Aluno   Vídeos   Tutoriais   Imprensa   Polo em Destaque   Portal do Aluno  Egressos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Aberta do Brasil Faculdade de Economia CISADE - Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Núcleo de Ensino a Distância Rede Multivídeos Secretaria de Ensino a Distância Moodle Institucional UFRGS

Egressos

Pesquisa com Egressos da primeira turma do PLAGEDER

A fim de ter um acompanhamento dos egressos do curso, sua inserção profissional e sua satisfação com o curso, o PLAGEDER realizou pesquisa que foi respondida por alunos egressos de todos os 12 polos onde foi oferecida a 1ª edição. Veja os resultados a seguir.

O questionário eletrônico, vinculado ao Portal de Serviços da UFRGS, ficou disponível no período de 18/6 a 17/7/2012. Foi enviado e-mail aos 242 egressos convidado-os a participarem da pesquisa e informando a forma de acessar o questionário.

O acesso ao questionário necessitava de login no Portal da Universidade. Responderam a pesquisa 68 (28,10%) egressos do Curso dos 12 Polos onde o Curso foi ofertado.

Polo Egressos Respondentes %
Arroio dos Ratos 16 5 31,25
Balneário Pinhal 19 4 21,05
Camargo 21 4 19,05
Constantina 10 2 20,00
Hulha Negra 5 1 20,00
Itaqui 11 5 45,45
Picada Café 30 11 36,67
Quaraí 21 4 19,05
Santo Antonio da Patrulha 32 14 43,75
São Francisco de Paula 21 5 23,81
São Lourenço do Sul 27 7 25,93
Três Passos 29 6 20,69
Total 242 68 28,10


Atualmente exerce atividade geradora de renda

Natureza da Atividade Geradora de Renda

Você já trabalhava neste estabelecimento antes de concluir o curso?

Pergunta respondida por quem respondeu Emprego Formal (assalariado) na Natureza da Atividade Geradora de Renda.

Você mudou de cargo ou setor em decorrência da conclusão do curso PLAGEDER?

Pergunta respondida por quem já trabalhava no estabelecimento antes da Conclusão do Curso.

Se você não trabalhava neste estabelecimento, o curso que você concluíu contribuiu para que você conseguisse seu emprego atual?

Pergunta respondida por quem não trabalhava no estabelecimento antes da Conclusão do Curso.

Seus rendimentos profissionais/salário, em decorrência da conclusão do curso PLAGEDER

Você considera que exerce suas atividades como um profissional da área de formação do PLAGEDER?

O curso contribuiu para o seu crescimento pessoal?

Depois de concluir sua graduação, você passou a fazer algum tipo de trabalho comunitário, participar de Organizações Não Governamentais, sindicatos ou associações profissionais, projetos de pesquisa ou extensão?

Quanto a Pós-Graduação

Os 10% que atualmente estão fazendo Pós-Graduação estão matriculados a nível de Especialização.

Você está satisfeito com sua escolha profissional?

Você considera que os conhecimentos adquiridos durante o curso, para sua atual vida profissional, podem ser classificados como de:

Depoimentos

Os egressos ao participarem da pesquisa poderiam escrever um depoimento sobre a sua trajetória profissional e acadêmica, e autorizar a divulgação total ou parcial deste depoimento.

Abaixo apresentamos alguns trechos destes depoimentos:

Polo de Arroio do Ratos

"Para mim o Plageder foi de grande importância porque deu continuidade a minha formação voltada à área rural e me proporcionou a expectativa e possibilidade de vir a trabalhar com o desenvolvimento rural em uma das empresas públicas que sempre almejei trabalhar."

Polo de Balneário Pinhal

"Durante o curso percebi a importância do Plageder no meio rural, sendo que nunca tive um convívio maior com a ruralidade, me identifiquei muito com o turismo rural e mais ainda com as disciplinas de custos e contabilidade que tivemos durante o curso tanto voltado para as UPAs quanto voltadas para as agroindústrias."

Polo de Camargo

"Quando fiquei sabendo do curso Plageder no Pólo de Camargo fique entusiasmada. Era algo novo, gratuito numa Instituição de Ensino Reconhecida. Comecei o curso e adorei. Pretendo fazer outros cursos a distância."

"Durante os quatro anos em que estudei no Curso EAD Plageder UFRGS, sempre dediquei as atividades das disciplinas cursadas. Os comentários nos fórum de discussões, as tarefas e os estágios realizados nos proporcionaram uma visão mais específica dos fatores que nos   cercam, principalmente os relacionado aos fatores sociais, econômicos e ambientais no meio rural. As atividades multidisciplinares do    curso propiciaram a observar o meio rural local , seus problemas envolvidos a importância dos órgão públicos frente á esses problemas. O     planejamento das ações e busca da melhoria de qualidade de vida nas unidades de produção agrícola se faz necessária para a sociedade    local. Essa visão da sociedade como um todo e do cenário agrícola, obtive com Curso do PLAGEDER, e desde já quero parabenizar a        UFRGS, por essa iniciativa de ter a uma Universidade Federal no interior do estado. A extensão da UFRGS em Camargo proporcionou não      só para mim mas para todos os alunos uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal e principalmente de estudar em uma         Universidade Federal."

Polo de Constantina

"O curso é de qualidade e me qualificou para o mercado de trabalho, durante o curso e após a formação abriram-se portas profissionais."

Polo de Itaqui

"...o curso foi um ampliador de idéias e conhecimentos diversos, me proporcionou através do método de ensino a distância superar limites, correr atrás."

Polo de Picada Café

"O curso proporcionou grande crescimento pessoal e uma visão ampla do meio rural. Todas as disciplinas são direcionadas a nos dar conhecimento,capacidade de análise, levantamento de diagnósticos e planejamento de estratégicas de ação no meio rural. Todos estes processos são repassados ressaltando a diversidade das realidades existentes, respeitadas em seus diferenciais sociais, étnicos, ambientais e econômicos. Não tenho dúvida que este curso se mostra, na atualidade, como importante ferramenta de planejamento e construção de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento rural sustentável, diante de um novo cenário no meio rural."

"...mas mesmo com certas dificuldades consegui vencer as barreiras e me disciplinar...espero que muitos outros façam o Plageder, pois o curso me abriu horizontes...pois passei a perceber o mundo rural maravilho e cheio de novidades que está ao nosso redor."

Polo de Quaraí

"Sempre trabalhei no meio rural, em atividades de cunho famiiar, nesse sentido o curso me proporcionou um progresso dos meus conhecimentos, facilitado principalmente pelas bases teórico-metodológicas estudadas nas disciplinas.Importante destacar que se não fosse por meio da estrutura de ensino disponibilizada para a realização do curso, dificilmente eu poderia concluir uma graduação.Por fim gostaria de salientar o comprometimento dos profissionais da UFRGS envolvidos no desenvolvimento do curso Plageder."

Polo de Santo Antonio da Patrulha

"Estou aplicando o apreendido em minha própria propriedade e na ONG que pertenço, quando do trabalho com as famílias, as quais repasso a importância de se fazer um cultivo consciente e sustentável com a preservação da mata, dos rios e conservação do solo, tirando o próprio sustento sem danificar."

"O PLAGEDER, para mim foi o sonho de ter um curso superior principalmente na UFRGS."

"A universidade veio a agregar o conhecimento científico, principalmente na elaboração de projetos, e dar uma ampla visão na parte de desenvolvimento rural por um todo..."

Polo de São Francisco de Paula

"O Plageder foi uma oportunidade que considero única na minha vida, primeiro por me propiciar o aprendizado em uma das melhores Universidades do Brasil, segunda por poder conciliar minhas atividades profissionais com os estudos e terceiro porque o curso continha uma série de assuntos que foram tratados, que dialogavam diretamente com a minha área de atuação."

"Todo o conhecimento que adquiri está fazendo que eu repense as minhas expectativas de futuro e volte a trabalhar com o campo, buscando as melhorias de qualidade de vida dos agricultores familiares, visto que atualmente trabalho na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e diariamente acompanho os agricultores familiares nas questões de relação de produção versus meio ambiente."

Polo de São Lourenço do Sul

"Estou muito feliz pela oportunidade que o curso de Tecnologia em Desenvolvimento Rural da UFRGS concedeu para ampliar o conhecimento nos diversos temas estudados. Estou ansioso para atuar profissionalmente nesta área e satisfeito em saber que sendo filho de agricultor e conhecendo a realidade rural e urbana, tenho grandes chances de contribuir para o progresso nas diferentes esferas sociais, econômicas e políticas a nível local e regional, objetivos inclusos no curso PLAGEDER."

"O curso me tornou     uma pessoa mais crítica, com um olhar observador sobre as coisas. Me ajudou bastante na minha vida pessoal. Foi uma experiência muito     boa, que gerou e está gerando bons frutos."

Polo de Três Passos

"O Curso foi de suma importância para o meu crescimento profissional, inclusive me sinto mais segura para discutir questões e fundamentos sobre a Agricultura Familiar, formas de atuação e aprendi a valorizar mais cada atividade desenvolvida na propriedade, procurando compreender os motivos que levam as familias a adotarem determinadas práticas e roteiros de atividades. Minha atuação está, com certeza mais qualificada e fundamentada. Foi uma oportunidade única. Se não fosse no sistema a distancia, eu não teria como estudar..."

Acesso à informação Portal de Estado do Brasil