Convivências

Ao promover a mediação do conhecimento nas diferentes realidades, desenvolvendo atividades interdisciplinares, o Programa Convivências provoca a troca entre o saber acadêmico e o popular permitindo, como preceito da extensão universitária, a formação dos estudantes e dos que vivem nas comunidades envolvidas, possibilitando que todos participem da construção e das transformações tanto da Universidade, como da nossa sociedade.

O Programa Convivências caracteriza-se por uma metodologia participativa de construção de conhecimentos. Durante o período de vivência, os estudantes, professores e técnicos participam, no sentido de “viver” e “conviver” com a comunidade sob as condições que os cercam tendo como ponto de partida os saberes que cada um possui. Esta dinâmica possibilita além da troca das experiências, os momentos do ensinar e o do aprender.

A partir de 2010, o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, coordenador do Programa, passou a realizar chamada para ações de extensão que são coordenados pelos proponentes, inclusive no registro específico no Sistema de Extensão da UFRGS. As ações selecionadas são desenvolvidas simultaneamente nos períodos de recesso escolar (verão e inverno), recebendo apoio da Pró-Reitoria de Extensão para a execução das atividades.

 

  • AÇÕES DESENVOLVIDAS NO RECESSO DE INVERNO-2012


Ação: MARÉ DAS ARTES E CONHECIMENTO.
 
Com coordenação do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, as atividades deste projeto serão realizadas durante o Festival Maré de Arte na cidade litorânea de Tramandaí - RS. Os estudantes universitários vão dialogar com a rede pública de ensino e trocar experiências com as pessoas da cidade.
 
 
Ação: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DA COMIDA E DO COMER EM COMUNIDADE AGRÍCOLA LITORÂNEA.
 

O projeto vai acontecer na zona rural de Tramandaí - RS, no distrito de Estância Velha, onde a comunidade mantém o cultivo de hortaliças, frutas, mel e pequenas criações de ovinos e bovinos. O espaço social é bastante rico para a troca de saberes e fazeres relativos à alimentação. Coordenação de Maria Eunice de Souza Maciel e  Maurem Ramos.

 

Ação: CONVIVENDO EM COMUNIDADES INDÍGENAS.

O projeto será realizado na Terra Indígena Guarita, localizada no município de Redentora, onde se mantém o maior contingente populacional do povo kaingang no Estado. As atividades, coordenadas pelos professores   Ana Lúcia Tettamanzy, José Otávio Catafesto e Odalci José Pustai, serão dirigidas para o reconhecimento da diversidade étnica e para o diálogo entre os saberes indígenas e acadêmicos.

 

  • AÇÕES DESENVOLVIDAS NO RECESSO DE VERÃO-2011

 

Ação: “QUEM SUJOU A MINHA ÁGUA - PERCEBENDO O AMBIENTE AO MEU REDOR, TRANSFORMANDO MEU AMBIENTE INTERIOR”

Coordenado pelos Professor Doutor Clóvis Souza Buje (PPG em Biologia Animal do Instituto de Biociências da UFRGS), teve por objetivo geral relatar/avaliar a percepção dos ilhéus do Bairro Arquipélago, no Delta do Jacuí - Porto Alegre (RS), sobre o seu ambiente natural e correlacioná-la aos seus conhecimentos considerando a complexidade das questões sociais e ambientais que os circundam e o constituem.

 

Ação: “PROMOÇÃO DE SAÚDE: VIVÊNCIAS E SENTIDOS NO TRABALHO COM A COMUNIDADE”

Com a coordenação geral da Professora Doutora Ramona Fernanda Ceriotti Toassi (Faculdade de Odontologia da UFRGS), buscou-se, por meio da aproximação dos alunos com a comunidade, complementar a formação de futuros profissionais junto a realidade social, a partir das atividades realizadas na comunidade atendida pela Unidade de Saúde (UBS) Parque dos Anjos, no bairro Parque dos Anjos, município de Gravataí (RS). Sob o ponto de vista da população local, houve a intenção de sensibilizar com relação ao auto-cuidado com a própria saúde, estimular a comunidade escolar a desenvolver os princípios da escola promotora da saúde e orientar para possíveis alterações, em particular no desenvolvimento infantil.

 

Ação: “LIMOEIRO: AÇÕES INTERDISCIPLINARES EM COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO”

Projeto coordenado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da PROREXT, constituiu iniciativa interdisciplinar através de diferentes eixos, como saúde, etnobiologia, educação física e cultura. O objetivo foi promover o fortalecimento das relações entre a Universidade e a Comunidade, estimulando o protagonismo dos agentes quilombolas através do desenvolvimento das ações, a tempo que desperta, no público acadêmico, a consciência frente às questões de políticas de reconhecimento e de regularização fundiária dos povos remanescentes de quilombos. O projeto foi realizado em saída de campo durante os dias 17 e 23 de janeiro de 2011, na Comunidade Quilombola de Limoeiro do Bacupari, município de Palmares do Sul (RS), onde  os membros da equipe ficaram hospedados em residências familiares. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs