Convivências

Promovido pelo DEDS, desde 1996, o Programa Convivências propõe um encontro de saberes entre a Universidade e comunidades populares da Grande Porto Alegre e do interior do estado, como quilombolas, indígenas e periféricas. Através de uma metodologia participativa de construção de conhecimentos, atuam estudantes de graduação, professores e técnico-administrativos da UFRGS de diversas áreas, os quais têm a oportunidade de conviver junto a essas comunidades durante o período de recesso escolar.

Ao promover a mediação do conhecimento nas diferentes realidades, desenvolvendo atividades interdisciplinares, o Convivências possibilita a cooperação dialógica e estimula a atuação ativa dos membros da comunidade visitada, com vistas à promoção do protagonismo político desses atores frente à realidade social.

Sendo assim, a iniciativa representa um aprendizado ímpar aos atores envolvidos, ao mesmo tempo em que constitui laboratório por excelência no desenvolvimento de metodologias, produtos e tecnologias sociais, permitindo uma extensão social sensível a tempos de aproximação, acolhimento, observação e escuta, indagação, diálogo e realização. 

                                                                AÇÃO DESENVOLVIDA NO RECESSO DE INVERNO-2016

“QUILOMBO DOS ALPES” 

Na edição de inverno 2016, de 11 a 15 de julho, o Convivências aconteceu na Comunidade Quilombola dos Alpes, em Porto Alegre, constituída por descendentes de Edwirges Francisca Garcia. A matriarca chegou ao local no início do século XX e morreu, em 1998, deixando um rico legado de conhecimentos religiosos e do uso de ervas e chás, que são mantidos por cerca de 70 famílias. Essas resistem à especulação imobiliária e ao descaso dos governos, são guardiãs de tradições e memórias e professoras de saberes múltiplos que preservam ambientes já degradados em outros espaços da cidade. 

Participaram da vivência, estudantes, técnicos administrativos e docentes, que tornaram efetivos os movimentos dialógicos de aprender e ensinar, respeitando conhecimentos e tradições da Comunidade que subiu o Morro da Glória (Alpes) e nele se mantém há mais de cem anos. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs