Estação Cidadania celebra os 40 anos do Movimento Negro Unificado

O Estação Cidadania, desta semana, recebe Milton Barbosa, membro-fundador e atual coordenador nacional de honra do Movimento Negro Unificado. Miltão veio a Porto Alegre participar do “Seminário de Comemoração dos 40 anos do Movimento Negro Unificado: história, contribuições e perspectivas” realizado, pelo DEDS, dia 9 de julho.

Fundado em 07 de Julho de 1978, em pleno regime da ditadura civil-militar-midiática, o MNU é fruto da indignação de diferentes organizações do movimento negro da época, frente aos abusos policiais, ao racismo e à discriminação racial. Na entrevista, Miltão relembra os antecedentes do dia em que a bandeira amarela do Movimento Negro Unificado foi erguida pela primeira vez, reflete sobre sua trajetória nesses 40 anos de caminhada, fala sobre as perspectivas de luta que o contexto atual impõe e seu sentimento frente às novas gerações do movimento negro.

Estação Cidadania vai ao ar toda quinta-feira, às 13h, pelos 1080 AM da Rádio da Universidade, e também pode ser acompanhado no site da Rádio ou, a partir das 17h, na página do DEDS. Para ouvir essa e outras edições, acesse o canal do DEDS no Youtube e fique por dentro de tudo que acontece no Estação.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs