Você está aqui: Página Inicial SERVIÇOS

SERVIÇOS

Inspeção Médica de Ingresso

Só poderá ser empossado em cargo público aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. O exame médico avaliará a capacidade física e mental do candidato para exercer as atividades do cargo público que irá ocupar, bem como os exames indicados no edital do concurso.

Como agir:

Quando o(a) ingressante estiver de posse de todos os resultados, deverá agendar um horário com um médico da UFRGS através dos telefones 3308-2014 / 3308-2016.

No horário agendado, comparecer à Inspeção Médica de Ingresso no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Av. Protásio Alves, 297 - Entrada pelo estacionamento da Rua São Manoel, levando consigo documento de identificação com foto, o Ofício de Encaminhamento (que deverá ser obtido junto à Divisão de Controle de Cargos/PROGESP), os resultados dos exames e 02 (duas) fotos 3x4.

A Universidade não subsidia nenhum destes exames e por razões éticas não indicamos médicos, laboratórios ou clínicas.

Previsão Legal:

Art. 14°, da Lei n° 8112, de 11/12/1990.

Consultas Médicas e Nutricionais

Consultas Pediátricas - SOMENTE NA SEDE DO DEPARTAMENTO (Protásio Alves)

Consultas prestadas aos dependentes cadastrados dos servidores com até 12 (doze) anos de idade incompletos.

Como agir:

Entre em contato com a Secretaria do Departamento de Atenção à Saúde, pelos telefones 3308-2014 ou 3308-2016 e agende seu horário.

Compareça ao Departamento de Atenção à Saúde no dia agendado com 15 (quinze) minutos de antecedência portando seu documento de identidade ou seu cartão da UFRGS e o documento de identificação do dependente.

 

Consultas Nutricionais - SOMENTE NA SEDE DO DEPARTAMENTO (Protásio Alves)

Consultas prestadas aos servidores e seus dependentes cadastrados.

Como agir:

Entre em contato com a Secretaria do Departamento de Atenção à Saúde, pelos telefones 3308-2014 ou 3308-2016 e agende seu horário.

Compareça ao Departamento de Atenção à Saúde no dia agendado com 15 (quinze) minutos de antecedência portando seu documento de identidade ou seu cartão da UFRGS.

Exames Médicos Periódicos

Os exames médicos periódicos compõem ação integrante do Programa de Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor e tem, por objetivo prioritário, a preservação da saúde dos servidores em função dos riscos existentes nos ambientes de trabalho e de doenças ocupacionais ou profissionais. Constituem-se na análise clínica, exames laboratoriais, exames de imagem e complementares, conforme a faixa etária, sexo, atividades executadas e o grau de exposição a fatores de risco nos ambientes de trabalho. Tem amparo legal no artigo 206-A da Lei nº 8.112/90, regulamentado pelo Decreto 6.856, de 25 de maio de 2009 e normatizado pela Portaria Normativa SRH nº 04, de 15 de setembro de 2009 e seus respectivos anexos. Trata-se de importante medida para prevenir agravos à saúde dos servidores decorrentes das atividades inerentes ao trabalho desenvolvido. A avaliação clínica (anamnese laboral) é efetuada pelos Médicos do Trabalho da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho do Departamento e os  exames são prestados por Empresa contratada para este fim, através de processo licitatório.

Perícia Oficial em Saúde

É o ato administrativo que consiste na avaliação técnica de questões relacionadas à saúde e à capacidade laboral, realizada na presença do periciado por médico ou cirurgião-dentista formalmente designado.

A perícia oficial em saúde produz informações para fundamentar as decisões da administração no tocante ao disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações posteriores.

De acordo com o Decreto nº 7.003, de 9 de novembro de 2009, a perícia oficial em saúde compreende duas modalidades:

  • Perícia Oficial Singular em Saúde: perícia oficial em saúde realizada por apenas um médico ou um cirurgião-dentista.
  • Junta Oficial em Saúde: perícia oficial em saúde realizada por grupo de três médicos ou de três cirurgiões-dentistas.

Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial

Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial ao Servidor

psicossocial_dps@ufrgs.br

A Divisão de Promoção da Saúde (DPS) oferece um serviço de Atenção Psicossocial ao Servidor com uma perspectiva interdisciplinar que visa atender os servidores ativos em suas demandas relacionadas à saúde e trabalho.

Algumas demandas que surgem:

  • atenção ao processo de aposentadoria,
  • situações de retorno ao trabalho após LTS (Licença para Tratamento de Saúde),
  • questões relacionadas à gestão do trabalho.

 

Acolhimento Psicossocial: como funciona?

  • Há o acolhimento de todas as situações;
  • A equipe avaliará caso a caso;
  • A equipe acompanhará as demandas trazidas pelo servidor que envolvam relações de trabalho ou que tenham interface entre saúde e trabalho".
  • Este acompanhamento pode envolver atendimentos individuais, articulação com as chefias e equipes, e outras eventuais estratégias, conforme o plano traçado com o servidor;
  • Demandas exclusivamente ligadas à esfera pessoal são referenciadas à rede pública, recebendo apoio da nossa equipe, se necessário, também durante o processo de encaminhamento;

 

Para agendar:

Equipe DPS: ramais 2006 ou 2009

Vacinas

Vacinação

Os Departamento de Atenção à Saúde oferece aos servidores da Universidade aplicação de imunobiológicos (vacinas) conforme os critérios e calendário do SUS contra difteria e tétano; sarampo, rubéola e caxumba; hepatite B nas Salas de Vacinas do Departamento de Atenção à Saúde, localizados na Av. Protásio Alves, nº 297/2º andar e no Campus do Vale. Para receber a imunização, devem apresentar suas carteiras de vacinação, o cartão de identificação da Universidade e/ou RG e o cartão do SUS.

Contato: 3308-2005 (Sala de Vacinas Sede) e 3308- 6940 ou 3308-7091 (Sala de Vacinas do Campus do Vale) ou  pelo e-mail vacinas@ufrgs.br.

Programa de Ampliação da Licença à Gestante e à Adotante

Programa de Ampliação da Licença à Gestante e à Adotante

O que é? Trabalho de promoção de saúde que orienta e esclarece as dúvidas nos seguintes tópicos: a) aleitamento materno; b) cuidados mãe/pai- bebê; c) fortalecimento dos vínculos afetivos; d) término da licença e retorno ao trabalho.

Como funciona? Realiza-se um atendimento interdisciplinar (pediatra e nutricionista), complementar aquele já realizado pelos pais e seu filho em unidades de saúde.

Público alvo? Servidoras gestantes, servidores adotantes, cônjuge gestante ou adotante e companheira ou companheiro designado.

 

Sugere-se um primeiro contato no início da gestação ou antes da adoção da criança.

Agendamento pelos telefones: 3308- 2014 ou 3308-2016

Departamento de Atenção à Saúde - DAS
Sede Campus do Vale: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43353,- Porto Alegre, RS
+55 51 3308-6940 ou 3308-7091
Sede: Av. Protásio Alves, 297 - Porto Alegre, RS
+55 51 3308-2014 ou 3308-2016
Mapa do Site, Acessibilidade e Contato