Mostra Interativa Salão de Extensão 2017

Mostra Interativa Salão de Extensão 2017

Mostra Salão de Extensão

Já está completa a programação da Mostra Interativa do XVIII Salão de Extensão UFRGS, que acontecerá de 16 a 20 de outubro de 2017, no Câmpus do Vale, com a seguinte grade de horários: 

16/10 – das 14h às 17h

17 a 19/10 – das 10h às 17h

20/10 – das 10h às 13h  

A Mostra Interativa de atividades de extensão tem como proposta o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências entre os acadêmicos, comunidades envolvidas e o público do Salão de Extensão. A entrada é gratuita e para todos os públicos!  

Os projetos que estarão presentes na Mostra são os seguintes:

A Cara da Rua em Fotolivro

Coordenadora Daniela Mendes Cidade 

A proposta deste trabalho visa mostrar o processo de execução realizado na Ação A Cara da Rua em Fotolivro através de uma exposição fotográfica mediada pelos autores das imagens realizadas no projeto. Este busca, através da arte e da experimentação fotográfica, a inclusão social da população em situação de rua. Com o desdobramento do uso da fotografia, a confecção de fotolivro, abre-se outro debate: sobre economia solidária. 

Associação de Defesa Animal e Ambiental do Campus do Vale

Coordenadora Mara Rejane Ritter

O projeto de extensão conta com a participação de alunos e servidores (funcionários e professores) voluntários que buscam minorar os problemas causados pelo abandono de animais nas dependências do Campus do Vale. As atividades do grupo envolvem o cadastramento e identificação dos animais, vacinação, castração e encaminhamento dos animais para adoção responsável. 

Bancos Comunitários e Moedas Sociais

Coordenador Pedro de Almeida Costa 

O objetivo da atividade é propiciar aos participantes conhecimentos básicos e uma vivência inicial no tema de bancos comunitários, moedas sociais e trocas solidárias. No Salão de Extensão será apresentado aos participantes o histórico de atuação do Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa (NEGA) e as construções feitas em duas comunidades de Porto Alegre. Espera-se estimular a comunidade universitária para conhecer e apoiar as experiências populares de desenvolvimento comunitário que os bancos comunitários e as moedas sociais representam.  

Catadores de Histórias

Coordenador Paulo Baptista Caruso Macdonald 

O trabalho “A Realidade dos Catadores na Cidade de Porto Alegre; Impactos da Lei 10.531/2008” visa descobrir a figura dos catadores, propondo aos observadores um mergulho na realidade social de centenas de brasileiros que tiram o sustento de suas famílias, literalmente, do lixo. Na apresentação da Mostra Interativa serão expostas fotografias e os relatos coletados ao longo do trabalho.  

Ciências da Natureza e Bases da Fisiologia Humana

Coordenadora Maria Flávia Marques Ribeiro 

O intuito deste projeto é contribuir para a formação de professores da educação básica da área de ciências da natureza e alunos de cursos de graduação da UFRGS dos cursos de Biologia, Física e Química, visando assim abordar de forma integrada o ensino de ciências da natureza. O projeto apresentará na Mostra Interativa um website, constituído de material de apoio didático na forma de uma plataforma de ensino online, chamada Aprendendo Fisiologia. A plataforma estará disponível para o público do Salão de Extensão, com acesso em dispositivo móvel. Além disso, fará a exposição de pôster e vídeos, além de um jogo da sustentabilidade, que também estará disponível para demonstração. 

Clínica da Psicose

Coordenadora Martha Dominga Brizio 

Será apresentada a atividade de extensão “Oficinas Terapêuticas: Cerâmica e Psicanalise”, do Departamento de Artes Visuais, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica da Psicose. O objetivo é demonstrar como se constitui o trabalho articulado dessas áreas do conhecimento no âmbito da saúde mental, disponibilizando, durante sua realização, o material (argila e ferramentas utilizadas para o trabalho cerâmico) e trabalhos desenvolvidos pelos participantes da oficina de cerâmica como exemplificação material do movimento proposto pela oficina.  

Escritório Modelo Albano Volkmer

Coordenador Leandro Marino Vieira Andrade 

Iniciativa estudantil iniciada em 2007, o EMAV atua, desde 2010, como Programa de Extensão Universitária, voltado às demandas de comunidades e movimentos sociais que, usualmente, não têm acesso aos serviços de arquitetos e urbanistas. Serão expostas as ações do escritório, que contam com a participação comunitária e têm como foco os espaços e equipamentos públicos, no sentido da construção de autonomia à reflexão e à capacidade de tomada de decisões quanto ao território próprio de cada comunidade.  

Horticultura Urbana

Coordenadora Tatiana da Silva Duarte 

Os projetos parceiros do Programa de Extensão “Horticultura Urbana: promoção sócio-econômica e de segurança alimentar” utilizarão o espaço da Mostra Interativa para divulgarem suas ações com hortas desenvolvidas em diferentes comunidades. A oportunidade será usada para a socialização do conhecimento técnico sobre as hortas e os diversos usos sociais e pedagógico. Outras formas de incentivo serão utilizadas na oportunidade, como a distribuição de mudas de hortaliças e condimentares, a exposição de hortas em pequenos espaços e o minicurso “Totens verdes”.  

Ilhas do Guaíba, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável

Coordenadora Ana Maria Dalla Zen 

Durante a Mostra Interativa, será realizada a exposição e produção in loco de artesanato feito pelos grupos Art’Escama (Ilha da Pinta da), Mulheres das Flores (Ilhas das Flores) e Resgatando a Cidadania (Ilha Grande dos Marinheiros) envolvidos no Programa “Ilhas do Guaíba, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável”. Este utiliza estratégias de gestão e economia financeira voltadas à valorização do patrimônio cultural do Bairro Arquipélago, na perspectiva de ampliar e incentivar a participação do artesanato na economia familiar e a geração de renda entre as mulheres das Ilhas do Guaíba.  

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Coordenador Gilmar Godoy Gomes

O Contraponto – Entreposto de Cultura, Saúde e Lazer é uma loja-escola que disponibiliza produtos da economia solidária situada no Campus Central da UFRGS. Sua participação na Mostra Interativa contemplará: a exposição e comercialização de produtos artesanais e de confecção; exposição e comercialização de produtos de alimentação; distribuição de folders e volantes do Contraponto e dos empreendimentos que dele fazem parte; reflexão sobre padrões de produção, circulação e aquisição através da interação e do diálogo entre trabalhadores e trabalhadoras que cuidarão do estande e visitantes do estande.  

Jogos Lógicos de Tabuleiro

Coordenador Renato Perez Ribas 

O Programa de Extensão LoBoGames desenvolve diversas atividades no sentido de inserir e promover o uso dos jogos lógicos de tabuleiro nas escolas e associações comunitárias. A atuação em diferentes frentes tem como objetivo central a inclusão dos jogos lógicos de tabuleiro para a qualificação do trabalho docente. A participação durante a Mostra contará com a demonstração e prática dos jogos de tabuleiro nas diferentes modalidades: mesa, gigante e vivo.  

Memorial da Imigração e Cultura Japonesa da UFRGS

Coordenadora Tomoko Kimura Gaudioso 

A participação no Salão de Extensão pretende disponibilizar ao público visitante em geral o acesso à cultura japonesa clássica através de atividades que poderão ser reproduzidas por pessoas que atuam no âmbito da educação, enriquecendo o conteúdo das aulas e aumentando a ferramenta educativa. A escrita dos silabários japoneses e a produção em origami do Tsuru, ave símbolo da paz mundial, serão o foco das produções em que o público poderá interagir ativamente através de uma micro-oficina. Livros relacionados à cultura do Japão também estarão disponíveis para facilitar a inserção no ambiente.  

Múltiplas Áfricas

Coordenador José Rivair Macedo 

Pretende-se expandir a Semana da África ao apresentar, para o público do Salão de Extensão, as múltiplas faces desse Continente, através de jogos africanos de tabuleiro, minioficinas de línguas, exposição de vestimentas tradicionais e suas simbologias, experimentação culinária e demonstrações de expressões artísticas presentes na África. No estande, estarão presentes estudantes de diferentes países africanos, que conduzirão essas atividades e compartilharão com o público um pouco de suas culturas.  

Museu de Informática Virtual e Físico 

Coordenadora Rute Vera Maria Favero  

O Museu Virtual de Informática constitui-se de um repositório de histórias e memórias da Informática. Será apresentada uma linha do tempo da evolução desta ciência, em que serão focados aspectos relevantes que levaram a um contínuo desenvolvimento tecnológico, culminando nas, hoje, conhecidas, Tecnologias de Informação. A linha de tempo será apresentada em formato de uma vitrine, contendo componentes de computadores com sua descrição detalhada. Também serão disponibilizados alguns componentes para que os visitantes possam tocar, manusear e perceber as diferenças entre cada um deles.  

Observatório do Crédito, Superendividamento e Conciliação de Conflitos de Consumo

Coordenadora Claudia Lima Marques 

Pretende-se realizar uma parceria entre o Observatório do Crédito e do Superendividamento e o Procon Porto Alegre, mediante inserção do ônibus do Procon Móvel na Universidade. Será oferecido ao público visitante a oportunidade de discutir questões e sanar dúvidas relativas aos direitos do consumidor com estudantes e profissionais especializados na área, os quais prestarão atendimento específico a cada um dos interessados, especialmente aos que se encontrem em situação de superendividamento.  

Patas Dadas

Coordenadora Magali Lopes Endruweit 

A ação de extensão Patas Dadas atua nas dependências do Campus do Vale da UFRGS desde 2009 e, nesse período, já realizou mais de 700 adoções. Todos os animais tutoriados pela ação são cadastrados em um banco de dados, recebem todo tratamento veterinário necessário, são castrados e disponibilizados para adoção responsável. Além da exposição da ação, o público da Mostra poderá conferir os produtos confeccionados pelos voluntários e que estarão à venda.  

Prevalência de Daltonismo em Escolares

Coordenador Roberto Mario Silveira Issler 

O projeto tem por objetivo avaliar a prevalência de daltonismo em escolares em Porto Alegre. As alunas participantes do projeto estarão presentes na Mostra para esclarecimentos sobre o que é o daltonismo, qual o significado e impacto na vida das pessoas e como fazer o diagnóstico. Além disso, será feito um teste rápido com os visitantes para avaliar a presença de daltonismo. Caso seja diagnosticado algum caso novo, o visitante será orientado a procurar atendimento médico (oftalmologista).  

Programa de Atividades do CECLIMAR

Coordenadora Carla Penna Ozorio 

O CECLIMAR, há quase 40 anos, atua como um espaço de referência técnica e educativo-cultural no Litoral Norte do RS. Através do seu trabalho, procura contribuir com o desenvolvimento sustentável da região costeira gaúcha. O CECLIMAR propõe expor material de seu acervo museológico, bem como de divulgação de suas atividades técnico-científicas e educativo-culturais, principalmente com ênfase no Meio Ambiente.  

Rede de Trocas de Agrobiodiversidade

Coordenador Fabio Kessler Dal Soglio 

O grupo UVAIA apresentará seus projetos que têm por objetivo enriquecer a biodiversidade local e promover a extensão das práticas agroecológicas através da produção e manutenção de mudas nativas, frutíferas e PANCs, bem como mudas do cultivo convencional. Além disso, através de mutirões de plantio, poda e outros manejos, é feita a manutenção do espaço de sistema agroflorestal, importante não só como área de estudo e prática, mas também como recuperação de áreas degradadas e aumento da biodiversidade.

Página oficial do evento:https://www.ufrgs.br/salaodeextensao/2017/mostra-interativa/

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs