministério da Educação, a ser executado pelo FNDE.

Professores Conteudistas e Formadores

Professor Conteudista

Responsável por elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado; adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade a distância; adequar e disponibilizar, para o coordenador de curso, o material didático nas diversas mídias; participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino. Preferencialmente deverá ocupar, também, a função de professor formador de sua disciplina.

Professor Formador

Responsável pelas estratégias de aprendizagem e avaliação de cada componente curricular (disciplina). Estima-se dois professores para cada grupo de 150 alunos, acompanhados de tutores a distância.

Relação dos Professores Conteudistas e Formadores (3ª edição)

Alberto Bracagioli Neto

Professor Adjunto do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia-UFRGS e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS). Como docente exerceu atividades junto ao Curso de Pós-Graduação em Especialização de Projetos Sociais e Culturais (IFCH-UFRGS) e no Curso Superior Desenvolvimento Rural (PLAGEDER-UFRGS) também junto a Escola Superior de Cooperativismo (ESCOOP). Realizou atividades de consultoria para monitoramento e avaliação de projetos para diversas entidades nacionais e internacionais (FAO, Fundação Frantids Jorden. Fundação Heinrich Boll, Heifer Internacional, GTZ, IICA, PNUD) além de assessorias para órgãos governamentais estaduais e federais. Participou de missões internacionais em Cabo Verde, Cuba e Uruguay também atividades de formação no México, Costa Rica e Zimbabwe. Participou como Assessor da Direção da EMATER-RS em duas gestões (1999-2002/2012-2015)
CV Lattes

Temas: Planejamento, moderação e avaliação de projetos econômicos e socioambientais.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD013.
2ª Edição: DERAD013, DERAD017.
3ª Edição: DERAD200, DERAD505, TCC_III.
4ª Edição: DERAD200.



Aline Reis Calvo Hernandez

Graduada em Psicologia pela PUCRS (1998), Mestre em Educação pela PUCRS (2000), Doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidad Autónoma de Madrid (2005), Pós-Doutora em Psicologia Social pela PUCRS (2009).
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: TCC_III.



Angelica Massuquetti

Possui doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2008) e fez Estágio de Doutorando na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (2003/2004). Possui mestrado em Economia Rural (1998) e graduação em Ciências Econômicas (1994) pela UFRGS. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UNISINOS.
CV Lattes

Temas: política agrícola internacional, economia regional, desenvolvimento rural, modernização e inovação agrícola, sistemas agroalimentares e crescimento e desenvolvimento econômico.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
2ª Edição: DERAD010.
3ª Edição: DERAD201.



Ariel Behr

Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Gestão Pública e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas e Tecnologias de Informação, Sistemas de Informação para a Gestão; Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Ferramentas de Gestão, Educação a Distância e, Gestão de Custos.
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD100.



CÁTIA GRISA

Professora Adjunto 1, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Professora nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA-UFPel).
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD203, TCC_III.
4ª Edição: DERAD604.



Daniel Gustavo Mocelin

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor e Mestre em Sociologia e Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRGS.
CV Lattes

Temas: Fundamentos da sociologia; Metodologia científica; Relações de trabalho e de emprego; Movimentos sociais; Desenvolvimento rural; Projetos socioculturais.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD006.
2ª Edição: DERAD006, TCC01_II, TCC03_II.
3ª Edição: DERAD107, TCC_III.
4ª Edição: DERAD107.



Daniela Dias Kühn

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003/2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem das Capacitações, Desenvolvimento Rural e Territorial, Agricultura Familiar e Economia Política.
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD401, DERAD502, DERAD604, TCC_III.
4ª Edição: DERAD100, DERAD301, DERAD302.



DANIELA GARCEZ WIVES

Doutora pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (2013). Possui mestrado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Integra o grupo NESAN (Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional - PGDR/UFRGS) e o Grupo de Pesquisas sobre Práticas e Políticas de Desenvolvimento do Semiárido (UESPI). Realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) onde atua como professora colaboradora. Atualmente dedica-se a pesquisas que relacionam temáticas ligadas ao Desenvolvimento Social e Regional, Desenvolvimento Rural, Sistemas Agrários, Sistemas de Produção, Tomada de Decisão, Políticas Públicas: de Segurança Alimentar e Territoriais.
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD102, DERAD301, DERAD401, DERAD602, DERAD602, TCC_III.
4ª Edição: DERAD102.



DEISE LISBOA RIQUINHO

Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola enfermagem. Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da população rural, saúde do trabalhador, agricultura sustentável, Tabaco, SUS, pesquisa qualitativa.
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD109.



Eber Pires Marzulo

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1993) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2005), com estágio de doutoramento no IRIS (Institute de recherche interdisciplinaire en socioeconomie)/CNRS, Paris IX - Dauphine (2004).
CV Lattes

Temas: identidade e território; e imagem e território

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
2ª Edição: TCC01_II, TCC07_II.
3ª Edição: TCC_III.



Edson Talamini

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2001), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD300.



ELIZIANE NICOLODI FRANCESCATO RUIZ

Professora do curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. da UFRGS Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, estudando, na perspectiva intersdisciplinar, a temática cuidado em saúde, relações sociais e experiências de adoecimento crônico. Atua no campo da Saúde Coletiva e Nutrição, estudando temas relacionados à: políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição; redes/relações sociais e mediações em políticas públicas; práticas sociais de enfrentamento de problemas crônicos de saúde das populações urbanas e rurais; antropologia da saúde e da alimentação. As pesquisas são desenvolvidas em espaços urbanos e rurais, utilizando métodos de pesquisa quanti e qualitativos (experiência em etnografia e suas técnicas de pesquisa). Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GESC/UFRGS - certificado no diretório do Cnpq desde 2004), o Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde da UERJ (LAPPIS/UERJ- certificado pelo diretório Cnpq desde 2004) e o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar (PROINTER-GRIMAD/UFRGS-certificado pelo diretório Cnpq desde 2004).
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD109.



FABIANA THOMÉ DA CRUZ

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Agroecossistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), tendo realizado estágio de doutoramento na Cardiff School of City and Regional Planning, Cardiff University (CPLAN, 2010-2011).
CV Lattes

Temas: qualidade dos alimentos, procurando aproximar discussões relativas a abordagens técnicas aos temas de pesquisa pertinentes a sócio-antropologia da alimentação

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
2ª Edição: TCC06_II.
3ª Edição: DERAD402, DERAD501, TCC_III.



Fábio de Lima Beck

Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade de Londres – Inglaterra, 1997.
CV Lattes

Temas: Currículo; ensino e aprendizagem no 3º grau; educação em Ciências Agrárias; educação para o meio rural.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD018, DERAD022.
2ª Edição: DERAD018, DERAD022, TCC01_II, TCC05_II.
3ª Edição: DERAD303, DERAD403.



Fábio Kessler Dal Soglio

Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia pela Universidade de Illinois - EUA.
CV Lattes

Temas: Controle biológico; agroecologia.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD008, DERAD018, DERAD022, TCC00008, TCC00010.
2ª Edição: DERAD008, TCC08_II.
3ª Edição: DERAD105, TCC_III.
4ª Edição: DERAD105.



Fernanda Bastos de Mello

Graduação em Medicina Veterinária (UFRGS-1998), mestrado em Ciências Veterinárias (UFRGS-2001) e doutorado em Ciências Veterinárias (UFRGS-2005).
CV Lattes

Temas: Medicina veterinária, Toxicologia, Toxicologia Reprodutiva, Farmacologia.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD018, DERAD022, TCC00001.
2ª Edição: DERAD018, DERAD022, TCC01_II.
3ª Edição: DERAD303, DERAD403, TCC_III.



Flávia Charão Marques

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando junto à Faculdade de Agronomia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Doutora em Desenvolvimento pelo PGDR/UFRGS (2009), tendo realizado estágio doutoral, como bolsista da CAPES, junto ao Rural Sociology Group, Wageningen University (Holanda). Junto ao PGDR/UFRGS, durante o ano de 2010, desenvolveu projeto de pós-doutorado com apoio do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, atuando em atividades de ensino e pesquisa. Desenvolveu atividades de pesquisa e docência na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); e de gestão em políticas públicas na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, faz parte dos Grupos de Pesquisa Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD-UFRGS) e Alimentação e Cultura (GEPAC-Universidade Federal de Pelotas-UFPel).
CV Lattes

Temas: Dinâmicas Sociotécnicas na Agricultura e Conhecimento, Inovação e Ação Social no Mundo Rural

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD601 , TCC_III.
4ª Edição: DERAD601.



Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas (UFRGS-1993), mestrado e doutorado em Botânica, ênfase em Etnobotânica (UFRGS-2003).
CV Lattes

Temas: Etnoecologia, Etnoconservação, Manejo sustentável de recursos naturais, populações tradicionais, conservação da biodiversidade e repartição de benefícios.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD014, DERAD025_SA, TCC00008, TCC00009.
2ª Edição: DERAD009, DERAD025_SA, TCC05_II, TCC06_II.
3ª Edição: DERAD501, TCC_III.
4ª Edição: DERAD500.



Glauco Schultz

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFPel/RS (1994), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Agronegócios pela UFRGS - CEPAN.
CV Lattes

Temas: Temas: agroecologia, agenda 21, desenvolvimento rural sustentável, alimentos orgânicos, gestão ambiental, gestão rural, gestão da qualidade, associativismo e custos de produção na agropecuária.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD016, DERAD020, DERAD026.
2ª Edição: DERAD016, DERAD020, DERAD026, TCC02_II.
3ª Edição: DERAD103, DERAD300, DERAD400, TCC_III.
4ª Edição: DERAD103, DERAD300.



Guilherme Francisco Waterloo Radomsky

Cientista Social, mestre em Desenvolvimento Rural e Doutor em Antropologia Social.
CV Lattes

Temas: estudos sobre desenvolvimento; certificação de produtos orgânicos e ecológicos; conhecimentos e propriedade intelectual; redes, reciprocidade e agricultura familiar.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
2ª Edição: TCC01_II, TCC03_II.
3ª Edição: DERAD101, TCC_III.



Irio Luiz Conti

Doutorando em Desenvolvimento Rural (UFRGS/PGDR), Mestre em Sociologia (UFRGS) e Especialista em Direitos Humanos (CESUSC). Graduado em Teologia pelo Instituto Missioneiro de Teologia e em Filosofia (UPF). É professor convidado no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, membro fundador da FIAN Brasil e presidente da FIAN Internacional (Foodfirst Information & Action Network) e suplente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
CV Lattes

Temas: sociologia, religião, direitos humanos, direito humano à alimentaçao adequada, soberania e segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, planejamento, movimentos sociais e análise da realidade.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD025_SA, TCC00009.
2ª Edição: DERAD009, DERAD025_SA.
3ª Edição: DERAD501.



Ivaldo Gehlen

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais (PUC-RS, 1975), mestre em Sociologia (UFRGS, 1983) e doutor em Sociologia (Universidade Paris X - França, 1991).
CV Lattes

Temas: Movimentos sociais; Reforma agrária, Assentamentos Rurais, Desigualdade e Formação Social (atores) do Meio Rural.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD006, DERAD013, TCC00001, TCC00003.
2ª Edição: DERAD006, DERAD013.
3ª Edição: DERAD107, DERAD200.



JAQUELINE SGARBI SANTOS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1994) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Agronomia , com ênfase em Desenvolvimento Rural, pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (SPAF/FAEM) (2014). Pós-doutorado pelo Programa de Pós graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (FAEM/UFPel)(2016).
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD402.



João Armando Dessimon Machado

Médico Veterinário, Mestre em Economia Rural e Doutor em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba - Espanha.
CV Lattes

Temas: Tomada de decisão; Participação e Desenvolvimento Rural.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD009, DERAD015, DERAD025_EC, TCC00005.
2ª Edição: DERAD014, TCC02_II.
3ª Edição: TCC_III.



João Daniel Dorneles Ramos

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2008), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e Doutorado em Antropologia Social também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).
CV Lattes

Temas: Sociologia Antropologia Educação

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD602, DERAD602, DERAD605, TCC_III.



José Carlos Gomes dos Anjos

Cientista Social, mestre e doutor em Antropologia Social pela UFRGS.
CV Lattes

Temas: Movimentos sociais; mediações culturais; políticas do mundo rural.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD007.
2ª Edição: DERAD007, DERAD014.
3ª Edição: DERAD106.
4ª Edição: DERAD106.



Leonardo Alvim Beroldt da Silva

Agrônomo, mestre em fitotecnia e doutorando em Desenvolvimento Rural pela UFRGS.
CV Lattes

Temas: Desenvolvimento rural e territorial; sistemas agrários e agricultura familiar.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD002, DERAD009, DERAD014, DERAD026, TCC00001, TCC00005, TCC00006, TCC00010.
3ª Edição: TCC_III.



Leonardo Xavier da Silva

Possui graduação em Ciências Econômicas (PUCRS - 1994), mestrado em Economia Rural e doutorado em Economia (ambos UFRGS - 1997 e 2002).
CV Lattes

Temas: agricultura, cadeias e sistemas agroindustriais, agricultura brasileira, política econômica e economia brasileira.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD010 , TCC00007.
2ª Edição: DERAD010, TCC04_II.
3ª Edição: DERAD201, TCC_III.
4ª Edição: DERAD201.



LORENA CÂNDIDO FLEURY

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Desenvolvimento Rural (2008) e Doutorado em Sociologia (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de Doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense.
CV Lattes

Temas: Agricultura e sustentabilidade; agroecologia; Metodologia científica; Pesquisa em Desenvolvimento Rural; conflitos ambientais; organização social rural, representações sociais, relações sociedade-natureza; etnodesenvolvimento e desenvolvimento rural.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD203, TCC_III.



Lovois de Andrade Miguel

Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia pela Instituto Nacional Agronômico - Paris Grignon - França.
CV Lattes

Temas: Desenvolvimento local; diagnóstico de sistemas de produção.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD002, DERAD015, DERAD017, TCC00005, TCC00006.
2ª Edição: DERAD002, DERAD015, DERAD017, TCC01_II.
3ª Edição: DERAD102, DERAD301, DERAD302, TCC_III.
4ª Edição: DERAD102.



LUCIMAR DE FÁTIMA DOS SANTOS VIEIRA

Bióloga e Geógrafa. Pós-doc em Geografia. Doutora em Geografia (área: ambiente, ensino e território) pela UFRGS. Doutorado Sanduíche na Universidade do Maine, França. Mestre em Geografia (com ênfase em Análise Ambiental) pela UFRGS. Graduação em Geografia (UFRGS) e em Ciências Biológicas (Universidade de Passo Fundo).
CV Lattes

Temas: Projetos para Agricultura Impactos Ambientais Turismo Rural Questão Agrária e Legislação Ambiental Temáticas Locais: do Local ao Regional Serviços Ambientais

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD202.
4ª Edição: DERAD104.



Marcelino de Souza

Possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Extensão Rural e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas.
CV Lattes

Temas: Atividades não-agrícolas, turismo rural e desenvolvimento rural.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD010, DERAD025_TR, TCC00011.
2ª Edição: DERAD025_TR, TCC07_II.
3ª Edição: DERAD504, TCC_III.



Marcelo Antônio Conterato

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela UFSM, mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e doutorado em Desenvolvimento Rural UFRGS.
CV Lattes

Temas: sociologia rural, geografia agrária e geografia econômica.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD003, TCC00001, TCC00007.
2ª Edição: DERAD003, DERAD014, TCC01_II.
3ª Edição: TCC_III.



MARCIA DOS SANTOS RAMOS BERRETA

Professora Adjunta no Curso de Gestão Ambiental e Coordenadora do Curso de Mestrado Ambiente e Sustentabilidade na UERGS, na Unidade em São Francisco de Paula (RS). Graduada em Estudos Sociais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).
CV Lattes

Temas: Legislação ambiental, gestão e planejamento rural,movimentos sociais rurais, questão agrária.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD104, DERAD500.



MÁRCIO ZAMBONI NESKE

Professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santana do Livramento. Coordenador do Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial. Possui graduação em Biologia (2006) pela Universidade da Região da Campanha, mestrado (2009) e doutorado (2014) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CV Lattes

Temas: Planejamento e Gestão de Projetos, Dinâmicas relação da sociedade e natureza, Mediações sociais e políticas do mundo rural

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD302.



Marlise Amália Reinehr Dal Forno

Cursei Graduação em Geografia (Licenciatura) no Instituto Educacional Dom Bosco, Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia na UNIJUI, Mestrado e Doutorado em Geografia-Análise Ambiental na UFRGS. As principais áreas de atuação e de interesse de pesquisa estão relacionadas ao manejo, monitoramento e gestão de áreas degradadas.
CV Lattes

Temas: Planejamento e gestão ambiental. Impactos ambientais. Áreas degradadas.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD025_IA, TCC00008.
2ª Edição: DERAD023, DERAD025_IA, TCC01_II.
3ª Edição: DERAD108, DERAD603, TCC_III.
4ª Edição: DERAD603.



PATRÍCIA BINKOWSKI

Professora Adjunta de Desenvolvimento Rural nos cursos de graduação em Gestão Ambiental e Administração Rural e Agroindústria, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e no curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade na unidade universitária em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul. Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS)
CV Lattes

Temas: Conflitos Socioambientais; - Relações Sociedade - Natureza; - Dinâmicas Socioambientais; - Questão Ambiental (conflitos socioeconômicos) - Desenvolvimento Rural; - Desenvolvimento Territorial Sustentável; - Questão Agrária x Questão Ambiental; - Agricultura Familiar

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD600, TCC_III.



PAULO ANDRÉ NIEDERLE

Professor do Departamento de Sociologia e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ, 2011) com doutorado-sanduíche pelo CIRAD-Montpellier (UMR Innovation) / Universidade de Lyon II. Engenheiro Agrônomo (FAEM/UFPEL, 2005) e Mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS, 2007).
CV Lattes

Temas: Desenvolvimento rural, dinâmica da agricultura familiar, mercados agroalimentares, convenções de qualidade, instituições e regulação econômica, indicações geográficas e redes alimentares alternativas.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD101, TCC_III.
4ª Edição: DERAD101.



Paulo Dabdab Waquil

Agrônomo, mestre e doutor em Economia Agrícola pela Universidade de Wisconsin - EUA.
CV Lattes

Temas: Política agrícola e mercados; comercialização agrícola; análise de cadeias agroindustriais.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD016, DERAD020, DERAD026.
2ª Edição: DERAD016, DERAD020, DERAD026, TCC01_II, TCC02_II.
3ª Edição: DERAD503, TCC_III.



Roberto Verdum

Geógrafo, mestre e doutor em geografia pela Universidade de Toulouse - França.
CV Lattes

Temas: Geografia física: geomorfologia; hidrogeografia e geoecologia.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD004, DERAD011 , DERAD025_IA.
2ª Edição: DERAD004, DERAD011, DERAD025_IA.
3ª Edição: DERAD104, DERAD202.
4ª Edição: DERAD104.



Rumi Regina Kubo

Possui graduação em Ciências Biológicas (UFRGS-1989), graduação em Artes Plásticas (UFRGS-2000), mestrado em Botânica (UFRGS-1997) e doutorado em Antropologia Social (UFRGS-2005).
CV Lattes

Temas: Desenvolvimento rural e sutentabilidade, extrativismo, mata atlântica, etnobotânica e etnoecologia.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD008, DERAD025_IA, TCC00003.
2ª Edição: DERAD008, DERAD017, DERAD025_IA, TCC05_II.
3ª Edição: DERAD105, DERAD500, DERAD502, TCC_III.
4ª Edição: DERAD105.



STELLA MARIS NUNES PIEVE

Bacharel e Licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006), mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). Atuou como professora de Ciências, Biologia e Seminário Integrado no Ensino Fundamental e Médio Politécnico na rede estadual (RS), também como professora e tutora no curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PLAGEDER/UFRGS).
CV Lattes

Temas: Relações entre natureza e cultura e às dinâmicas socioambientais nos espaços rural e urbano.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD023.
3ª Edição: DERAD106.



Susana Cardoso

Possui graduação em Medicina Veterinária (UFRGS-1986), mestrado em Zootecnia (UFRGS-1993) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005).
CV Lattes

Temas: Ciência e tecnologia de carnes, saúde pública e legislação.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD018, DERAD021.
2ª Edição: DERAD018, DERAD021, TCC02_II.
3ª Edição: DERAD303, DERAD403, TCC_III.



Tatiana Engel Gerhardt

Enfermeira-Antropóloga, mestre em Saúde Pública e em Ciências Sociais, doutora em Antropologia Social pela Universidade Bordeaux II - França.
CV Lattes

Temas: Saúde coletiva; antropologia da saúde; desigualdades sociais; interdisciplinaridade.

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
1ª Edição: DERAD005, DERAD014, TCC00009.
2ª Edição: DERAD005, DERAD009, DERAD014.
3ª Edição: DERAD109, TCC_III.



TATIANA MOTA MIRANDA

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Rio Claro (2003). É mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2006) e doutora em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (2012).
CV Lattes

Temas:

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: TCC_III.
4ª Edição: DERAD500.



Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro

Doutoranda em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS e integrante do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.
CV Lattes

Temas: Ciências Sociais Aplicadas

Disciplinas em que atuou no PLAGEDER:
3ª Edição: DERAD100.





Acesso à informação Portal de Estado do Brasil