DEDS inaugura exposição no Museu da UFRGS com roda de conversa sobre fotografia

Qual é o melhor presente que um fotógrafo pode dar para os seus colegas de trabalho quando se despede deles para ir viver em outra localidade? Foi essa indagação que levou Ramon Moser a escolher algumas imagens produzidas por ele para retratar os diferentes projetos realizados pelo DEDS durante o período em que atuou no departamento (2016-2017) e que impactaram sua formação humana e profissional. O conjunto desses registros de momentos de trabalho foi o embrião da mostra: FOTOGRAFIA E O FAZER DO DEDS – SENTIDOS A PARTIR DO OLHAR EXTENSIONISTA, que estará em cartaz no Museu da UFRGS de 18 de junho a 25 de agosto.

O projeto expográfico baseia-se nos pilares que dão sustentabilidade à Extensão Universitária: interdisciplinaridade, interação dialógica, interação com a comunidade, impacto acadêmico e impacto social. São esses princípios que inspiram as rodas de conversa que acontecerão em três momentos: 18/06, 12/07 e 10/08.

A primeira – Fotografia: documento, arte e olhar do fotógrafo – acontece no dia da abertura da exposição (18/06, às 15h) reunindo Ramon Moser (por Skype), Carlos Stein, Irene Santos, Josemar Afrovulto, Luiz Eduardo Achutti, Paulo Correa e para falar sobre a fotografia e sua importância como registro, mas também como transformadora do indivíduo e da sociedade. A atividade, que tem a mediação da curadora da mostra, Margarete Pacheco, aproveita o pano de fundo da extensão universitária para tecer reflexões sobre a imagem, a sensibilidade frente às diferentes realidades e como isso impacta na formação do indivíduo.

O evento é aberto ao público. Inscrições no local. Mais informações: deds@prorext.ufrgs.br ou pelo fone: 3308-2921.

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs