Acessibilidade no Ensino Superior: desafios e perspectivas

O Projeto Conversações Afirmativas inicia 2018 novamente com o tema “Inclusão e Acessibilidade”, atendendo à demanda do público participante das outras duas rodas de conversas sobre o assunto, em 2017. Com a parceria do Incluir (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade) e do NIPCA (Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultura Acessível), será debatido o que a UFRGS já oferece em termos de educação inclusiva e acessível, como projetos, materiais, infraestrutura, assim como ações que favorecem o acolhimento e permanência de pessoas com deficiência que já frequentam a Universidade, e que estão ingressando cada vez mais através das cotas para esse público. Também serão relatadas experiências de docentes que já colocam em prática aulas acessíveis e inclusivas, relatos de estudantes com deficiência e de técnicos de Comgrads, com o intuito de compartilhar conhecimentos e propor melhorias. 

O evento é aberto ao público em geral, sendo uma oportunidade principalmente para docentes se familiarizarem mais com o assunto, já que a demanda de aulas mais acessíveis está em fase de expansão devido às novas políticas de reserva de vagas já implementadas nas universidades, destinadas a pessoas com deficiência. 

A roda de conversas acontece dia 20 de abril, na sala 102 da Faced (Av. Paulo Gama, 110), das 14h às 17h, com certificação aos participantes. A entrada é gratuita e com inscrições no local. Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório é válido como módulo 2 do PAAP (nesse caso, inscrições no Portal do Servidor até 16/04/18). Pessoas com deficiência que necessitem de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade podem entrar em contato com o DEDS pelo e-mail: deds@prorext.ufrgs.br informando quais recursos necessários. 

#PraCegoVer
Na imagem de divulgação, no plano de fundo uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas focalizando da cintura para baixo, vestida com calça jeans e tênis. No topo, o logo do projeto, que consiste na palavra “Conversações” escrita em preto, destacada com a letra A em fonte maior e cor de laranja. Abaixo dessa palavra, está escrito “Afirmativas” e, ao lado, 2018. No centro da imagem, o título “Acessibilidade no Ensino Superior: desafios e perspectivas”.

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs