Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é pauta do Estação Cidadania

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil negros protestavam pacificamente na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, contra uma lei do regime do apartheid que os obrigava a portar cartões de identificação e limitava os locais em que poderiam circular na cidade. Em meio à manifestação, foram surpreendidos com a chegada de tropas do exército, que abriram fogo sobre a multidão e executaram 69 pessoas, deixando outros 186 manifestantes feridos. O episódio ficou conhecido como MASSACRE DE SHAPERVILLE. Em 1966, a Organização das Nações Unidas instituiu 21 de março como Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.

 

Em memória aos negros e negras mortos em Joanesburgo e às vidas negras ceifadas todos os dias no nosso país, Estação Cidadania destaca, nesta quinta-feira, o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial A convidada é a professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS Luciana Garcia Mello, pesquisadora do campo das relações étnico-raciais e da sociologia do racismo.  Nesta edição, abordamos questões como o racismo, a desigualdade racial e a condição da mulher negra em nosso país.

 

Estação Cidadania vai ao ar toda quinta-feira, às 13h, pelos 1080 AM da Rádio da Universidade e pode também ser acompanhado no site da Rádio da Universidade ou, a partir das 17h, na página e no canal do Youtube do DEDS. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs