Aluno   Vídeos   Tutoriais   Imprensa   Polo em Destaque   Portal do Aluno  Egressos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Aberta do Brasil Faculdade de Economia CISADE - Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Núcleo de Ensino a Distância Rede Multivídeos Secretaria de Ensino a Distância Moodle Institucional UFRGS

Polo Destaque

Capa do Jornal Folha de Quaraí - Reportagem sobre o PLAGEDER

Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril o Seminário de Avaliação do Curso PLAGEDER com o objetivo de avaliar o percurso do curso de Graduação Bacharelado em Desenvolvimento Rural - (PLAGEDER) após a execução dos dois primeiros semestres letivos em 2014. O referido Seminário foi realizado em Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e contou com a participação das Coordenações e tutores de 12 municípios nos quais o Curso está sendo desenvolvido.


Semana Acadêmica - Polo de Santo Antônio da Patrulha

Ocorrera no período de 18 a 21 de maio, com o objetivo de ser um espaço de formação complementar para acadêmicos. A Programação contempla as temáticas da Educação e Tecnologias e da Gestão Pública.

Aguardamos a participação de todos neste evento acadêmico, em especial da cerimônia de abertura no dia 18 de maio, às 18 horas, no Centro de Convenções Qorpo Santo, em Santo Antônio da Patrulha.

Visite a nossa programação disponível no endereço http://semanacademicapolosap.weebly.com/


VI Seminário Acadêmico - EAD: Meios, Atores e Processos - São Lourenço do Sul

O Seminário ocorrerá nos dias 20, 22, 23 e 28 de maio 2014, às 19 horas, com carga horária 40 horas, O valor da inscrição: R$10,00 no período de 05 de maio de 2014 à 19 de maio de 2014.

Os alunos estão convidados a participar do Jantar Festivo, por adesão, que ocorrerá no Restaurante Casa Nostra, às 21 horas, no dia 28 de maio de 2014.


>>> Ficha de inscrição

>>>> Folder do evento

(Maiores informações no polo de São Lourenço do sul)

IV Jornada Acadêmica no Polo UAB de Quaraí

O Polo UAB de Quaraí foi uma das melhores conquistas e fruto da visão dos nossos governantes que, por acreditarem na educação como a força do desenvolvimento de nosso município e região, sabiamente souberam aproveitar a porta da inclusão educacional aberta pelo Ministério da Educação .

Através da IV Jornada, a comunidade acadêmica do Polo UAB de Quaraí comemorou seis anos de uma nova realidade vivida por nossos munícipes, afinal, a conquista é da comunidade!

Além de estimular a discussão acadêmica, socializando resultados de experiências pedagógicas, o evento foi idealizado pela Coordenação, Tutores e Acadêmicos, visando integrar os diferentes segmentos da comunidade educacional do município, estudantes, tutores e professores de todos os níveis, contribuindo para uma educação participativa e plural; promover momentos de interação e interlocução entre os diversos sujeitos da educação, proporcionando troca de experiências e vivências no cotidiano educacional e abrir espaços de atualização, qualificação e formação complementar para os acadêmicos, assim como a formação continuada e desenvolvimento profissional para docentes das redes municipal e estadual.

Coordenadora do Polo de Quaraí, Sandra Máxima dos Santos, relata a IV Jornada Acadêmica no Polo UAB de Quaraí e agradece a todos os parceiros que, de uma forma ou outra, contribuíram para que o evento obtivesse o êxito alcançado.


>>>> Leia mais a Respeito

V Seminário Acadêmico do Polo de São Lourenço

Acontecerá no período de 22 a 28 de maio  no Auditório EMEF Profª Marina Vargas - São Lourenço do Sul. O Prof. Fabio de Lima Beck participará no dia 23/05 às 19h proferindo a palestra " A EAD e as Contribuições do Curso PLAGEDER para o Desenvolvimento Rural da Metade Sul 


Veja folder do evento

Novas instalações do Polo de Arroio do Ratos

As novas instalações do Polo de Arroio dos Ratos foram inauguradas no dia 19 de Novembro.

  

 Palestra sobre Cultura Pomerana no Polo de São Lourenço do Sul


clique para ampliar +

 Saída de campo do polo de Picada Café - DERAD 19

    No dia 31 de março de 2012, os alunos do polo de Picada Café: André Tegner, Diego Weizenmann, Evandro Nunes de Lima, Flávio Luis Kleeman, Hugo Werle, Ricardo Teodoro Becker, juntamente com o tutor a distancia Matheus Dhein Dill e a tutora presencial Sandra Beatriz Pinheiro da Luz realizaram uma visita a agroindústria da Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (COOPERNATURAL), localizada na cidade de Picada Café.

    A visita à agroindústria, que trabalha com geléias, chás, sucos, vinhos e espumantes, foi guiada pelos sócios Ivete Maria Flach Karling e Ricardo Fritsch. Durante a visita os alunos puderam observar questões ligadas à produção, processamento, comercialização e planejamento da cooperativa e assim relacioná-las com conceitos desenvolvidos ao longo da DERAD019 – Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais.

    Na oportunidade visitaram também a propriedade de produção orgânica do senhor Remi Karling, presidente da cooperativa anteriormente citada, propriedade esta localizada na cidade de Linha Nova.

 I Salão de Produções Acadêmicas do Polo de São Francisco de Paula

O I Salão de Produções Acadêmicas do Polo de São Francisco de Paula aconteceu nos dias 05, 06 e 07de dezembro de 2011. Os formandos da primeira turma do PLAGEDER: Teresinha Lunkes Stein, Joana Boelter Goltschalk, Rômulo Dutra Teixeira, Mateus Barcelos, Sérgio Tadeu da S. Cardoso, Carolina Silva Neves dos Santos e Roberta Silva Camargo apresentaram paineis sobre os temas abordados em seus trabalhos de conclusão de curso e a tutora presencial Maria Eduarda Comim Teixeira fez uma apresentação sobre o PLAGEDER. Neste evento também foram apresentados trabalhos de alunos de outros cursos na modalidade EAD do Polo de São Francisco.

Veja a programção

7º Salão de Ensino da UFRGS

Nos dias 4, 5 e 6 de outubro os acadêmicos do curso Plageder (Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural) da UFRGS estiveram participando do 7º Salão de Ensino da UFRGS. Foram apresentados 11 trabalhos dos alunos dos Polos de Arroio do Ratos, Picada Café, Santo Antonio da Patrulha, São Francisco de Paula, Três de Maio e Três Passos. Veja a relação dos trabalhos


Alunos do polo de Três Passos

Atividade presencial da DERAD014 em Camargo

O Professor Jalcione Almeida e a tutora Patrícia Binkowski estiveram no Polo de Camargo para o Seminário da DERAD014 no dia 01 de outubro. Os alunos do Polo apresentaram e discutiram sobre as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar para a região de Camargo/RS. Estas atividades presenciais são muito produtivas e gratificantes para os alunos, professores e tutores.

Alunos do PLAGEDER uma experiência de intercâmbio com a França

Roberto Bühler e Cassiane Francine Schilling, alunos da segunda turma do curso Palgeder participam da nova fase de intercâmbio com a França, em outubro de 2011. Cassiane e Roberto tiveram como foco de estudo o turismo rural, a produção orgânica, a comercialização dos produtos agrícolas e as associações de agricultores.

Cassiane:
"A experiência proporcionou vivenciar o desenvolvimento rural de forma muito semelhante ao que é estudado no conteúdo das disciplinas. É um privilégio viver este intercâmbio enquanto estudantes de graduação. Minhas reflexões após esta experiência é investir no fortalecimento dos agricultores através de associações locais".

Roberto Bühler:
"A experiência do intercâmbio que tive a oportunidade de realizar no norte da França foi muito instigadora devido ao fato de ter ligado o conhecimento teórico com a realidade, dando a oportunidade da construção de um conhecimento diferenciado e possível de ser desenvolvido em nosso meio acadêmico e rural. Estas experiências mostram que o curso Plageder nos prepara realmente para sermos atores ativos e não apenas expectadores do presente e do futuro do desenvolvimento de nossa região. Em particular tenho como projeto o apoio na construção de uma associação de agricultores rurais familiares, dando força a esta categoria, além de prestar assessoria a quem desejar".

A primeira expereriência de intercâmbio na França aconteceu no mês de agosto de 2010, na região de Pirineus, Sul da França e Mayene, norte da França, com o aluno da primeira turma do PLAGEDER, José Samuel da Silva Santos, que foi recebido por agricultores que produzem legumes ecológicos e comercializam diretamente ao consumidor. No início de 2011, o Polo Universitário Santo Antônio e os alunos do Plageder recebem Gerrad, agricultor francês consolidando o intercâmbio para outros alunos do PLAGEDER. Foi assim que os alunos Roberto Bühler e Cassiane Francine Schilling participaram desta nova fase de intercâmbio com a França.

 

Alunos da DERAD020 do Polo de Constantina visitam Agroindustria Familiar

No dia 26 de novembro de 2011, os alunos do Polo de Constantina juntamente com o Prof. Waquil e tutores a distância e presencial estiveram realizando uma visita à Agroindústria Familiar Rural Lazzaretti e Picolotto localizado no interior do município de Constantina. A agroindústria trabalha principalmente com derivados da cana-de-açúcar, produzindo licores, cachaça artesanal, açúcar mascavo, melado, entre outros produtos.

Na oportunidade os alunos puderam observar como ocorre a organização e planejamento da produção, comercialização dos produtos, formas de associativismo entre outros temas que contemplam as disciplinas do Plageder, em específico a DERAD 020 – Mercados e comercialização de produtos agroindustriais. A visita foi guiada por um dos agricultores responsáveis pela agroindústria que gentilmente respondeu a todos questionamentos dos alunos.

  

I Festa de integração acadêmica do polo de São Francisco de Paula

Sintam-se convidados para a 15ª Festa do Pinhão. Em especial,  para a I Festa de Integração Acadêmica do polo da UAB de São Fco Paula, dia 03 de junho.

Festa do Pinhão 2011
São Francisco de Paula RS

III Seminário Acadêmico Polo de São Lourenço

Ao cumprimentá-lo cordialmente, temos a honra de convidá-lo a participar das atividades em comemoração ao quarto aniversário do PAED - Polo de Apoio ao Ensino a Distância, conforme programação no folder em anexo. Solicitamos a gentileza, de confirmar sua adesão para o jantar no dia 27 de maio, pelo telefone: (53)3251.6068 ou pelo e-mail: polosaolourenco@gmail.com. Salientamos que sua presença, assim como de sua equipe, enriquecerá nosso evento.

Clique aqui para visualisar o Folder

Atenciosamente Maristela Dutra Coordenadora do Polo.

Picada Café comemora 19 anos e polo UPC também festeja

      

Saída de Campo de Itaqui DERAD008

No dia 27 de novembro de 2010 a turma do Plageder 2 realizou a saída de campo da disciplina Agricultura e Sustentabilidade nos vinhedos da Campos de Cima em Itaqui. A proposta da propriedade, que trabalha com o cultivo da uva, é a busca da qualidade máxima para seus produtos. Fomos recebidos pelo técnico responsável, que esclareceu as dúvidas dos alunos em relação à viticultura, além de abordar aspectos mais gerais em relação à propriedade como um todo. O proprietário da Campus de Cima acrescenta que existe a possibilidade de integração dos vinhedos e da vinícola que está para ser construída, em um rota de turismo na região, e abriu a possiblidade para estágios e outras vivências na propriedade. Em relação à discussão sobre sustentabilidade, foco principal da disciplina, os proprietários vislumbram a prosperidade econômica da propriedade, que recebeu grande investimento e provavelmente receba retorno somente a médio prazo. Outro aspecto que pode ser abordado é o social, através de geração de empregos e parcerias com universidades e centros de pesquisa, as quais estão sendo fomentadas pelos proprietários. Quanto à sustentabilidade ambiental, é usada a adubação verde e o pastejo de animais nas entrelinhas, e também existe uma preocupação com a qualidade do solo e minimização do uso de químicos. Porém, devido, principalmente a ocorrência de alguns fungos, técnico e proprietário concordam que não seria viável o cultivo orgânico da uva.

 

Segundo Acampamento acadêmico de Picada Café

Nos dias 28 e 29 de Janeiro, acontecerá o segundo acampamento acadêmico do Polo de Picada Café.
Faça sua inscrição o quanto antes por e-mail ou pelo telefone do Polo entre 18h30 e 22h!
Carla Rosane Presser Coordenadora Polo Universitário de Picada Café
Café Rua das Azaléias, 638 - Centro Picada Café - RS CEP:95175-000
Contato: Comerc.: (54) 3285 1948 Cel.: (54) 99839516

Polo UPC na X Feira do Livro de Picada Café

O Polo Universitário de Picada Café – Polo UPC – foi destaque na X Feira do Livro de Picada Café.
A Feira, que ocorreu durante quatro dias do mês de outubro, recebeu mais de 20.000 visitantes. O Polo UPC se fez presente com uma Tenda de livros: telão com informções sobre a história do livro até os livros digitais e com a história da UAB e do próprio Polo; e de informações a respeito do Polo e da UAB.
Mais uma vez, A UFRGS foi nossa grande parceira, pois os livros da Editora estavam à disposição para apreciação e compra. Além disso, tivemos duas importantes Palestras com renomados Professores da referida universidade:

  • "O Rural pela leitura da paisagem" – Pof. Dr. Roberto Verdum/UFRGS

  • " O texto resumitivo" – Profª. Drª Sabrina Pereira de Abreu/UFRGS
    As palestras foram muito elogiadas, aliás faltou espaço para tanto Público!
  • Polo UAB de Três Passos comemora 3 anos de implantação do PLAGEDER

    O curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Sistema Universidade Aberta do Brasil, Sistema UAB/CAPES/MEC, comemora 3 anos de implantação no Polo Universitário Federal de Três Passos. Em comemoração a esta data, foi realizada uma Palestra com a Extensionista da Emater de Crissiumal, Angela Roberta Cervi, que falou aos acadêmicos do Curso sobre as Agroindústrias, Desenvolvimento local e Turismo local. Após a palestra aconteceu um coquetel de confraternização entre os presentes.
    O momento de comemoração aconteceu no dia 18 de outubro de 2010, pois no dia 19/10, aniversário da implantação do curso, os tutores presenciais do curso Eliane Vendruscolo, FabioBuchner, Janete Ledur Kosloski, Lediane Schepp e a Coordenadora do Polo Janete Schmitz, juntamente com outros profissionais do Polo: Tutores Claudia Janner e Maria Padilha e Técnica em Informática Sara Levi, viajarão para participar do 1º Congresso Internacional de Educação a Distância, na cidade de Pelotas, que aconteceu de 20 a 22 de outubro, onde também, como alunos do Curso de Especialização em Gestão de Polos, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, participarão da Inauguração do Campus do Porto da Universidade, que contará com a presença do Ministro da Educação Fernando Hadad e do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
    As atividades do Curso tiveram início no dia 19/10/2007, e hoje comemorarmos essa data com muito orgulho, pois, já estamos na segunda edição, com lista de candidatos, aguardando a 3ª edição, deste curso tão importante para o Desenvolvimento Regional.
    Enfocamos que o compromisso do Curso é proporcionar uma formação em nível superior com vista a capacitar profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao desenvolvimento, planejamento e gestão rural com enfoque para as questões regionais de cada polo, permitindo uma atuação na formulação e assessoramento de políticas públicas e da questão ambiental.

    II Jornada Acadêmica do Polo de Quaraí

    II Jornada Acadêmica do Polo de Quaraí aconteceu no periodo de 04 a 07 de outtubro e o tema da Jornada foi: " Educação a Diastância - perspectiva de mudança possível"

    Veja no You Tube

    10ª Feira do livro de Picada Café de 14 a 17/10 Palestras: O Rural pela Leitura da Paisagem (Roberto Verdum) e Texto Rusumitivo (Sabrina Pereira Abreu) dia 16/10

    O Polo UAB de Picada Café está participando da 10ª Feira do Livro que acontece no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. Serão 4 dias de festa, leitura, música, gastronomia, debates, shows, exposições, oficinas e aperesentações artisticas. Os Professores/Escritores da UFRGS Roberto Verdum e Sabrina Pereira Abreu estarão participando de palestra no dia 16/10 às 14h, inttitulados:

    • Leitura da Paisagem (Roberto Verdum)
    • Texto Rusumitivo (Sabrina Pereira Abreu)

    Convite
    Capa do folder
    Programação completa

    1ªSemana Acadêmica do polo de Cachoeira do Sul

    O Polo da UAB de Cachoeira do Sul realizou de 21 a 24 de setembro, sua 1ª Semana Acadêmica, que teve como tema "EAD: do Rádio Monitor ao Sistema UAB, BRASIL: do Estado Novo ao Estado Contemporâneo". Foram quatro noites de muita troca, interação e enriquecimento cultural, onde aproximadamente 800 pessoas, se fizeram presentes.

    O evento buscou mostrar a trajetória da Educação a Distância enquanto uma modalidade educativa que vem conquistando o seu espaço e reconhecimento, como forma de democratizar e proporcionar a todos uma educação de qualidade e gratuita, numa sociedade mais justa e igualitária.

    Foram temas abordados:

    "A Comunicação na Velocidade da Informação" - Prof. Andre Zanki Cordenonsi da UFSM - Doutor em Informática na Educação pela UFRGS

    "A Nova Administração Pública: Desafios e Oportunidades" - Marta Helena Fernandez Caminha - Tecnóloga em Gestão Pública pelo IFSC / UAB / Diretora Geral da Secretaria do Trabalho e Ação Social de Cachoeira do Sul

    "Agricultura Familiar e Sustentabilidade: a Perspectiva da Etnoecologia"- Profª. Gabriela Coelho de Souza – Graduada em Ciências Biológicas (UFRGS-1993), mestrado e doutorado em Botânica, ênfase em Etnobotânica (UFRGS-2003)

    "EAD: do Rádio Monitor ao Sistema UAB, BRASIL: do Estado Novo ao Estado Contemporâneo" - Profª. Dra. Eliana Povoas Brito - Pró-Reitora de Graduação e Coordenadora da UAB da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

    O encerramento, no dia 24, quando foi comemorado o aniversário de 3 anos do Polo, contou com a participação do Quinteto de Flautas ARSIS da UFRGS, que elaborou um programa especialmente dedicado à essa apresentação, com um repertório de música francesa do período barroco e do século XX e de compositores brasileiros com Villa-Lobos, Pixinguinha e Vinícius de Moraes.

    Atividades paralelas ao evento:

    • Exposição de Artes do Atelier Livre Municipal
    • Sessão de Pôsteres Curso Pedagogia
    • Feira Agroecológica Grupo Terra Viva

    Foram parceiros da 1ª Semana Acadêmica e Aniversário do Polo UAB de Cachoeira do Sul, as IPES: UFPEL, IFSC, UFRGS, UFSM e a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

    Programação

    Alunos do Plageder organizam os eventos: "Mostra Caminhos para o Desenvolvimento Rural" e "Seminário Nacional de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade" no Polo de Santo Antônio da Patrulha

    Mostra Caminhos para o Desenvolvimento Rural
    A Mostra foi idealizada e organizada pelos alunos do Plageder, turma 2007, com o objetivo de dar visibilidade aos empreendimentos que acolheram estes alunos nos estágios, especialmente o estágio de Agroindústrias. Os alunos do Plageder acreditam que a Agroindústria Familiar pode ser uma alternativa para agregar valor ao produto dos agricultores e elevar a qualidade de vida do produtor rural. Participaram da Mostra 14 Agroindústrias Familiares, onde a maioria foi a primeira vez que teve a oportunidade de mostrar seus produtos. O resultado da Mostra foram vários contatos para trabalho, comercialização, contratos de compra e venda entre os agricultores e convites para novas Feiras de Agricultores.
    Os alunos do Plageder acompanharam os empreendimentos durante todo o evento, dando suporte técnico, divulgação e assessoria.
    O ponto alto do evento foi a cozinha colonial organizada pelo Plageder para possibilitar a comercialização de produtos da rota de Turismo Rural Solidário.
    O Polo Universitário Santo Antônio está orgulhoso do retorno social dado pelos alunos do Plageder.
    Seminário Nacional de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade
    No Seminário o Plageder foi representado pelo doutorando Márcio Gazolla, autor do livro Agroindústria Familiar no Rio Grande do Sul que fez uma fala sobre a Agroindústria Familiar no painel Educação no Processo de Desenvolvimento Local.
    No programa de Rádio, com duas horas de duração, que aconteceu sábado, dia 21 de agosto, das 10h às 12h, participou o coordenador do Plageder professor Lovois de Andrade Miguel juntamente com os alunos e os empreendimentos da Mostra Caminhos para o Desenvolvimento Rural.

    <

    I ENCONTRO ACADÊMICO Do Polo de Constantina

    O Polo de Constantina em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as Instituições de Esnico Superior (URGS, UFSM, IFSU),  CRESOL, STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cotrisal, Câmara de Vereadores está organizando o I Encontro Acadêmico do Polo no período de 25 a 28 de agosto. Destaca-se na programação a participação da equipe do PLAGEDER (alunos, professores e tutores) no dia 27/08 com apresentação dos trabalhos acadêmicos do Curso e com a Palestra Ambiente e Desenvolvimento: A Hora da Virada do professor Fabio Kessler Dal Soglio /UFRGS.

    Veja +

    Seminário sobre Planejamento e Desenvolvimento Rural no Polo de Hulha Negra

    O pólo de apoio presencial UAB de Hulha Negra através do Curso Plageder em parceria com Secretaria Municipal de Agropecuaria e Emater realizou no dia 30/07 Seminário sobre Palenejamento e desenvolvimento Rural. Este seminário aconteceu dentro da programação da XV Festa do Colono de Hulha Negra.  Com este evento podemos divulgar e mostrar a importância do curso e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos alunos. Foi um momento de integração dos alunos com a comunidade.
    Num primeiro momento o aluno João José (represetante da turma) falou da Importancia do curso PLAGEDER para o desenvolvimento local. Logo após tivemos a palestra do Eng Agr Dr Claudio Marques Ribeiro sobre Desenvolvimento sustentável no Pampa.
    Estão em anexo as fotos do nosso evento.

    Seminário Presencial da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO II em Pinhal

    No dia 17 de julho no Pólo de Balneário Pinhal realizou-se o Seminário de apresentação do  Estágio Supervisionado II. Os trabalhos apresentados foram realizados nos seguintes locais: Cooperativa Rizícola Pitangueiras, Agroindústria de pescados Krás, Peixaria Nazaré, Vinícola Bordignon, Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá, Flosul Indústria e Comércio de Madeiras, Agroindústria Natureba, COOPAN, Agroindústria Família Kauer, Escola Estadual ETA.       

                Estiveram presentes na apresentação do Seminário o professor Jalcione Pereira de Almeida, a tutora a distância Lorena Cândido Fleury responsáveis por esta Disciplina de Estágio. Também prestigiaram as apresentações dos trabalhos o Secretario da Industria e Comércio Edmilson Ogando, o Secretario do Meio Ambiente  Vilmar Furini, a Coordenadora do Pólo Suzana Werlang e a tutora presencial Vera Notargiacomo. No encerramento do Seminário  houve uma degustação de produtos e a confraternização da turma.

    Seminário Presencial da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO II em São Lourenço do Sul

    Nos dias 09/07 e 10/07 realizaram-se a apresentação do Estágio Supervisionado em Agroindústrias das turmas A do Plageder I.
    Este estágio visou oportunizar aos estudantes a vivência junto a instituições públicas ou privadas da região em que cada polo está inserido, cuja atividade se caracterize como agroindustrial. Essa experiência empírica teve o objetivo de permitir aos alunos relacionar os conteúdos das disciplinas do curso, bem como auxiliar na problematização da realidade regional da agricultura na perspectiva do desenvolvimento rural, a partir do reconhecimento da estrutura, da organização e das especificidades das instituições em que o estágio foi realizado.

    No polo de São Lourenço as apresentações do estágio dos alunos ocorreu da seguinte forma: os alunos apresentaram as suas vivências e posteriormente a turma realizou o debate sobre cada uma das apresentações. Os alunos que fizeram o estágio na mesma agroindústria puderam apresentar em grupo, mas fazendo conclusões individuais. O conteúdo das apresentações consistiu-se basicamente de uma descrição da agroindústria, de sua estrutura e funcionamento, das atividades acompanhadas durante as 100 horas estagiadas, e de conclusões obtidas pelos alunos a partir das suas  observações em diálogo com as disciplinas do curso. Após o término das apresentações foram degustados produtos das agroindústrias onde foram realizados o estágio, tais como queijos artesanais, salames, conservas de pepino, pimenta e figo, geleias e bebidas lácteas.

    Seminário Presencial da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO II em Três Passos

    Na última sexta-feira (16/07) realizou-se no Polo Universitário Federal de Três Passos, Seminário Presencial da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO II  com os alunos formandos, primeira turma, do curso PLAGEDER (Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural) da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste Seminário estavam presentes o professor da disciplina Fábio Kessler Dal Soglio, agrônomo, mestre e doutor em Agronomia pela Universidade de Illinois – EUA e também a tutora a distância Raquel Lunardi, Mestre em extensão rural (UFSM) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Os alunos realizaram os Estágios  em agroindústrias da nossa região, após a apresentação de seus trabalhos aconteceu em nosso polo um gostoso Café Colonial com os produtos trazidos das agroindústrias parceiras dos estágios.

    Polo de apoio presencial da UAB promoveu “Dialogos  PLAGEDER”

    Com a participação de dezenas de acadêmicos e convidados especiais, dia 13 de julho, aconteceu no pólo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil de São Francisco de Paula o “Diálogos PLAGEDER”. O mesmo foi promovido pelo Centro de Apoio para a Educação a Distância _CAEDSFP- juntamente com os tutores presenciais do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER, da UFRGS. O encontro teve como temas: Pinhão e Queijo Serrano na Região de São Francisco de Paula: de atividades tradicionais à informalidade. Na ocasião as doutorandas da UFRGS, Camila Vieria da Silva e Fabiana Thomé da Cruz, apresentaram seus projetos de pesquisa sobre o tema citado. Os presentes tiveram oportunidade de fazer questionamentos bem como  dar contribuições para a reflexão do tema. Mais uma vez o pólo de apoio presencial oportunizou a produção e troca do conhecimento sobre um tema tão importante para o município e região.

    I Semana Acadêmica do Polo UPC - Picada Café

    Entre os dias 15 e 19 de julho, o polo de Picada Café realiza sua primeira Semana Acadêmica. Confira programação clicando na imagem abaixo.

    Alunos do PLAGEDER do Polo de Três Passos visitam reserva indígena

    No último dia 10 de julho, os alunos do Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) do Polo Universitário Federal de Três Passos fizeram uma visita à Terra Indígena do Guarita, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Esta reserva, demarcada com cerca de 23 mil hectares, abriga um importante contingente da população caingangue, com mais de seis mil pessoas.

    A visita foi uma atividade extracurricular da disciplina de Etnodesenvolvimento e Mediações Político-Culturais do Mundo Rural e teve como objetivo conhecer a cultura, os costumes e a tradição deste povo, refletir sobre as diferenças culturais e buscar uma melhor compreensão das noções tratadas na disciplina. Os alunos realizaram uma descrição etnográfica do encontro com os indígenas.

    Acompanhados da Professora Ieda Ramos, da tutora à distância Mayra Lafoz, dos tutores presenciais Fábio Buchner, Lediane Schepp e da Coordenadora do Polo Janete Schmitz, os alunos foram aos setores de Linha Esperança, Km 10 e Três Soitas, onde os índios mostraram atividades desenvolvidas na reserva. Na Linha Esperança, foram apresentados os trabalhos com ervas medicinais, no Km 10, o artesanato, e, nas Três Soitas, as sementes crioulas.

    Polo de Santo Antonio organiza o Fórum de Desenvolvimento Rural

    No dia 27 de maio aconteceu o Fórum de Desenvolvimento Rural organizado pelo Pólo Universitário, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e de Educação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Conselho de Desenvolvimento da Agricultura, a EMATER, o IRGA e o Sindicato Rural.

    O Fórum teve como público: agricultores, alunos das escolas da região, acadêmicos de diferentes instituições, vereadores e comunidade em geral. O público pode fazer intervenções e discutir ações futuras para projetos na Região.

    Os acadêmicos do PLAGEDER realizaram um painel debatendo o conceito de desenvolvimento, analisaram algumas das condições da agricultura no município assim como apresentaram algumas possibilidades para o desenvolvimento local da região e relataram suas experiências no estágio em Unidades de Produção Agrícola do Curso PLAGEDER.

    Os acadêmicos do PLAGEDER também discutiram o projeto de iniciativa do grupo que já foi protocolado no Ministério do Desenvolvimento Agrário e que consiste na realização de um diagnóstico das potencialidades agrícolas do município, com vistas à promoção da diversificação e o fomento à agroindustrialização da produção da agricultura familiar local. O Fórum contribuiu para dar mais visibilidade a este projeto.

    O resultado imediato do evento foi o de transformá-lo em um fórum permanente para a construção do Plano Municipal da Agricultura.

    Aluno do pólo de Constantina desenvolve projeto envolvendo produtos orgânicos

    O aluno do PLAGEDER do Pólo de Constantina, Ademar Francio da Fontoura elaborou um projeto para ativar as hortas das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Município, as atividades serão desenvolvidas pelos alunos das escolas, com auxílio dos professores e supervisão e acompanhamento do autor do projeto, os custos da implantação das hortas serão pagos pela Secretaria de Educação de Constantina.

    O título do projeto é: produção de verduras de forma orgânica para a merenda da rede publica municipal de ensino e tem como objetivos: incremento na merenda escolar, conscientização em relação à importância de produzir e consumir alimentos saudáveis e respeito e proteção ao meio ambiente.

    Será implantada uma metodologia participativa e educativa, segundo Ademar a idade escolar além de ser uma fase de crescimento das crianças onde necessitam de uma alimentação saudável essa é a idade propicia para o aprendizado, pois nessa fase há muita vontade de aprender coisas novas. Hoje a maioria dos nossos alimentos são industrializados, o que faz com que esse não tenha a mesma qualidade de um produto natural.

    Como primeiro passo para implantação do projeto houve a apresentação do mesmo para os alunos, no momento a estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades está sendo construída e em breve comecará o manejo da horta.

    O projeto será monitorado e avaliado, levando em consideração indicadores como: incremento na merenda, conscientização do aluno em relação a importância de produzir e consumir alimentos saudáveis, conscientização em relação ao meio ambiente, relação do aluno com a terra e com o meio ambiente a partir do projeto, formação do aluno em relação a agricultura orgânica.


    Pólo de São Lourenço realizará II Seminário Acadêmico

    O Pólo de Apoio ao Ensino a Distância de São Lourenço, que está completando três anos, realizará o II Seminário Acadêmico com o tema "EAD - Propostas e Desafios na produção do Conhecimento" entre os dias 19 e 27 de maio. O seminário tem como público-alvo os alunos do pólo e pretende oportunizar um diálogo no âmbito das políticas públicas, experiências e pesquisas voltadas ao contexto da educação hoje.

    I Fórum Acadêmico do Polo de São Francisco de Paula

    Nos dias 22 e 23 de abril, aconteceu no Auditório Pe. Rui Boza, o I Fórum Acadêmico, promovido pelo CAEDSFP (Centro de Apoio para a Educação a Distância de São Francisco de Paula), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal. Na primeira noite, os participantes tiveram oportunidade de assistir as palestras do Prefeito Décio Antonio Colla, da Secretária Municipal de Educação, Márcia Adriana de Carvalho e da coordenadora do pólo, Maria Lucia da Silva Teixeira, que enfocaram a importância do pólo de apoio presencial de nossa cidade, enquanto foco de crescimento e desenvolvimento local e regional e como uma das políticas públicas de inclusão, do governo federal. Na segunda noite, houve a participação dos professores Prof. Dr. Lovois de Andrade Miguel (Coordenador do PLAGEDER/UFRGS) e do Prof. Raimundo Nonato de Oliveira (UFSC) que, respectivamente abordaram os temas "Processo evolutivo do Sistema Agrário no RS, com enfoque nos Campos de Cima da Serra" e "Comunicação Empreendedora".

    A programação cultural do Fórum deu-se com a brilhante participação do acordeonista Igor Rodrigues Cardoso que, com apenas 12 anos de idade, Fica registrado os agradecimentos a este jovem artista bem como à direção da Escola Antonio Francisco Lisboa que disponibilizou o espaço para a realização do evento.

    Polo de Três Passos traz Ecólogo Dilton de Castro

    O Polo UAB Três Passos, através do curso PLAGEDER/UFRGS (Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) contou com a participação do Ecólogo Dilton de Castro, para uma importante palestra com o tema "Uso racional da Água e recuperação de nascentes" que aconteceu no dia 20/04, às 14 horas, no Centro de Eventos da FEICAP, durante a realização da  11ª FEICAP.

    Relato de Sirlei Vincenzi (Bióloga, DIMA/SMAMA Três Passos, Coord. CONDIMMA Celeiro)

    "O professor palestrante foi ótimo, trouxe-nos inicialmente uma abordagem macro da situação da água no planeta, básico para qualquer público inserir-se no contexto. Na sequência deste panorama geral, expôs exemplos práticos de projetos viáveis econômico e ambientalmente, realizados no estado.

    ...... Como o município está iniciando um programa de Recuperação de nascentes, os conhecimentos que o Professor Dilton trouxe são fundamentais para fortalecer os embasamentos técnico/práticos dos atores envolvidos.

    Parabéns à UFRGS/PLAGEDER/Pólo UAB Três Passos pela parceria. Esta palestra, acredito, foi a primeira, outras com certeza, virão! "

    Relato de Walter Werle ( Aluno curso PLAGEDER, Técnico Agrícola - SMAMA)

    "Uma avaliação, quando a coisa foi boa, fica fácil. A meu ver o professor (Dilton) foi muito feliz na maneira de abordar o tema, que é atual, e, urgente.

    Em Três Passos já estamos com um projeto de recuperação e preservação de nascentes em andamento, ainda meio tímido é verdade. Mas neste sentido penso que achamos uma grande possibilidade de parceria com a UFRGS neste sentido, e, com uma palestra deste porte e deste nível, só estamos mais animados. ..... O evento foi ótimo! Tomara que venham mais".
    Figura 3 Figura 2Figura 1

    Saída de campo do polo Itaqui - DERAD008 (18/04/2010)

    Nos dias 18 e 19 de abril, a turma do PLAGEDER de Itaqui realizou as atividades propostas pela disciplina Agricultura e Sustentabilidade, coordenadas pela professora Rumi Kubo e o professor Fábio Dal Soglio.
    No dia 18, houve a apresentação do seminário, com a participação da professora Rumi Kubo e da tutora Josiane Wedig, onde os estudantes apresentaram experiências sistematizadas de pesquisas, realizadas por eles juntos aos agricultores da região que trabalham com práticas sustentáveis e de transição ecológica.
    A partir dos trabalhos apresentados foi possível observar parte da diversidade de práticas realizada por agricultores familiares da região.
    Os estudantes identificaram uma série de problemáticas enfrentadas pelos agricultores familiares em termos de manejos alternativos, legislação que reconheça os seus produtos, comercialização, entre outros. Com isso os estudantes também puderam apreender múltiplas necessidades para o desenvolvimento local, no qual, eles, como futuros profissionais em Gestão e Planejamento em Desenvolvimento Rural, terão papel importante como mediadores.
    No dia 19 de abril, a turma de Itaqui viajou rumo ao município de São Borja, onde visitou a experiência da Cooperativa Lã Pura, composta por 28 mulheres agricultoras artesãs. Os estudantes tiveram o privilégio de ouvir sobre a trajetória desta iniciativa de mulheres, principalmente as de Dona Eva (presidente da cooperativa), Dona Maria e Dona Tânia que acompanharam-os durante toda a visita.
    Essas mulheres aproveitam a produção de ovelhas local, utilizam a lã para fazer acessórios (bolsas, lenços, cachecóis, mochilas) que já conquistaram o mundo (tendo suas coleções expostas no Rio de Janeiro, New York, Paris, entre outros).
    O projeto, é uma parceria do SEBRAE/RS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e como salientam as mulheres, tem apoio da EMATER local.
    A iniciativa envolve 4 municípios da região (São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana) e está em funcionamento desde 2005.
    Na casa de Dona Maria, a turma de Itaqui realizou um piquenique e posteriormente uma conversa aprofundada com as mulheres, onde elas realizaram relatos sobre sua trajetória e organização.

    Veja a matéria sobre a Cooperativa Lã Pura, publicada no ZH Campo & Lavoura.

    Figura 1Figura 2Figura 3Figura 4

    Três Passos Inaugurou nova Sede para o Polo da UAB

    A administração Municipal inaugurou dia 09 de abril às 20h as novas instalações para o Polo UAB. O Polo UAB terá sede própria localizada na região central do município com infra-estrutura adequada ao atendimento dos alunos.

    Figura 1Figura 1

    Saída de campo dos polos São Francisco e Picada Café - DERAD008

    A disciplina 008, Agricultura e Sustentabilidade, do curso de graduação de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, da UFRGS, em sua segunda entrada para os pólos de EAD, esteve de agenda cheia na última sexta e sábado. Coordenada pela professora Rumi Kubo e pelo professor Fábio Dal Soglio, a disciplina teve como proposta de avaliação um seminário presencial obrigatório, e não uma prova presencial como de costume.

    Os estudantes foram orientados a realizarem uma pesquisa, em grupo, acerca da temática da Sustentabilidade Local. Eles deveriam encontrar na localidade/município uma experiência de agricultura de base ecológica, visitar a propriedade, entrevistar os proprietários, documentar com relatos e fotografias, e depois sistematizar a pesquisa, que também poderia conter dados secundários, em um trabalho, seguindo as normas da ABNT.

    Os seminários presenciais obrigatórios dos pólos São Francisco de Paula e Picada Café aconteceram na sexta-feira, dia 27 de março, com a presença das respectivas tutoras à distância, Daniela Pacífico e Lorena Fleury, que acompanharam as apresentações. Segundo relato de ambas as apresentações foram de ótima qualidade e surpreenderam até mesmo os estudantes.

    Para o sábado, dia 28 de março, estava agendada a saída de campo dos dois pólos para a Cooperativa Ecocitrus, de Montenegro-RS. Depois de instigar os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre as experiências locais de agricultura de base ecológica, ao mesmo tempo em que possibilitou este articular as descobertas com as discussões conceituais sobre sustentabilidade, também era proposta da disciplina visitar uma experiência em agricultura de base ecológica que já estivesse consolidada para possibilitar que este estudante juntasse mais elementos acerca da temática.

    Chegamos em Montenegro às 9h: 30min e o presidente da cooperativa, Ernesto, nos aguardava. Seguimos, também acompanhados da professora Rumi, para a agroindústria, onde fomos recebidos com sucos e bergamotas. O Ernesto nos contou como nasceu a Ecocitrus, seus princípios e ideais de vida, saúde e sustentabilidade. Dali seguimos para a usina de compostagem, e mais uma vez pudemos ouvir o Ernesto nos relatando a trajetória de formação da usina, usas conquistas e obstáculos.

    Logo mais às 13h chegamos na propriedade do Sr. Martin e da Dona Iara que alegremente nos aguardavam para o almoço. O Sr. Martin tem uma pousada/restaurante, chamada Casa da Atafona, e recebe visitantes mediante agendamento. Ele ainda nos conduziu pela antiga casa, hoje pousada, onde nasceu seu avô, seu pai e até mesmo ele. Contou-nos histórias e falou da cooperativa. Logo em seguida Dona Iara tocou o sino e nos convidou para o almoço, onde encontramos uma maravilhosa galinhada, bolinhos de aipim, maça refogada, uma variedade de saladas, picles, maionese, sucos e vinho, sem contar as sobremesas.

    O encerramento foi realizado pela professora Rumi e pelo Sr. Martin na sala de reuniões, nos porões do restaurante. Na avaliação dos estudantes a saída de campo foi um ótimo momento de integração, conhecimento e descobertas.

    Figura 1: Seminário presencial. Pólo de São Francisco de PaulaFigura 2: Turma de São Chico no ônibus, caminho de Montenegro-RSFigura 3: As turmas dos dois pólos na AgroindústriaFigura 4: As turmas dos dois pólos na Usina de CompostagemFigura 5: Chegada na Casa da Atafona para o almoçoFigura 6: Nosso almoço foi feito por elas. Parabéns, muito bomFigura 7: Hora do almoço Figura 8: Encerramento com a professora Rumi

    Seminário presencial e visita à Sentinela do Sul

    Polos de São Lourenço do Sul e Arroio dos Ratos.

    Seminário Presencial e Atividade de visitação a propriedades rurais

    Saída a campo da disciplina DERA008, dia 22/11, com os alunos dos polos de Constantina e Três Passos, com o Professor Fábio DalSoglio e os Tutores Cláudio Maia e Lorena Fleury.

    Seminário Presencial e Atividade de visitação a propriedades rurais

    Saída a campo da disciplina DERA008, dia 22/11, com os alunos dos polos de Constantina e Três Passos, com o Professor Fábio DalSoglio e os Tutores Cláudio Maia e Lorena Fleury.

    Polo de Picada Café promove Conversas com Hugues de Varine, Desenvolvimento local e comunitário

    Hugues de Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus - ICOM. Viveu e trabalhou vários anos em Portugal, ligado à ação cultural da Embaixada Francesa. Foi criado do primeiro ecomuseu, o Ecomuseu de Creusot-Montceau, em 1970. Dirige uma associação de desenvolvimento local - ASDIC. Atua como consultor internacional, sendo considerado um dos principais especialistas internacionais em desenvolvimento local e comunitário. Efetuou diversas missões no Brasil. Entre suas obras: "O tempo social", traduzida para o português; "L´initiative communautaire, recherche et expérimentation" (A iniciativa comunitária, pesquisa e experimentação); "Les racines du futur. Le patrimoine au service du développement local" (Raízes do futuro. O patrimônio a serviço do desenvolvimento local).

    Integração das turmas do PLAGEDER I e II no Polo de Arroio dos Ratos.

    No dia 03 de março os alunos do Polo de Arroio dos Ratos participaram de um Seminário para integrar as duas Turmas do PLAGEDER. A atividade foi organizada pela equipe do Polo e o Seminário teve como tema a disciplina DERAD005 - Metódos de Pesquisa.  Os alunos da primeira turma do PLAGEDER, neste polo, tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e discutir suas esperiências no decorrer desta e outras disciplinas.

    Projeto de turismo rural solidário: saída de campo

    No dia 27 de fevereiro de 2010, alunos do PLAGEDER do polo de Santo Antônio da Patrulha, moradores da localidade de Morro Agudo, juntamente com representantes da Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizaram visitação aos CAMINHOS POMERANOS, na cidade de São Lourenço do Sul, visando conhecer a experiência local de Turismo Rural. A atividade foi organizada pelo Grupo Interdisciplinar ECOPOLIS em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através do Projeto Turismo Rural Solidário: promovendo o desenvolvimento comunitário sustentável, e contemplou mais uma das atividades do convênio celebrado com a União por intermédio do Ministério do Turismo-MTUR (MTur/ECOPOLIS/Nº 703559/2009).

    Webconferência DERAD018

    Aconteceu no dia 04 de fevereiro a primeira webconferência no PLAGEDER. Essa atividade foi organizada pela Coordenadora do Núcleo EAD/PLAGEDER Tânia Cruz, e pelos técnicos em informática Luiz Pivetta e Daniel Centeno. Foram feitos testes iniciais com os equipamentos dos polos para garantir que as atividades transcorressem bem. Para isso os coordenadores e tutores presenciais participaram ativamente.

    Essa atividade representou a avaliação de pendência da disciplina de Estágio Supervisionado, DERAD 018.

    Estiveram presentes para participar na webconferência a professora Susana Cardoso e o professor Fábio Beck – professores da disciplina de Estágio Supervisionado (DERAD 018) e os tutores: Francis dos Santos, Mariana Muniz, Moisés da Luz, Josiane Wedig e Jaqueline Russczyk.

    Os polos participantes foram: Santo Antônio da Patrulha, Picada Café, Arroio dos Ratos, São Lourenço do Sul e Balneário Pinhal.

    WebConferência DERAD018 (04/02/2010)
    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4

    Projeto de Pesquisa avalia os impactos do PLAGEDER em municípios polos. A pesquisadora Anne Chaulet visita o pólo de Itaqui.

    A pesquisadora Anne Chaulet visitou o Pólo de Itaqui, no último dia 11 de Abril, acompanhada dos tutores presenciais e os alunos do PLAGEDER. Anne Chaulet teve a oportunidade de conviver com alunos do Plageder, participar de aula presencial, visitar o Prefeito, dialogar com alunos e tutoras e visitar propriedades da região.

    Veja o cronograma da visita na íntegra

    Projeto de Pesquisa avalia os impactos do PLAGEDER em municípios polos. A pesquisadora Anne Chaulet visita o polo de Constantina.

    O Polo Universitário de Constantina  será mais um dos locais da  pesquisa e no último dia 18 de março recebeu a primeira visita da  pesquisadora Anne Chaulet. A pesquisadora teve a oportunidade de conviver com alunos do Plageder, participar de aula presencial, visitar o prefeito  e dialogar com alguns alunos e tutoras.

    Link para a notícia

    Projeto de Pesquisa avalia os impactos do PLAGEDER em municípios polos. A pesquisadora Anne Chaulet visita o polo de Santo Antônio da Patrulha.

    O PLAGEDER está envolvido no projeto de pesquisa - Avaliação dos impactos locais e regionais do Curso a distância de Graduação Tecnologica de Desenvolvimento Rural em municípios do Rio Grande do Sul - este projeto propõe avaliar os impactos locais e regionais produzidos a partir da implementação de um Curso de Graduação Tecnológica a distância em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS – Primeira Edição) em municípios do Rio Grande do Sul.

    O Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha  será um dos locais da  pesquisa e no último dia 12 de março recebeu a primeira visita da  pesquisadora Anne Chaulet. A pesquisadora teve a oportunidade de conviver com alunos do Plageder, participar de aula presencial, visitar o prefeito  e dialogar com alguns alunos e tutoras.

    Anne é formada em Ciência Política na França e estuda países da América Latina, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvovimento Rural da UFRGS através do mestrado sanduiche.

    Link para o Projeto

    Polo de Picada Café realiza Acampamento Acadêmico

    No último final de semana de Janeiro, a Equipe do Polo Universitário de Picada Café organizou o 1º Acampamento Acadêmico Rural, com os Universitários do Curso PLAGEDER/UFRGS.
    O Acampamento teve, entre outros objetivos, a integração entre estudantes, professores e coordenação do PLAGEDER/UFRGS/POA.
    Entre os campistas, o Acampamento contou com a presença de Eliane Sanguiné, Coordenadora Operacional do PLAGEDER/UFRGS e da Tutora a distância, Josiane Wedig.
    O acampamento foi um sucesso!!! E os participantes já estão indagando a respeito do próximo!

    Carla Rosane Presser- Coordenadora do Polo UPC.

    Abaixo, algumas fotos do evento:

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4
    Figura 4

    Aula Inaugural da 2ª edição do PLAGEDER em Picada Café

    No último sábado, dia 24/10, houve o início de uma nova turma no Polo Universitário de Picada Café – Polo UPC.
    Os calouros do PLAGEDER/UFRGS(Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural) tiveram aula com a Coordenadora de Treinamento e capacitação de usuários do sistema Moodle da UFRGS, Tânia Rodrigues da Cruz.
    No final da manhã, os calouros foram entretidos pelos veteranos do PLAGEDER com o trote solidário, o qual incentivou a doação de livros.

    No dia 31/10, a nova turma do PLAGEDER/UFRGS participou da aula com a Professora Mara Lucia Fernandes Carneiro, responsável pela disciplina de Instrumentalização para o Ensino a Distância e com o Tutor Ricardo Garcia Nascimento. Ambos os professores da UFRGS estiveram no Polo UPC.

    Carla Rosane Presser – Coordenadora do Polo UPC

    Abaixo, algumas fotos do evento.

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4

    Recepção aos calouros do polo Quaraí

    fotos da recepção aos calouros do polo Quaraí

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4
    Figura 3 Figura 4
    Figura 3 Figura 4
    Figura 3 Figura 4

    I Jornada Acadêmica de Quaraí

    Cientes da importância da modalidade EAD hoje, como sendo mais uma grande alternativa de acesso à construção de novos saberes por nossos jovens e adultos, a  Equipe de trabalho do Polo EAD/UAB de Quaraí  idealizou e organizou  a I JORNADA ACADÊMICA no município.
    O evento, aconteceu no período de 14 a 16 de outubro,  no Salão de Atos do Centro Cultural Dyonélio Machado e teve como objetivo principal a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do polo, que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências entre os cursos e a comunidade.
    O evento, também, possibilitou difundir e fomentar o interesse por cursos desenvolvidos na modalidade  a distância, através do Projeto UAB,  implantado pela Administração Municipal em nosso município no ano de 2007.
    A Jornada teve como público alvo os Acadêmicos do Polo UAB, das Faculdades Particulares atuantes na cidade, alunos do curso de Fruticultura, da Escola de Fábrica, alunos de 3º ano  do Ensino Médio (Regular e EJA),  do Curso Normal e convidados especiais.

    O coordenador do PLAGEDER, Prof. Lovois de Andrade Miguel, esteve presente na Jornada para recepcionar os ingressantes da segunda Edição do PLAGEDER juntamente com os veteranos da primeira Edição que organizaram um trote solidário.

    O evento teve uma ótima aceitação, atingindo plenamente o objetivo proposto pela comissão organizadora. Diante disso,  a Equipe do Polo, juntamente com os acadêmicos, já pensam na organização da  segunda jornada para o próximo ano.

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4
    Figura 3

    Fotos do 47° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural


    Roberta, Prof. Marcelino, Ana Ozorio e Tutor Elvis



    Ana Ozorio, Prof. José Graziano e Roberta

    Ana Ozorio, Prof. Leonardo Xavier, Prof. Leonardo Beroldt, Prof. Jalcione Almeida e Roberta



    Ana Ozorio, Maicon, Prof. Marcelo Conterato e Roberta

    Fotos do 47° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural


    Roberta, Prof. Marcelino, Ana Ozorio e Tutor Elvis



    Ana Ozorio, Prof. José Graziano e Roberta

    Ana Ozorio, Prof. Leonardo Xavier, Prof. Leonardo Beroldt, Prof. Jalcione Almeida e Roberta



    Ana Ozorio, Maicon, Prof. Marcelo Conterato e Roberta

    Encontro do PLAGEDER II no polo Arroio dos Ratos

    Fotos do encontro do PLAGEDER 2 no polo de Arroio dos Ratos, ocorrido em 11/09/09.

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4

    36ª Expofeira - Polo de Itaqui



    O PLAGEDER estava integrando as atividades da Expofeira de Itaqui que aconteceu no período de 27/10 a 1º/11 de 2009. Os veteranos do PLAGEDER organizaram na Expofeira um espaço para recepcionar os novos alunos do Curso através de uma aula Inaugural e de uma Palestra sobre o Desenvolvimento Rural.
    Quem participou da Expofeira no dia 31 teve a oportunidade de assistir aos trabalhos produzidos pelos estudantes da 1ª edição do curso.

    Veja abaixo algumas fotos do evento.

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4
    Figura 3 Figura 4

    Seminário de Segurança Alimentar - Cachoeira do Sul

    Aconteceu
    SEMINÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR – no Pólo da UAB de CACHOEIRA DO SUL
    Tema: “Conseguir a Segurança Alimentar em tempos de Crise”

    A UAB – Universidade Aberta do Brasil, Pólo de Cachoeira do Su,l foi parceira do   Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar que promoveu no dia 14 de outubro de 2009  o Seminário de Segurança Alimentar. Esta parceria também envolveu o STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal , Sicredi , Afubra e Divinut.
    O Seminário realizou-se nas dependências da UAB, onde participaram em torno de 70 pessoas, trabalhadoras rurais dos 24 grupos de mulheres do interior do município e  entidades: LFCC, Afruca, Sukello’s e Acapi.
    O Seminário trouxe o Tema: “Conseguir a Segurança Alimentar em tempos de Crise”, tema este definido pela FAO. A Emater/RS-Ascar  em conjunto com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul – CONSEA-RS, e a Ação da Cidadania RS e a Secretaria de Justiça e desenvolvimento Social – SJDS promoveram a Semana da Alimentação no Rio Grande do Sul no período de 12 a 18 de outubro de 2009.
    O Seminário de Segurança Alimentar contou com a presença de profissionais ligados à área da saúde, alimentação e  higiene na preparação dos alimentos.
    No encerramento os participantes  poderam entre si trocar os produtos oriundos da agricutura familiar entre eles: pães, cucas, schimier, suco, melado, feijão, sementes, mel, frutas e verduras. Valorizando os produtos agrícolas do município de Cachoeira do Sul foi servido aos participantes  “Arroz de leite com nozes”, que foi muito apreciado por todos.

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4
    Figura 3 Figura 4

    Aula inaugural do PLAGEDER II, no polo de São Francisco de Paula

    Os acadêmicos da 2ª edição do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, da UFRGS (Universidade Federal do RS), tiveram sua aula inaugural, no último sábado, 10 de outubro, no Centro de Apoio para a Educação a Distãncia de São Francisco de Paula, O professor Lovois de Andrade Miguel, coordenador do curso na Universidade Federal do RS abrilhantou o evento com uma brilhante explanação sobre o curso, seus objetivos e sua importância.. Destacou que, além da capacidade de compreender e analisar a realidade local e regional, o curso busca formar profissionais capazes de assessorar as coletividades locais e regionais (públicas e privadas) na busca de solução compatíveis com as necessidades e particularidades das sociedades nos espaços territoriais, bem como na formulação e assessoramento de políticas públicas.
    Além dos tutores presenciais do curso, Maria Eduarda C. Teixeira e César R. Gomes, da coordenadora do pólo, Maria Lucia da Silva Teixeira, se fizeram presentes, para recepcioná-los, um grupo de alunos da 1ª edição do Plageder, que iniciou suas atividades, no pólo, em 2007. Estes, fizeram uma saudação calorosa, incentivando e motivando os alunos a vencerem possíveis desafios, através de muita dedicação e disciplina, destacando que a proposta do curso desempenha um papel relevante para a promoção e a qualificação da agricultura familiar.

    Veja abaixo algumas fotos do evento:

    Figura 1 Figura 2
    Figura 3 Figura 4
    Figura 5 Figura 6
    Figura 7

    Trote Solidário no polo de Constantina - Entrega de Donativos


    Através de uma atividade sócio-educativa o Pólo de Educação Superior de Constantina demonstrou que solidariedade também pode substituir os tradicionais “trotes” das universidades.
    Foi numa atividade de integração entre os alunos veteranos e os calouros do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS) que ocorreu a arrecadação de alimentos como trote de iniciação ao curso. Após a arrecadação os alunos decidiram que os alimentos seriam doados à Assistência Social de Constantina.
    O ato de entrega ocorreu na noite do dia 25 de setembro de 2009 nas dependências do Pólo e contou com a participação de representantes das duas turmas de alunos, coordenação e tutores do Pólo, a Primeira-dama representando a Assistência Social, o professor do Projeto ASEMA e o prefeito municipal de Constantina.
    Conforme destacou a Primeira-dama, Dirce Zatti, “esta iniciativa deveria ser seguida por muitos, pois demonstra um ato de solidariedade. Salientou, ainda, que este gesto vai beneficiar muitas famílias de nosso município”.
    O prefeito municipal elogiou a iniciativa e comparou com as ações de solidariedade que ocorrem durante adventos de grande amplitude. Para ele o município de Constantina é privilegiado por ter um povo solidário e espera que mais ações deste porte sejam realizadas por outros.
    Em forma de agradecimento o professor Gelson Antunes expressou através de uma composição própria o gesto feito pelos alunos do PLAGEDER

    Clique aqui para ver a notícia no site da Prefeitura de Constantina.

    Abaixo, veja a versão digitalizada de um jornal local, enviada pelo polo.

    Fotos do 2° Aniversário do Polo Arroio dos Ratos

    Fotos do 2° Aniversário do Polo Arroio dos Ratos

     

    Fotos do Evento de Divulgação do Plageder 2ª Edição em Quaraí

     

    Comemoração de 1 ano do polo de Picada Café

    No dia 8/11, o polo de Picada Café comemorou seu primeiro ano de existência, com a presença do coordenador do curso Lovois Miguel. Veja as fotos do evento.

     

    Feira das Profissões em Quaraí

    PLAGEDER e UAB estavam presentes na Feira das Profissões no dia 29/10, no Instituto Estadual de Educação Prof. Diehl em Quaraí. Veja as fotos do evento.

     

    29ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul

    O Plageder esteve presente na  29ª Feira do Livro de São Lourenço, de 23 à 26 de outubro. O tema da Feira foi "Sesquicentenário da Colonização Alemã", e seu Patrono, o escritor gaúcho Moacyr Scliar.
    No stand do PLAGEDER o público pôde encontrar: Livros da Editora da UFRGS, Material de divulgação do PLAGEDER e do PGDR (Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural). Estiveram no Stand Ana Lúcia Godoy (da equipe do curso) e o Tutor Rodrigo Quoos.

    Informações: www.saolourenco.net

    Veja as fotos do evento:

    Expofeira em Quaraí, com participação do PLAGEDER

    A tutora Stella Pieve participou da Expofeira em Quaraí, no período de 23 a 26/10. A Expofeira é um evento que congrega produtores, trabalhadores rurais e demais profissionais da área rural. O PLAGEDER participou desse evento, em conjunto com os estudantes, coordenadora e tutores do polo, no sentido de divulgar o Curso,  algumas obras da Editora da UFRGS e as produções dos alunos do PLAGEDER.

    A aula presencial da tutora Stella aconteceu num espaço na própria-feira.

    XIII Feira do Livro de São Francisco de Paula

    Polo de São Francisco, novembro de 2008.

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do PLAGEDER e do PGDR (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) estave presente na XIII Feira do Livro de São Francisco de Paula: Redescobrindo a Hospitalidade, realizada no período de 27 a 29 de novembro de 2008.
    No stand do PLAGEDER o público pode encontrar:

    • Obras publicadas pela Editora da UFRGS na área do desenvolvimento rural e áreas afins;
    • A Série Estudos Rurais do PGDR;
    • Jornal da UFRGS (edição atualizada e anteriores);
    • Material de Divulgação do PLAGEDER, segunda edição, a ser oferecido no polo de São Francisco de Paula;
    • Divulgação do PGDR, e das inscrições

    A organização e funcionamento deste espaço foi responsabilidade de Tânia Cruz (taniacruz@ufrgs.br), Ana Lúcia Godoy (alcg_br@yahoo.com.br) e Julia Coelho (juliadrabbit@yahoo.com.br).

    Alunos do PLAGEDER do polo de São Francisco de Paula na Expointer

    Um grupo de alunos do polo de São Francisco de Paula acompanhados pela equipe do polo presencial e de agricultores da região visitaram, no dia 5 de setembro, a Expointer.

    Alunos do PLAGEDER no desfile cívico militar do município de Arroio dos Ratos

    Acesso à informação Portal de Estado do Brasil