Novembro Azul
Novembro Azul: Sem preconceitos.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento e é considerado um câncer de terceira idade, já que seu crescimento geralmente é lento e cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Pesquisas afirmam que os fatores alimentares e a qualidade de vida merecem atenção. Uma dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras parece estar associada à diminuição do risco desse tipo de câncer. Fatores como sedentarismo e obesidade também possuem influência sobre o desenvolvimento do câncer de próstata, além de outros tipos de câncer.
Recomenda-se aos homens acima de 50 anos a realização de exames de toque retal e de dosagem de uma proteína do sangue (PSA). Para quem tem histórico familiar, o mais indicado é fazê-lo a partir dos 40 anos. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.
Entre os sintomas, estão a dificuldade de urinar ou excesso de idas ao banheiro durante a madrugada, dor óssea, jato urinário fraco e/ou insuficiência renal.
Por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), a Política Nacional de Atenção Oncológica garante o atendimento integral a todos aqueles diagnosticados com câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde exames até cirurgias mais complexas.
Vale lembrar que para ser atendido nessas unidades e centros é necessário ter um diagnóstico já confirmado de câncer por laudo de biópsia ou punção. Portanto, ao atingir a idade recomendada a realização dos exames e/ou se sentir algum sintoma associada à doença, procura um urologista imediatamente.
Para mais informações acerca do tema consulte o site do INCA.
Participe da ação de capacitação https://www.ufrgs.br/edufrgs/events/event/promovendo-saude-saude-do-homem-em-uma-perspectiva-integral/ e venha conversar conosco. Inscrições podem ser feitas pelo portal do servidor.