Você está aqui: Página Inicial Campanhas SETEMBRO AMARELO

SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro tem sido um mês dedicado à conscientização a respeito do suicídio também podendo ser um mês para pensarmos em saúde mental.

Falar ou perguntar sobre suicídio não faz com que um indivíduo se suicide. Inclusive isso pode fazer com que a pessoa possa compartilhar seu sofrimento de modo que receba suporte da rede de apoio e encaminhamento adequado para profissionais de saúde mental. Ou seja, conversar sobre o sofrimento, as adversidades e seu enfrentamento pode ser uma estratégia de prevenção das tentativas de suicídio.

Como lidar com uma pessoa com ideação ou tentativa de suicídio?

    Procure abordar o usuário com ideação suicida de forma responsável, atenciosa e acolhedora, pois para muitas pessoas falar sobre isso é difícil. Evite julgar ou condenar a pessoa que lhe fala sobre ideação suicida, buscando ser empático.

    Procure profissionais de saúde mental e a rede de apoio da pessoa para lidar com a situação.

    No Sistema Único de Saúde, é possível acessar o atendimento nas Emergências e nas Unidades de Saúde a qual o seu domicilio pertence.

    O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone através do número 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Acesse para mais informações:

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio

www.ufrgs.br/saudemental

O DAS CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAR DE MAIS UMA TURMA DE CAPACITAÇÃO "ANSIEDADE, DEPRESSÃO E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS", A SER MINISTRADO EM 18 DE SETEMBRO, ÀS 13H30, NA SALA 404 DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA.

 

 

 

 

Departamento de Atenção à Saúde - DAS
Sede Campus do Vale: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43353,- Porto Alegre, RS
+55 51 3308-6940 ou 3308-7091
Sede: Av. Protásio Alves, 297 - Porto Alegre, RS
+55 51 3308-2014 ou 3308-2016
Mapa do Site, Acessibilidade e Contato