Você está aqui: Página Inicial Campanhas Importância do uso de EPI

Importância do uso de EPI

A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI

 

Todas as atividades que o servidor exerce em seu trabalho diário que possam causar algum risco físico a sua saúde, devem ser feitas com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e, em ambientes específicos, poderão também ser utilizados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

O fornecimento de EPI's e EPC's é de responsabilidade da Instituição ou, no caso de funcionários que prestam serviço na Universidade por meio de Empresa contratada, tais equipamentos devem ser fornecidos pela mesma, sob fiscalização dos respectivos fiscais dos contratos nas Unidades da UFRGS.

Exemplos de EPI's são: botas, óculos, protetores auriculares, máscaras, luvas, mangotes, capacetes, cintos de segurança, protetor solar, entre outros devendo ser fornecidos sem custos para o servidor e entregues em perfeitas condições de uso e adequada ao uso e à proteção a ser garantida. Da mesma forma, devem ser equipamentos coma Certificação de Aprovação pelos órgãos competentes. Também, em relação aos EPC"s, devem ser observados os mesmos cuidados no momento de sua aquisição por parte da Unidade.

os EPC's são dispositivos e sistemas que auxiliam na segurança do trabalhador dentro dos locais de exercício dos servidores. Têm a função de proteger o coletivo de servidores que utilizem os mesmo local para a realização de suas atividades diárias. Podem ser exemplificados por sistemas de sinalização nos corredores de risco, proteção em partes das máquinas que podem se mover, capelas químicas, entre outros.

Tais equipamentos são essenciais para preservar a saúde do trabalhador, garantindo sua integridade física, evitando acidentes, lesões ou doenças que possam acometer aos servidores pelo exercício de suas atividades diárias nos locais de trabalho.

A regulamentação e determinação do uso do EPI está prevista na Norma Regulamentadora nº 06 emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 1978 e suas respectivas atualizações. Já, em relação aos EPC's, estão previstos nas NR's 4 e 9 do MTE.

Departamento de Atenção à Saúde - DAS
Sede Campus do Vale: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43353,- Porto Alegre, RS
+55 51 3308-6940 ou 3308-7091
Sede: Av. Protásio Alves, 297 - Porto Alegre, RS
+55 51 3308-2014 ou 3308-2016
Mapa do Site, Acessibilidade e Contato