Seminário Conflito de Interesses em Alimentação e Nutrição: Cenários e Perspectivas

O debate sobre Conflito de Interesses em Alimentação e Nutrição é relativamente recente, tendo se intensificado nos últimos dez anos. Portanto, é extremamente oportuno que a UFRGS faça um Seminário multidisciplinar para a discussão desse tema. Por que a oportunidade? Estão sendo discutidas e propostas as parcerias público-privadas na área da saúde e da alimentação e nutrição.

O setor privado visa lucro. O interesse público, em condições democráticas e de transparência, deve se expressar em políticas públicas, que são os mecanismos legais de proteção e garantia de direitos. Na área da alimentação e nutrição as ações das grandes corporações se caracterizam por ações que comprometem a segurança alimentar e nutricional da população e a soberania alimentar do país. Essas indústrias transnacionais produzem alimentos ultraprocessados, comercializados em escala mundial, com a utilização de estratégias de publicidade para ampliar a venda e, consequentemente, o excesso de propaganda destes produtos, associado à conveniência e ao baixo custo, têm induzido seu consumo elevado e influenciado a crescente prevalência de obesidade e outras doenças crônicas

Os Conflitos de Interesse em Nutrição e Alimentação são importantes porque afetam a nossa vida, como professores, como pesquisadores, como orientadores, como acadêmicos, embora muitas vezes não se tenha a dimensão da sua relevância. E esses conflitos de interesses precisam ser conhecidos e debatidos, com transparência, não apenas pelos que atuam na área específica da Nutrição e Alimentação, dentro das universidades, onde são formados os profissionais e são realizadas pesquisas e gerados conhecimentos, mas também pelos gestores, que constroem políticas públicas, que afetam a vida da sociedade (nós), como um todo.

O seminário Conflito de Interesses em Alimentação e Nutrição: Cenários e Perspectivas interessa aos professores, acadêmicos, pós-graduandos e profissionais de todas as áreas da saúde, educação, comunicação, direito, publicidade, políticas públicas, administração, economia, entre outros.

Todos nós, como cidadãos, devemos participar dessa discussão. Conhecer o que esses conglomerados transnacionais nos oferecem em termos de alimentos ultraprocessados e seus efeitos sobre a nossa saúde, que se contrapõe às políticas de promoção da saúde, que timidamente tentam ser divulgadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, que defende alimentos in natura e minimamente processados. Precisamos conhecer como eles agem para cooptar parceiros para sua ação, nas universidades, nos legislativos, junto aos gestores, aos formadores de opinião, nas redes sociais.

 

O encontro será transmitido ao vivo através da UFRGS TV:

http://aovivo.ufrgs.br/ufrgstv

 

Veja a programação completa! LINK


Inscrições serão online, a partir de 05/maio, por AQUI.


PARTICIPE DO SEMINÁRIO. DIVULGUE. VENHA SE INFORMAR. DEBATER

Ações do documento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul  - Pró-Reitoria de Extensão
Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000.
CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil
Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920 - E-mail: deds@prorext.ufrgs.br