Aluno   Vídeos   Tutoriais   Imprensa   Polo em Destaque   Portal do Aluno  Egressos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Aberta do Brasil Faculdade de Economia CISADE - Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Núcleo de Ensino a Distância Rede Multivídeos Secretaria de Ensino a Distância Moodle Institucional UFRGS

Publicações - PLAGEDER

A Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias, vinculada à Editora da UFRGS, propõe a publicação de obras no campo de conhecimento da educação a distância (EaD) e domínios correlatos com temas e discussões que perpassem, dialoguem, se articulem, problematizem e se tornem objeto de interesse, de pesquisa e de (re)elaboração de todos quanto se interessarem pela temática mais ampla do ensino e sua vinculação com a inserção das tecnologias nas práticas educacionais.

Considera-se a Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias um fértil celeiro de oportunidades para avançar nas políticas e conquistas institucionais no campo da EaD, gerando e divulgando conhecimentos e inovação na área, aperfeiçoando práticas no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem, retroalimentando a permanente reflexão que qualifica a prática e colaborando de forma efetiva e qualificada para o desenvolvimento das ações de EaD na UFRGS, no Estado do Rio Grande do Sul e em todo o País onde a UFRGS atua.

 Coordenação:


Laura Wunsch – Vice-Secretária de Educação a Distância (UFRGS)
Tanara Forte Furtado – Supervisora Pedagógica do Centro de Formação de Professores - FORPROF (UFRGS)
Gabriela Trindade Perry – Faculdade de Arquitetura (UFRGS)
Marcello Ferreira – Membro externo (UNIPAMPA)

Os materiais didáticos do Bacharelado em Desenvolvimento Rural estão publicados na Série de Ensino, Aprendizagem e Tecnologias da Editora da UFRGS, nos formatos e-pub e impresso.

Saiba como utilizar seus LIVROS DIGITAIS

No formato ePUB:

Para a leitura de livros digitais, no formato ePUB, é necessário instalar um aplicativo compatível. 1) Faça o download de um aplicativo de leitura de livros digitais compatível com seu sistema operacional.

Exemplos:

Android  

BlueFire Reader

Cool Reader

UB Reader

eReader Prestigio

iOS

Apple iBooks

BlueFire Reader

NeoSoar eBooks

Bluefire Reader

Mac OS e Windows

Icecream eBook Reader

Adobe Digital Editions

Calibre

Sony Reader

 

2) Instale o aplicativo escolhido, seguindo as orientações do desenvolvedor.

3) Abra o livro digital com o aplicativo instalado.

 

No formato PDF:

O PDF é um formato de arquivo mantido pela International Organization for Standardization (ISO), usado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional. Para sua vizualização é necessário um leitor compatível ou um plugin instalado no navegador. Atualmente, os navegadores já contam com essa funcionalidade previamente instalada.

Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias - PLAGEDER

Operacionalização da atividade discente na EaD (DERAD100)

A disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância integra a programação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, oferecido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Da mesma forma como ocorreu com a disciplina ministrada em caráter pioneiro pela Professora Mára Lúcia Fernandes Carneiro em 2009/1, esta edição da disciplina tem o escopo de apresentar os instrumentos necessários para implementar o ensino a distância, proporcionando aos alunos a possibilidade de exploração e apropriação do uso dos recursos disponíveis no ambiente virtual adotado pelo curso, ou seja, a Plataforma MOODLE. Sumário

 

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

CARRARO, Wendy Beatriz Witt Haddad; BEHR, Ariel . Operacionalização da atividade discente na EaD. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 109 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Introdução às teorias do desenvolvimento (DERAD101)

As teorias do desenvolvimento ganharam grande importância política e social após a Segunda Guerra Mundial. As negociações que objetivavam o estabelecimento de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), visando a consolidação de uma governança global para o novo contexto geopolítico do pós-guerra, a formulação de acordos internacionais para o crescimento do comércio internacional, sobretudo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), e a fundação do Banco Mundial com vistas à reconstrução dos países devastados pelo conflito revelam que o cenário se havia tornado propício a uma espécie de compromisso global em nome da estabilidade econômica pró-crescimento. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

NIEDERLE, Paulo André; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. Introdução às teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 118 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários (DERAD102)

A presente publicação aborda os conceitos e a aplicação da teoria sistêmica para o estudo de realidades agrárias complexas, com ênfase especial no conceito de sistema agrário em suas diferentes abordagens. Busca, através do conceito de sistemas agrários, apresentar os grandes momentos que marcaram o surgimento, a expansão e a diferenciação das grandes formas de agricultura no mundo. Em especial, aborda a caracterização, a evolução e a diferenciação dos sistemas agrários no estado do Rio Grande do Sul. Sumário

 

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

MIGUEL, Lovois de Andrade. Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 212 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Introdução à gestão de organizações (DERAD103)

Ao se estudar gestão de organizações, é necessário fazer delimitações, selecionando e priorizando características e dimensões que determinam a complexidade do contexto organizacional. No presente manual didático, Introdução à gestão de organizações, serão abordadas as dimensões interna e externa das organizações, ou seja, respectivamente, a estrutura organizacional e o ambiente organizacional. Sumário

 

 

Baixe a publicação

LUME: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 159 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Temáticas rurais: do local ao regional (DERAD104)

Com este material didático, você vai encontrar um suporte para desenvolver os trabalhos propostos que tratam de duas categorias de análise do espaço geográfico: a paisagem e a região. A proposta de trabalho visa problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em duas escalas espaciais: a local e a regional. Nesse sentido, você vai poder realizar uma primeira abordagem de temas relevantes da sua realidade local e regional, assim como compreender as abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado. Como fundamentos, podem-se destacar o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

VERDUM, Roberto. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 54 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade (DERAD105)

Este livro foi preparado para enriquecer o acervo de textos originais de apoio aos alunos da disciplina Agricultura e Sustentabilidade, oferecida no Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele dá continuidade à publicação de um primeiro volume, publicado em 2009, que tinha o escopo inicial de disponibilizar para os alunos do curso revisões atualizadas de artigos acadêmicos que versassem sobre temáticas relacionando a agricultura como um todo – e não exclusivamente seu recorte produtivo – com as perspectivas de desenvolvimento sustentável. Aquela primeira publicação não tinha a pretensão de esgotar a temática, e tampouco a de se constituir como referência para fora do curso. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina. Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 206 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Organização social e movimentos sociais rurais (DERAD107)

A disciplina Organização Social e Movimentos Sociais Rurais (DERAD107), componente curricular do Curso Superior a distância Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder/UFRGS, parte do pressuposto de que vivemos nosso cotidiano numa sociedade complexa sobre a qual muito se tem discutido e para cuja compreensão se têm criado muitas teorias nos últimos duzentos anos. Apropriar-nos de uma pequena parte do conhecimento produzido para que ela ajude a pensar e tomar decisões relativas ao desenvolvimento rural e à organização da vida social local constitui-se no principal desafio desta disciplina. Os conteúdos selecionados estão focados, sobretudo, em conceitos teóricos, pois sua apropriação correta pode ser transformada em ferramenta eficiente de planejamento e de imaginação, bem como de operacionalização de estratégias de transformação da realidade, fortalecendo a cooperação e a divisão de responsabilidades. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização social e movimentos sociais rurais. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 2. ed. 124 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Fundamentos em gestão ambiental (DERAD108)

Este livro apresenta os instrumentos de gestão ambiental, os modelos e os princípios básicos de minimização dos impactos ambientais nas organizações, a definição e a metodologia de produção mais limpa, a implantação de sistemas de gestão ambiental em unidades de produção agrícola e em organizações agroindustriais, e discute gestão ambiental e responsabilidade social empresarial. Sumário

 

 

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

DAL FORNO, Marlise Amália Reinehr. Fundamentos em gestão ambiental. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 86 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Planejamento e Gestão de Projetos (DERAD200)

O manual oferece a alunos de diversas formações ferramentas conceituais e operacionais que lhes permitem pensar, propor e analisar projetos de desenvolvimento. A sequência das Unidades proporciona-lhes a oportunidade de acompanhar todos os passos da elaboração de um projeto. Sumário

 

 

 

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

NETO, Alberto Bracagioli; GEHLEN, Ivaldo; OLIVEIRA, Valter Lúcio de. Planejamento e gestão de projetos. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 112 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Questão Agrária e Legislação Ambiental (DERAD202)

Neste livro, você encontrará um suporte para desenvolver os trabalhos propostos nas disciplinas Questão Agrária e Legislação Ambiental (primeira e segunda edição) e Questão Ambiental e Legislação (Bacharelado Tecnológico). Essas disciplinas focalizam a questão agrária no que se refere à origem da concentração fundiária, ao processo de moder nização da agricultura e às relações entre a intensificação da produção, a incrementação dos processos tecnológicos e as transformações ambientais. Além disso, você se inteirará de manifestações e mobilizações que visam à defesa do ambiente e à geração de instrumentos de normatização das atividades agrícolas. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

FONTOURA, Luiz Fernando Mazzini; VERDUM, Roberto. Questão agrária e legislação ambiental. 2. ed. rev. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 166 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Mercados e comercialização : perspectivas teórica e histórica sobre os universos da produção e do consumo(DERAD300)

No presente livro, pretende-se delinear um caminho “alternativo” para discussão sobre mercados e comercialização, utilizando abordagens não ortodoxas que insiram nas análises o contexto histórico e as instituições sociais para a interpretação do funcionamento de um sistema econômico. Essas abordagens são denominadas sistêmicas ou institucionalistas e ancoram suas contribuições em subsídios fornecidos pela Sociologia, pela História e pelas Ciências Sociais para o estudo da Economia. O livro Mercados e comercialização consiste em uma introdução às perspectivas teórica e histórica sobre os universos da produção e do consumo. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

SCHULTZ, Glauco. Mercados e Comercialização: perspectivas teórica e histórica sobre os universos da produção e do consumo. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 172 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Gestão e planejamento de agroindústrias familiares (DERAD401)

O ambiente rural de reprodução social apresenta-se cada vez mais complexo. As interações entre rural e urbano, entre agricultura e indústria evidenciam a necessidade de que todos os profissionais que atuem no desenvolvimento rural compreendam os principais elementos dessa complexidade. A disciplina Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais contribui para a ampliação dos conhecimentos em relação à agroindústria, cada vez mais comum e reconhecida como importante elemento que une rural e urbano. Em sua oferta abordou os principais aspectos relacionados à elaboração e implementação de estratégias de desenvolvimento de agroindústrias de pequeno e médio porte. O objetivo principal da disciplina foi o de que os discentes, ao final do período de estudos, estivessem capacitados para analisar e avaliar as organizações agroindustriais com atuação local, regional, nacional e internacional. A análise e contextualização do conteúdo permitiu a aproximação dos(as) alunos(as) de conceitos que envolvem gestão e planejamento. Para isso, a disciplina foi dividida em quatro módulos, aqui identificados pela composição dos quatro artigos que compõem esse material. Saliente-se que o esforço de organização desse material envolveu a toda a equipe que trabalhou no PLAGEDER no primeiro semestre de 2016, ministrando a disciplina em doze polos no estado gaúcho (Cachoeira do Sul, Camargo, Constantina, Picada Café, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco do Sul, São Lourenço do Sul, Tapejara, Três de Maio e Três Passos). Tutores e professores reuniram esforços para a produção que agora é disponibilizada a toda a comunidade acadêmica. Durante a oferta da disciplina, foram realizados fóruns de discussão (em que cada tutor se responsabilizava pela condução do Fórum de um ou mais polos), videoaulas, bem como aula presencial e a apresentação de projetos agroindustriais pelos alunos. Dessa forma, seguindo a proposta que estruturou a realização dos módulos da disciplina, esse volume traz um artigo para reunir, analisar e debater os temas tratados em cada um dos módulos. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

WIVES, Daniela Garcez; KÜHN, Daniela Dias. Gestão e planejamento de agroindústrias familiares. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 172 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Elaboração e avaliação de projetos para agroindústrias (DERAD402)

A disciplina Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias – DERAD 402, do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na modalidade de ensino a distância, foi pensada e estruturada para oferecer ao estudante instrumental teórico-conceitual que o capacite para a concepção, a elaboração, a análise e a avaliação de projetos agroindustriais ligados à agricultura familiar. Sumário

 

 

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

CARDOSO, Susana. RÜBENSAM, Jane Maria. Elaboração e avaliação de projetos para agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 84 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).


Turismo rural: fundamentos e reflexões (DERAD504)

Este livro apresenta uma introdução aos temas abordados na disciplina Turismo Rural ministrada no Curso Superior em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER. A publicação está organizada em seis capítulos, os quais apresentam e provocam uma reflexão sobre questões fundamentais do turismo rural e sua relação com o desenvolvimento dos espaços rurais. Sumário

 

 

Baixe a publicação

Lume: PDF ou ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

SOUZA, Marcelino de. DOLCI, Tissiane Schmidt. Turismo rural: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2019. 118 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Análise de conflitos e relações de poder em espaços rurais (DERAD600)

Essa obra tem origem na oferta da disciplina eletiva DERAD600 - Análise de Conflitos e Relações de Poder em Espaços Rurais, do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, PLAGEDER. O currículo do curso prevê o oferecimento de cinco disciplinas eletivas, a serem construídas a partir de: demanda dos alunos, e/ou interesse do corpo docente em oferecer temas relevantes e/ou emergentes que não estão contemplados ou aprofundados na grade curricular. Convidamos a Professora Patrícia Binkowski para propor a primeira disciplina eletiva do Curso. Ela presenteou os alunos e a equipe acadêmica com a proposta de análise e reflexão sobre a diversidade dos conflitos e as relações de poder no espaço rural brasileiro. O tema é atual, denso e complexo, mas a partir de textos acadêmicos, vídeos, reportagens e trabalhos empíricos os alunos do curso se apropriaram de conceitos e discussões sobre conflito, conflitualidade, relação de poder, território e negociação. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF e ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

BINKOWSKI, Patrícia. Análise de conflitos e relações de poder em espaços rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 88 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias)


Natureza do espaço e o desenvolvimento (DERAD602)

O livro “Natureza do Espaço e o Desenvolvimento” apresenta reflexões conceituais e práticas sobre o Espaço, bem como sobre uma diversidade de conceitos de categorias, a saber: região, território, lugar, paisagem, ambiente e cultura. Buscamos, ao longo do livro, compreender as diferentes visões sociais, antropológicas e do Desenvolvimento Rural, contribuindo para a ampliação dos entendimentos possíveis sobre a prática e os conceitos abordados. Ao elaborarmos esta obra, foi necessário priorizar uma série de iniciativas e perspectivas de trabalho e de pesquisa que não estão apartadas da vida coletiva e de suas realizações. Ao descrevermos o que cada parte deste livro apresenta, ao falarmos sobre cada conceito e categoria de análise, ao trazermos à baila o que determinados grupos sociais, políticos e étnicos reivindicam como direitos, modos de existência e como possibilidade de construção de outros mundos (possíveis), produzimos, em nosso entendimento, outras noções que evocam a urgência em reconhecermos estes direitos, estes povos e grupos, que nos indicam caminhos de pensamento nos quais as diferenças surgem como alternativas aos processos de sedentarização da ciência. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF e ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

RAMOS, João Daniel Dorneles; WIVES, Daniela Garcez. Natureza do espaço e o desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 164 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias)

Google Livros


Economia e Ambiente (DERAD603)

Este livro introduz a discussão sobre a relação da economia com a natureza na modernidade, apresentando a evolução do debate sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento, com enfoque na questão da sustentabilidade. Também são discutidos outros tópicos que promovem o aprofundamento dos conteúdos. Tais tópicos abordam a economia ambiental e a economia ecológica, os mercados ambientais, a teoria das externalidades ambientais, além da valora- ção, da precificação e dos métodos de valoração de recursos naturais. Os objetivos da obra visam proporcionar reflexões em torno dos fundamentos teóricos e conceituais da economia e da ambientalidade e conhecer as políticas de planejamento e gestão para o uso da natureza. Sumário

Baixe a publicação

Lume: PDF e ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

DAL FORNO, Marlise Amália Reinehr; FERNANDEZ, Sarita Mercedes. Economia e Ambiente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017. 66 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros


Pesquisa e Análise de Dados: problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica (DERAD604)

O objetivo desta publicação, em consonância com aquele estabelecido para a disciplina, é o de instrumentalizar o discente para a busca de constru- ção e análise do problema de pesquisa. Além desta introdução e de um breve comentário à guisa de consideração final, o material foi organizado a partir da identificação de cinco temas centrais que correspondem, aqui, às cinco unidades descritas. Em cada unidade, o leitor identificará a apresentação e construção de conceitos e categorias que atendem ao objetivo da unidade, bem como curiosidades, esclarecimentos e questões para a reflexão. Ao final, há um conjunto de referências que auxiliam no aprofundamento dos assuntos tratados ao longo do livro. Sumário

 

Baixe a publicação

Lume: PDF e ePub
PLAGEDER: PDF ou ePub

Referência Bibliográfica

KÜHN, Daniela Dias. Pesquisa e Análise de Dados: problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017. 96 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Google Livros

 

Acesso à informação Portal de Estado do Brasil